Escola pública e trajetória de vida na periferia: desafios políticos-pedagógicos em situação de vulnerabilidade
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159785 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
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Escola pública e trajetória de vida na periferia: desafios políticos-pedagógicos em situação de vulnerabilidadeTrajetória de vida.Juventude.Vulnerabilidade.Contexto Social.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Esta pesquisa consiste numa análise a partir das narrativas colhidas de quatro jovens participantes dos projetos que constituem a Rede IVG. Nestas trajetórias os jovens perpassaram por projetos e programas filantrópicos inseridos nas comunidades da qual são moradores. A pesquisa teve como objetivo flexionar questões que aos olhos do senso comum estão predispostas como algo naturalizado, sendo este cenário e de tal realidade social que se encontra imersa nas vulnerabilidades que se constitui a condição de milhares de histórias de vidas vivenciadas por jovens e adolescentes de comunidades empobrecidas espalhadas por todo território nacional. Buscou-se então, trazer à luz as trajetórias de vida experenciadas por jovens inseridos num contexto de vulnerabilidade por meio das quais, no decorrer de sua trajetória escolar, contexto social, profissional e acadêmico, demonstraram expressões de resiliência a tais condicionantes e diante do enfrentamento das condições e das tipificações sociais já constituídas socialmente, alcançaram certa autonomia profissional e acadêmica. Para o alcance destes objetivos esta pesquisa discorre sob análise de três principais categorias: trajetória de vida, vulnerabilidade e resiliência. Para efeito de complementação da pesquisa realizou-se um breve resgate histórico do processo de escolarização no Brasil, bem como, foi apresentado os processos de articulação em rede de projetos e projetos em rede, desenvolvidos pela Rede IVG. Na metodologia realizamos uma pesquisa abordagem qualitativa de caráter exploratório e os dados de pesquisa foram obtidos através da utilização das entrevistas e depoimentos colhidos, onde se utilizou de entrevista semi-estruturada. As principais considerações que a pesquisa nos permite afirmar é que a vulnerabilidade se expressa de modo diferenciado para cada trajetória de vida e deve ser analisada a parir da perspectiva do indivíduo em seu contexto social, grupal e familiar; percebe-se nestes grupos uma grande propensão em adquirir materiais ativos e inativos para construção de outros modos de ser, pensar e agir dentro das suas respectivas subjetividades; a autoestima e o empoderamento são ferramentas fundamentais para ascensão social.Brunetta, Antonio AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaJunior, Antonio Silva2016-03-09T11:21:12Z2016-03-09T11:21:12Z2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159785porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T20:42:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/159785Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-01T20:42:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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