ESCOLA E ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: educação formal e não-formal de jovens da periferia de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno CRH |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18858 |
Resumo: | Freqüentar uma ONG para ter acesso a atividades educativas destinadas a complementar a formação proporcionada pela escola formal passou a ser uma realidade na vida de muitos jovens desfavorecidos do Brasil, a partir dos anos 90, quando a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente fez surgir grande número de projetos sociais destinados a garantir os direitos de cidadania de crianças e adolescentes consideradas em situação de risco ou vulnerabilidade social. A partir da reconstituição das trajetórias de sete jovens egressos da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (EDISCA), ONG que realiza trabalho de arte-educação com crianças e adolescentes da periferia de Fortaleza, objetivando ampliar-lhes as possibilidades de inserção social, o trabalho analisa as repercussões dessa experiência educativa na vida escolar desses jovens, buscando perceber como as relações de complementaridade e “concorrência”, verificadas entre a ONG e a escola formal, repercutiram na formação dos jovens da periferia, sobretudo no que se refere à construção de novas perspectivas de inserção social e profissional. PALAVRAS CHAVE: ONG, educação não-formal, juventude, trajetórias.SCHOOL AND NON GOVERNMENTAL ORGANIZATION: formal and non-formal education of Youths of the Periphery of Fortaleza Isaurora Cláudia Martins de Freitas To attend an NGO to have access to educational activities intended to complement the formation provided by formal school has become a reality in the lives of many needy youngsters of Brazil. This has been happening since the 90’s, when the promulgation of the Child and Adolescent Statute gave rise to a large number of social projects. Such projects were intended to guarantee the rights to citizenship of children and adolescents considered to be at risk or social vulnerability. This work focuses on the reconstruction of the trajectories of seven youngsters come from EDISCA (Dance and Social Integration School for Children and Adolescents). This school is an NGO that carries out work in art-education with children and adolescents from the outskirts of Fortaleza, aiming at increasing their possibilities of social insertion. The work analyzes the repercussions of this educational experiment in the school life of these youngsters. It also seeks to perceive how the complementing and “competing” relationship observed between the NGO and the formal school affected their formation, mainly in what concerns the construction of new perspectives of social and professional insertion. KEY WORDS: NGO, non-formal education, youngsters, trajectories.ÉCOLE ET ONG: éducation formelle et non formelle des jeunes de la périphérie de Fortaleza Isaurora Cláudia Martins de Freitas Fréquenter une ONG pour avoir accès à des activités destinées à compléter la formation donnée par l’école formelle devient une réalité dans la vie de beaucoup de jeunes défavorisés du Brésil. En effet, à partir des années 90, la promulgation du Statut de l’Enfant et de l’Adolescent fait surgir un grand nombre de projets sociaux créés pour garantir les droits de la citoyenneté des enfants et des adolescents considérés en situation de risque ou de vulnérabilité sociale. A partir de la reconstruction de la trajectoire de sept jeunes venus de l’Ecole de Danse et d’Intégration Sociale pour les Enfants et les Adolescents (EDISCA), ONG qui réalise un travail d’art/éducation avec des enfants et des adolescents de la périphérie de Fortaleza pour augmenter leur possibilité d’insertion sociale, le présent travail analyse les répercutions de cette expérience éducative dans la vie scolaire de ces jeunes. Il cherche à comprendre comment les relations de complémentarité et de “concurrence”, vérifiées entre l’ONG et l’école formelle, ont des répercussions sur la formation des jeunes de la périphérie, surtout en ce qui concerne la construction de nouvelles perspectives d’insertion sociale et professionnelle. MOTS-CLÉS: ONG, éducation non formelle, jeunesse, trajectoires.Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br |
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PALAVRAS CHAVE: ONG, educação não-formal, juventude, trajetórias.SCHOOL AND NON GOVERNMENTAL ORGANIZATION: formal and non-formal education of Youths of the Periphery of Fortaleza Isaurora Cláudia Martins de Freitas To attend an NGO to have access to educational activities intended to complement the formation provided by formal school has become a reality in the lives of many needy youngsters of Brazil. This has been happening since the 90’s, when the promulgation of the Child and Adolescent Statute gave rise to a large number of social projects. Such projects were intended to guarantee the rights to citizenship of children and adolescents considered to be at risk or social vulnerability. This work focuses on the reconstruction of the trajectories of seven youngsters come from EDISCA (Dance and Social Integration School for Children and Adolescents). 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En effet, à partir des années 90, la promulgation du Statut de l’Enfant et de l’Adolescent fait surgir un grand nombre de projets sociaux créés pour garantir les droits de la citoyenneté des enfants et des adolescents considérés en situation de risque ou de vulnérabilité sociale. A partir de la reconstruction de la trajectoire de sept jeunes venus de l’Ecole de Danse et d’Intégration Sociale pour les Enfants et les Adolescents (EDISCA), ONG qui réalise un travail d’art/éducation avec des enfants et des adolescents de la périphérie de Fortaleza pour augmenter leur possibilité d’insertion sociale, le présent travail analyse les répercutions de cette expérience éducative dans la vie scolaire de ces jeunes. Il cherche à comprendre comment les relations de complémentarité et de “concurrence”, vérifiées entre l’ONG et l’école formelle, ont des répercussions sur la formation des jeunes de la périphérie, surtout en ce qui concerne la construction de nouvelles perspectives d’insertion sociale et professionnelle. MOTS-CLÉS: ONG, éducation non formelle, jeunesse, trajectoires.Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.brUniversidade Federal da Bahia2007-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1885810.9771/ccrh.v20i49.18858Caderno CRH; v. 20 n. 49 (2007): DOSSIÊ: Desigualdades Sociais e Educação - Coord. Maria Ligia de Oliveira Barbosa (Org.)1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18858/12228de Freitas, Isaurora Cláudia Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-04T10:57:19Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/18858Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-08-04T10:57:19Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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