A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de Roraima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sônia Rejane da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175079
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.
id UFSC_d272b70b2388651df446d7c5310797a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175079
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de RoraimaAdministraçãoEnsino à distânciaRoraimaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.O objetivo deste trabalho é identificar os fatores facilitadores e dificultadores na oferta 2006 de cursos de bacharelado EAD da UFSC em Roraima, descrevendo a estrutura física, de pessoal e as tecnologias disponibilizadas nos polos, bem como verificar o número de evasão e conclusão dos cursos oferecidos, com vistas a sugerir ações para futuras ofertas. Esta pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, descritiva, documental e bibliográfica. Os sujeitos envolvidos são os coordenadores de polo EAD e de curso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, levantamento de dados bibliográficos e documentais. Percebe-se que as estruturas físicas e de pessoal atenderam às exigências mínimas do MEC e que as maiores dificuldades estão relacionadas à disponibilização de infraestrutura que os municípios oferecem. Verificou-se a necessidade de um modelo adaptável de curso EAD, com características do semipresencial, mais voltado para as primeiras tecnologias, com mais material impresso e teleconferências. Sugere-se maior divulgação sobre o funcionamento da modalidade EAD por meio de encontros com futuros acadêmicos. É importante conhecer os anseios, demandas e realidade das comunidades locais sobre a escolha dos cursos e introduzir um período de pré-matrícula para habilitar o aluno à modalidade, com compartilhamento de disciplinas da grade básica, para então direcioná-lo para a escolha definitiva do curso. Constatou-se que apenas 10% dos alunos selecionados concluíram os cursos e confirma-se a necessidade de flexibilizar o modelo EAD/UAB para atender regiões com características tão peculiares.<br>Abstract : The aim of this dissertation is identifying the factors which facilitate or dificultate the offer of 2006 UFSC BA distance learning courses in Roraima, describing its structure, staff and technologies available in these classrooms as well as verifying the dropout rate and graduation in offered courses, targeting at suggesting actions to future offers. This research can be described as qualitative, descriptive, documental and bibliographical. The subjects involved are distance learning class and course coordinators. Data collection was done through questionnairs, semi-structured interviews, bibiliographical and documental data collection. It is noticed that structure and staff meet MEC minimal requirements and that most difficulties are related to municipality structure. The necessity of an adaptable distance learning course was verified, with online characteristics, based on first technologies, with printed material and conference calls. It is suggested a wider publicity of distance learning through academic meetings. It is important to know the wishes, demands and the reality of local communities about the course choices and introduce a pre-enrollment period enabling the student to the model sharing basic subjects, and then direct him to his definite choice. It was concluded that only 10% of selected students finished the courses and it is confirmed the necessity of making the model DLE/BOU (Brazil Open University) flexible to serve regions with such peculiar characteristics.Pacheco, Andressa Sasaki VasquesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Sônia Rejane da2017-04-25T04:07:46Z2017-04-25T04:07:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 p.| il., grafs., tabs.application/pdf344482https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175079porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T04:07:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175079Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-25T04:07:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de Roraima
title A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de Roraima
spellingShingle A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de Roraima
Silva, Sônia Rejane da
Administração
Ensino à distância
Roraima
title_short A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de Roraima
title_full A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de Roraima
title_fullStr A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de Roraima
title_full_unstemmed A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de Roraima
title_sort A oferta de cursos na modalidade a distância da UFSC: estudo dos polos de Roraima
author Silva, Sônia Rejane da
author_facet Silva, Sônia Rejane da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sônia Rejane da
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino à distância
Roraima
topic Administração
Ensino à distância
Roraima
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-25T04:07:46Z
2017-04-25T04:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 344482
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175079
identifier_str_mv 344482
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652252107243520