Habitando outras escritas em aulas de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Mariana Barbosa de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174780
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_d2a2385140942e7d4058f988527fc977
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174780
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Habitando outras escritas em aulas de ciênciasEnsino de ciênciasleitura e escritaAnálise de Discursoecossistemas modificadosmeio ambienteTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.O ambiente escolar e o das aulas de ciências tradicionalmente se fecham para a multiplicidade de sentidos que circulam no cotidiano dos estudantes, reforçando sentidos unívocos e dominantes sobre o que é ciências e como ela deve ser ensinada. Pensar a linguagem nas pesquisas no ensino de ciências e na prática docente se faz necessário para possibilitar uma educação crítica e reflexiva sobre o mundo e para promover espaços nos quais os aprendizes de ciências sintam-se autorizados a dizer. Nesta perspectiva, propus uma prática de ensino que considerou as histórias de leitura dos estudantes, na busca pela ampliação do conceito de ecossistemas modificados a partir de atividades de leitura e escrita que refletissem o ambiente onde eles vivem (suas “casas” em diferentes níveis). A intervenção se deu no contexto da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências e a escolha e a forma de trabalhar o tema, o referente, foram inspiradas nas suas possíveis e múltiplas leituras na sociedade, as quais no ensino de ciências são constituídas tradicionalmente por discursos dominantes, particularmente científicos, e distanciam o social (humano) e o natural. Permeada pelo referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, busquei compreender o processo de construção de sentidos pelos estudantes sobre o referente a partir da análise de “outras” escritas produzidas por eles, averiguando as condições que favoreceram uma abertura de sentidos e uma aproximação com uma perspectiva de autoria. Assumo que houve modificação nas condições de produção de escrita e deslocamentos por parte dos estudantes, no sentido de se colocarem na origem de seus dizeres. Nas atividades de troca de correspondência houve deslizamentos do discurso científico-escolar, o qual se fez presente na atividade de leitura de imagens sobre meio ambiente. O discurso científico foi por vezes silenciado nas atividades, indicando que nestas os estudantes não se sentiram autorizados a falar sobre ciências, e o discurso escolar esteve bastante presente nas atividades em que o destinatário era eu, a professora. A educação em ciências é um processo longo e lento e esta pesquisa representa apenas um recorte. Neste sentido ela traz contribuições ao promover diálogos com outras pesquisas na área e trazer novas possibilidades para futuras práticas pedagógicas que façam uso destas “outras escritas” em aulas de ciências.Florianópolis, SC.Ramos, Mariana BrasilGiraldi, Patricia MontanariUniversidade Federal de Santa CatarinaAmorim, Mariana Barbosa de2017-04-12T19:06:02Z2017-04-12T19:06:02Z2015-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis118 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174780porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-12T19:06:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174780Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-12T19:06:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Habitando outras escritas em aulas de ciências
title Habitando outras escritas em aulas de ciências
spellingShingle Habitando outras escritas em aulas de ciências
Amorim, Mariana Barbosa de
Ensino de ciências
leitura e escrita
Análise de Discurso
ecossistemas modificados
meio ambiente
title_short Habitando outras escritas em aulas de ciências
title_full Habitando outras escritas em aulas de ciências
title_fullStr Habitando outras escritas em aulas de ciências
title_full_unstemmed Habitando outras escritas em aulas de ciências
title_sort Habitando outras escritas em aulas de ciências
author Amorim, Mariana Barbosa de
author_facet Amorim, Mariana Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Mariana Brasil
Giraldi, Patricia Montanari
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Mariana Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
leitura e escrita
Análise de Discurso
ecossistemas modificados
meio ambiente
topic Ensino de ciências
leitura e escrita
Análise de Discurso
ecossistemas modificados
meio ambiente
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-13
2017-04-12T19:06:02Z
2017-04-12T19:06:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174780
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652092454207488