Habitando outras escritas em aulas de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174780 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_d2a2385140942e7d4058f988527fc977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174780 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Habitando outras escritas em aulas de ciênciasEnsino de ciênciasleitura e escritaAnálise de Discursoecossistemas modificadosmeio ambienteTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.O ambiente escolar e o das aulas de ciências tradicionalmente se fecham para a multiplicidade de sentidos que circulam no cotidiano dos estudantes, reforçando sentidos unívocos e dominantes sobre o que é ciências e como ela deve ser ensinada. Pensar a linguagem nas pesquisas no ensino de ciências e na prática docente se faz necessário para possibilitar uma educação crítica e reflexiva sobre o mundo e para promover espaços nos quais os aprendizes de ciências sintam-se autorizados a dizer. Nesta perspectiva, propus uma prática de ensino que considerou as histórias de leitura dos estudantes, na busca pela ampliação do conceito de ecossistemas modificados a partir de atividades de leitura e escrita que refletissem o ambiente onde eles vivem (suas “casas” em diferentes níveis). A intervenção se deu no contexto da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências e a escolha e a forma de trabalhar o tema, o referente, foram inspiradas nas suas possíveis e múltiplas leituras na sociedade, as quais no ensino de ciências são constituídas tradicionalmente por discursos dominantes, particularmente científicos, e distanciam o social (humano) e o natural. Permeada pelo referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, busquei compreender o processo de construção de sentidos pelos estudantes sobre o referente a partir da análise de “outras” escritas produzidas por eles, averiguando as condições que favoreceram uma abertura de sentidos e uma aproximação com uma perspectiva de autoria. Assumo que houve modificação nas condições de produção de escrita e deslocamentos por parte dos estudantes, no sentido de se colocarem na origem de seus dizeres. Nas atividades de troca de correspondência houve deslizamentos do discurso científico-escolar, o qual se fez presente na atividade de leitura de imagens sobre meio ambiente. O discurso científico foi por vezes silenciado nas atividades, indicando que nestas os estudantes não se sentiram autorizados a falar sobre ciências, e o discurso escolar esteve bastante presente nas atividades em que o destinatário era eu, a professora. A educação em ciências é um processo longo e lento e esta pesquisa representa apenas um recorte. Neste sentido ela traz contribuições ao promover diálogos com outras pesquisas na área e trazer novas possibilidades para futuras práticas pedagógicas que façam uso destas “outras escritas” em aulas de ciências.Florianópolis, SC.Ramos, Mariana BrasilGiraldi, Patricia MontanariUniversidade Federal de Santa CatarinaAmorim, Mariana Barbosa de2017-04-12T19:06:02Z2017-04-12T19:06:02Z2015-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis118 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174780porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-12T19:06:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174780Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-12T19:06:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habitando outras escritas em aulas de ciências |
title |
Habitando outras escritas em aulas de ciências |
spellingShingle |
Habitando outras escritas em aulas de ciências Amorim, Mariana Barbosa de Ensino de ciências leitura e escrita Análise de Discurso ecossistemas modificados meio ambiente |
title_short |
Habitando outras escritas em aulas de ciências |
title_full |
Habitando outras escritas em aulas de ciências |
title_fullStr |
Habitando outras escritas em aulas de ciências |
title_full_unstemmed |
Habitando outras escritas em aulas de ciências |
title_sort |
Habitando outras escritas em aulas de ciências |
author |
Amorim, Mariana Barbosa de |
author_facet |
Amorim, Mariana Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Mariana Brasil Giraldi, Patricia Montanari Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Mariana Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências leitura e escrita Análise de Discurso ecossistemas modificados meio ambiente |
topic |
Ensino de ciências leitura e escrita Análise de Discurso ecossistemas modificados meio ambiente |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-13 2017-04-12T19:06:02Z 2017-04-12T19:06:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174780 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652092454207488 |