Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Rodrigo Duarte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169575
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
id UFSC_d2d1d3729836c07c7158e296187406ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169575
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadasEducaçãoCinemaEstudo e ensinoAprendizagemCogniçãoPercepçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.O ensino-aprendizagem do cinema através da percepção e da cognição incorporadas é o foco desta pesquisa teórica e aplicada. A partir de uma revisão teórica multidisciplinar da dimensão reflexiva dos mecanismos e fenômenos perceptivos e cognitivos observamos que as incorporações constituem uma dimensão pré-reflexiva que amplia as possibilidades e limites do ensino-aprendizagem do cinema. Como desdobramento da revisão teórica, construímos um mapa conceitual que apresenta a percepção e a cognição incorporadas como mecanismos e fenômenos de perceber e conhecer através do corpo e da corporeidade. Tanto as teorias do cinema quanto as da educação com e sobre o cinema foram construídas hegemonicamente a partir da dimensão reflexiva da percepção e da cognição, sobretudo, sob influências da semiótica, psicologia e psicanálise, com a centralidade dos processos de ensino-aprendizagem na dimensão simbólica de leitura e escrita do cinema. Com a intenção de complementar tal dimensão realizamos um experimento e colocamos as incorporações no centro do ensino-aprendizagem do cinema, resultando na criação da Oficina KINO - http://kino.sites.ufsc.br/, uma proposta experimental como possibilidade para analisar e refletir sobre a dimensão pragmática do ensino-aprendizagem do cinema através das incorporações. Convidamos cinco professores/pesquisadores que atuam com cinema na educação para participar da oficina e observamos que, apesar da razoabilidade do mapa conceitual da percepção e cognição incorporadas, é necessário maiores esforços explicativos e interpretativos sobre as incorporações, haja vista que estas reflexões permanecem em aberto tanto nas ciências cognitivas quanto na filosofia. Com a sistematização teórica realizada foi possível identificar que há uma reversibilidade de incorporações entre os espectadores e a equipe de produção cinematográfica. Do ponto de vista didático, a proposta da Oficina KINO permitiu que as reversibilidades de incorporações fossem vivenciadas como entrelaçamentos entre os videntes e os visíveis, na recepção e recriação do visível de filmes. Observamos que as incorporações devem ser seguidas por reflexões sobre as incorporações e dessa forma foi possível articular as dimensões pré-reflexivas e reflexivas do ensino-aprendizagem do cinema. Esta pesquisa apresenta um ponto de partida sistematizado para que a dimensão pré-reflexiva do ensino-aprendizagem do cinema possa ser articulada na educação com e sobre o cinema.<br>Abstract : The teaching-learning aspects of the cinema using the theories of embodied perception and cognition are the focus of this research. A theoretic and multidisciplinary revision of the reflective dimension of the cognitive and perceptive mechanisms and phenomena that shed light on the fact that the embodiment are composed of a pre-reflective dimension, that amplifies the possibilities and the limitations of the teaching-learning aspects of the cinema. As a result of the theoretic revision, we built a conceptual map that shows the embodiment perception and cognition as mechanisms and phenomena of perceiving and knowing through the body and the corporeity. Following the development of the conceptual map, we found that not only the cinema theories but also the education relevant to the cinema were formed in a hegemonic manner. Both were built upon the reflective dimension of the perception and cognition, in fact, built upon the semiotic, psychological, and the psychoanalysis influences. As to implement the symbolic dimension, we performed an experiment and placed the embodiment at the centre of the cinema s teaching-learning process. The outcome was the creation of Oficina KINO http://kino.sites.ufsc.br/, which is an experimental proposition. The aim is to provide opportunities for analysis and reflection in regards to the pragmatic dimension of the cinema s teaching-learning through the embodiment. We invited five educators to participate of the Oficina KINO and we observed that, although the conceptual map of the embodied perception and cognition is considered reasonable, it is necessary a high degree of explanation and interpretation pertaining to the embodiment. The presented systematic theory was sufficient to identify the fact that there is a reversibility of embodiment between the spectators and the cinematography s production team. Considering a didactic point of view, we propose in the Oficina KINO that the reversibility of the embodiment to be experienced as the intertwining of the viewer and the visible, at the reception and remix of the visible of the films. We observed that the embodiment should be followed by reflections regarding embodiments and therefore enabling us to articulate the pre-reflective and reflective dimensions of the cinema s teaching-learning. In conclusion, this study presents a systematic starting point to enable the articulation of pre-reflective dimensions of the cinema s teaching-learning, directed to the education with and about the cinema.Fantin, MonicaUniversidade Federal de Santa CatarinaFerrari, Rodrigo Duarte2016-10-19T13:11:44Z2016-10-19T13:11:44Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis202 p.| il.application/pdf339068https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169575porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T13:11:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169575Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:11:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas
title Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas
spellingShingle Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas
Ferrari, Rodrigo Duarte
Educação
Cinema
Estudo e ensino
Aprendizagem
Cognição
Percepção
title_short Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas
title_full Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas
title_fullStr Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas
title_full_unstemmed Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas
title_sort Ensinar-aprender cinema: através da percepção e cognição incorporadas
author Ferrari, Rodrigo Duarte
author_facet Ferrari, Rodrigo Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fantin, Monica
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Rodrigo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cinema
Estudo e ensino
Aprendizagem
Cognição
Percepção
topic Educação
Cinema
Estudo e ensino
Aprendizagem
Cognição
Percepção
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T13:11:44Z
2016-10-19T13:11:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339068
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169575
identifier_str_mv 339068
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 202 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651969657569280