Cinema, linguagem e sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Angélica Antonechen [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91787
Resumo: O cinema como Sétima Arte, possui características que se multiplicam e ultrapassam não apenas a esfera mercadológica e de entretenimento, transformando a percepção dos espectadores, tendo como consequências novas experiências artísticas, culturais, sociais e econômicas. Discutir o cinema como obra de arte, mas também como bem cultural e mercadoria apropriada pela Indústria Cultural, seus principais elementos, e o seu papel como fator essencial das variações estéticas, perceptivas e cognitivas, a partir do seu advento e analisando a narrativa clássica de D. W. Griffith e a montagem intelectual de Eisenstein, tendo como base as teorias de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Christian Metz. Esse é o objetivo desta dissertação
id UNSP_ce8739a03ce74ae3ce0be8553e649464
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91787
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cinema, linguagem e sociedadeCinemaPercepçãoCogniçãoO cinema como Sétima Arte, possui características que se multiplicam e ultrapassam não apenas a esfera mercadológica e de entretenimento, transformando a percepção dos espectadores, tendo como consequências novas experiências artísticas, culturais, sociais e econômicas. Discutir o cinema como obra de arte, mas também como bem cultural e mercadoria apropriada pela Indústria Cultural, seus principais elementos, e o seu papel como fator essencial das variações estéticas, perceptivas e cognitivas, a partir do seu advento e analisando a narrativa clássica de D. W. Griffith e a montagem intelectual de Eisenstein, tendo como base as teorias de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Christian Metz. Esse é o objetivo desta dissertaçãoThe characteristics of Cinema as Seventh Art multiply and exceed not only the commercial and entertainment position, but change the perceptive of spectators, and have new artistic, cultural, economic and social experiences as consequences. This dissertation aims to discuss cinema as a Work of Art but also as a cultural good and merchandise appropriated by the Cultural Industry, its main elements and its role as an essential factor of the aesthetic, perceptive and cognitive variation, from the advent and analyzing the classical narrativity of D. W. Griffith, and Eisenstein’s intellectual montage, based on Walter Benjamin, Theodor Adorno and Christian Metz’s theoryCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arruda, Antonio Trajano Menezes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Colombo, Angélica Antonechen [UNESP]2014-06-11T19:25:29Z2014-06-11T19:25:29Z2012-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 f. il.application/pdfCOLOMBO, Angélica Antonechen. Cinema, linguagem e sociedade. 2012. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/91787000702237colombo_aa_me_mar.pdf33004110041P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:13:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91787Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-02T06:13:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema, linguagem e sociedade
title Cinema, linguagem e sociedade
spellingShingle Cinema, linguagem e sociedade
Colombo, Angélica Antonechen [UNESP]
Cinema
Percepção
Cognição
title_short Cinema, linguagem e sociedade
title_full Cinema, linguagem e sociedade
title_fullStr Cinema, linguagem e sociedade
title_full_unstemmed Cinema, linguagem e sociedade
title_sort Cinema, linguagem e sociedade
author Colombo, Angélica Antonechen [UNESP]
author_facet Colombo, Angélica Antonechen [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Antonio Trajano Menezes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Angélica Antonechen [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Percepção
Cognição
topic Cinema
Percepção
Cognição
description O cinema como Sétima Arte, possui características que se multiplicam e ultrapassam não apenas a esfera mercadológica e de entretenimento, transformando a percepção dos espectadores, tendo como consequências novas experiências artísticas, culturais, sociais e econômicas. Discutir o cinema como obra de arte, mas também como bem cultural e mercadoria apropriada pela Indústria Cultural, seus principais elementos, e o seu papel como fator essencial das variações estéticas, perceptivas e cognitivas, a partir do seu advento e analisando a narrativa clássica de D. W. Griffith e a montagem intelectual de Eisenstein, tendo como base as teorias de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Christian Metz. Esse é o objetivo desta dissertação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-04
2014-06-11T19:25:29Z
2014-06-11T19:25:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COLOMBO, Angélica Antonechen. Cinema, linguagem e sociedade. 2012. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/91787
000702237
colombo_aa_me_mar.pdf
33004110041P1
identifier_str_mv COLOMBO, Angélica Antonechen. Cinema, linguagem e sociedade. 2012. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000702237
colombo_aa_me_mar.pdf
33004110041P1
url http://hdl.handle.net/11449/91787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964796908470272