A MOTIVAÇÃO DO ACADÊMICO SOB A ÓTICA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: UM ESTUDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA HORUS FACULDADES DE PINHALZINHO/SC
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113098 |
Resumo: | Diversos estudos sobre incentivos na acadêmica com base na Teoria da Autodeterminação avaliam a motivação interna e externa para prosseguir nos cursos. Esta pesquisa objetivo investigar com base na teoria da autodeterminação o nível motivacional dos acadêmicos do curso de ciências contábeis da Horus Faculdades de Pinhalzinho Santa Catarina a diferença motivacional entre ingressantes e concluintes e a relação com os índices de evasão. Foi aplicado questionário do modelo Escala de Motivação Acadêmica (EMA), para uma amostra de 83 estudantes. Além de identificar o nível de motivação intrínseca e extrínseca, o mesmo aferiu também o nível de desmotivação do aluno aspecto importante para ações de prevenção à evasão. Realizaram-se cálculos de média ponderada que permitiram verificar a consistência das respostam e se há diferença no nível motivacional entro os grupos de acadêmicos. Os dados analisados informam alunos motivados intrinsecamente, com pequena queda no nível de motivação extrínseca nos acadêmicos dos 6º e 8º períodos, o que demonstra pouca oscilação no nível motivacional inicial em relação ao final do curso, mas que pode exercer influência nos índices de evasão do curso. |
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