Avaliação do serviço de atendimento móvel de urgência em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiga, Angela Maria Blatt
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129116
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2014
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spelling Avaliação do serviço de atendimento móvel de urgência em Santa CatarinaSaúde públicaEmergencias medicasSanta CatarinaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2014O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência possibilita o atendimento fora do ambiente hospitalar na busca de redução de danos, óbitos e aumento da sobrevida dos pacientes. Componente de várias redes temáticas na saúde, atua como ordenador da rede de atenção à urgência e elo entre diferentes serviços. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação para a gestão do serviço de atendimento móvel de urgência de Santa Catarina. Métodos: pesquisa avaliativa realizado em duas etapas: estudo de avaliabilidade e estudo de caso. A avaliação do serviço de atendimento móvel de urgência em Santa Catarina foi realizada nas 08 centrais de regulação regional e nos 87 municípios que sediam unidades de suporte básicos (USB). Na primeira etapa obteve-se o modelo teórico-lógico do SAMU e a matriz avaliativa, validados mediante oficinas com especialista seguindo as técnicas de Comitê Tradicional e Delfos. O modelo desenvolvido contemplou duas dimensões. A dimensão Gestão da Urgência analisa as subdimensões infraestrutura, financiamento do processo regulatório e a articulação do SAMU com todo o sistema. A Dimensão Atenção à Urgência analisa as subdimensão infraestrutura, o apoio diagnóstico e terapêutico e a adequação da atenção. As informações foram obtidas a partir de diferentes estratégias de coleta: análise documental de manuais, portarias, deliberações e resoluções ministeriais; revisão sistematizada de artigos, teses e dissertações; entrevista com informantes-chaves; oficinas de trabalho com pesquisadores de instituições de ensino e gestores federais; entrevistas com coordenadores regionais de enfermagem e coordenadores médicos; observação direta nas centrais de regulação regionais, questionário aos coordenadores municipais do SAMU. O julgamento classificou a dimensão gestão da urgência como ruim e a dimensão Atenção à urgência como regular, Ressalta-se a importância de avaliações com esse caráter como possibilidade de avaliar um componente da rede de urgência ainda novo com apenas 09 anos de funcionamento podendo indicar potencialidades e fragilidades para a estruturação deste componente tão importante para a integração do sistema de urgência. O SAMU esta fazendo o papel de ordenador da Rede de urgência, porém ele não ordena a totalidade dos chamados, precisa evoluir para que as centrais passem realmente a ser integradas e que os chamados dos bombeiros passem a ser regulados pelo SAMU, bem como os demais serviços de resgate. Porém, mesmo não ordenando totalmente os chamados é possível apontar avanços. O SAMU vem sendo bem reconhecido pelos pontos da rede como um serviço ágil e de qualidade, porém apresentam resistência para o recebimento de pacientes enviados pelo SAMU, não por não desconsiderar a regulação do SAMU, mas pelos problemas estruturais que a rede de serviços apresenta. O modelo avaliativo desenvolvido demonstra que os indicadores mostraram-se viáveis para avaliar o serviço por contemplar as atribuições municipal, regional e estadual, devendo o modelo ser aplicado em outros estados do país.<br>Abstract : The Mobile Urgent Care provides care outside the hospital set in search of harm reduction, deaths and increase patients survival. Component of several thematic health networks it acts as coordinator of the urgent care network and as a link between different services. The objective of this research was to develop an evaluation for the mobile emergency care service management of Santa Catarina State. Methods: evaluative research conducted in two stages: evaluability study and case study. The evaluation of the mobile emergency care service in Santa Catarina was held in the 08 regional regulation centers and in the 87 municipalities that host Basic Support units. In the first stage it was obtained the theoretical-logical model of the Mobile Emergency Attendance Service-SAMU and the evaluative matrix, validated through workshops with experts following the Traditional Committee and Delfos techniques. The developed model included two dimensions. The Urgency Management dimension analyzes the infrastructure, funding of the regulatory process and the SAMU articulation with the whole health system subdimensions. The Urgency Care dimension examines the infrastructure, diagnostic and therapeutic support and the adequacy of care subdimensions. Data were obtained from different collection strategies: documentary analysis of work-books, ordinances, deliberations and ministerial resolutions; systematic review of articles, theses and dissertations; interviews with key informants; workshops with researchers from academic institutions and federal managers; interviews with regional nursing and medical coordinators; direct observation in the regional central regulation; questionnaire application with municipal coordinators of SAMU. The judgment described the urgency management dimension of as bad and the Urgency Attention dimension as regular. The value judgment is that the SAMU is badly working in Santa Catarina State. We stress the importance of this kind of evaluation research as a possibility to evaluate a urgency network component that is operating for only 09 years, which can indicate strengths and weaknesses for structuring this component so important to the emergency system integration. The SAMU is doing the coordination role in the Urgency Network, but it does not ordain all the calls, it is necessary to evolve towards the centrals really being integrated, so thefire department calls can be regulated by the SAMU, as well as other rescue services. However, even not ordaining the totally of the urgency calls, advances can be pointed. SAMU has being well recognized by other network services as a prompt and qualified service, but they are also resistant to receive patients sent by the SAMU, not because they disregard the SAMU regulation, but for the structural problems that the network service features. The evaluation model developed shows that the indicators proved feasible to evaluate the service by contemplating municipal, regional and state assignments, and the model should be applied in other states.Lacerda, Josimari Telino deUniversidade Federal de Santa CatarinaOrtiga, Angela Maria Blatt2015-02-05T20:42:55Z2015-02-05T20:42:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis241 p.| il.application/pdf331864https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129116porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:42:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129116Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:42:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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