DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR GRATUITO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A LACUNA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ E AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DE VAGAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114807 |
Resumo: | O debate sobre democratização do Ensino Superior no Brasil é um tema recorrente, sendo que a garantia do acesso é uma das questões centrais destas discussões. Tratar da “democratização do ensino superior” implica no enfrentamento de questões ligadas ao acesso de um maior número de estudantes a esse grau de ensino. O presente artigo tem como objeto central analisar as políticas públicas de acesso com base no mapeamento das Instituições de Ensino Superior públicas gratuitas no Estado de Santa Catarina, considerando para o mapeamento a divisão geopolítica mesorregional do IBGE. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativo. O corpus da pesquisa foi constituído por dados do IBGE e informações disponibilizadas pelas instituições. Após a análise dos dados, se pode dizer que 37,5% das IES públicas gratuitas que oferta mais de três cursos superiores estão concentradas na mesorregião da Grande Florianópolis, em detrimento de outras regiões do território catarinense. Verifica-se que apenas 3,39% dos municípios do Estado possuem IES pública gratuita que oferta mais de três cursos superiores. |
id |
UFSC_d3566d94ba61ee80370eb0d68da8fa35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114807 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR GRATUITO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A LACUNA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ E AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DE VAGASO debate sobre democratização do Ensino Superior no Brasil é um tema recorrente, sendo que a garantia do acesso é uma das questões centrais destas discussões. Tratar da “democratização do ensino superior” implica no enfrentamento de questões ligadas ao acesso de um maior número de estudantes a esse grau de ensino. O presente artigo tem como objeto central analisar as políticas públicas de acesso com base no mapeamento das Instituições de Ensino Superior públicas gratuitas no Estado de Santa Catarina, considerando para o mapeamento a divisão geopolítica mesorregional do IBGE. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativo. O corpus da pesquisa foi constituído por dados do IBGE e informações disponibilizadas pelas instituições. Após a análise dos dados, se pode dizer que 37,5% das IES públicas gratuitas que oferta mais de três cursos superiores estão concentradas na mesorregião da Grande Florianópolis, em detrimento de outras regiões do território catarinense. Verifica-se que apenas 3,39% dos municípios do Estado possuem IES pública gratuita que oferta mais de três cursos superiores.2013-12-13T20:31:42Z2013-12-13T20:31:42Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114807Reis, ClóvisSilva, Jamile Delagnelo Fagundes daStaloch, Rubensporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T20:31:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114807Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T20:31:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR GRATUITO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A LACUNA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ E AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DE VAGAS |
title |
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR GRATUITO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A LACUNA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ E AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DE VAGAS |
spellingShingle |
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR GRATUITO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A LACUNA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ E AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DE VAGAS Reis, Clóvis |
title_short |
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR GRATUITO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A LACUNA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ E AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DE VAGAS |
title_full |
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR GRATUITO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A LACUNA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ E AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DE VAGAS |
title_fullStr |
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR GRATUITO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A LACUNA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ E AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DE VAGAS |
title_full_unstemmed |
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR GRATUITO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A LACUNA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ E AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DE VAGAS |
title_sort |
DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR GRATUITO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A LACUNA NA MESORREGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ E AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DE VAGAS |
author |
Reis, Clóvis |
author_facet |
Reis, Clóvis Silva, Jamile Delagnelo Fagundes da Staloch, Rubens |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jamile Delagnelo Fagundes da Staloch, Rubens |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Clóvis Silva, Jamile Delagnelo Fagundes da Staloch, Rubens |
description |
O debate sobre democratização do Ensino Superior no Brasil é um tema recorrente, sendo que a garantia do acesso é uma das questões centrais destas discussões. Tratar da “democratização do ensino superior” implica no enfrentamento de questões ligadas ao acesso de um maior número de estudantes a esse grau de ensino. O presente artigo tem como objeto central analisar as políticas públicas de acesso com base no mapeamento das Instituições de Ensino Superior públicas gratuitas no Estado de Santa Catarina, considerando para o mapeamento a divisão geopolítica mesorregional do IBGE. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativo. O corpus da pesquisa foi constituído por dados do IBGE e informações disponibilizadas pelas instituições. Após a análise dos dados, se pode dizer que 37,5% das IES públicas gratuitas que oferta mais de três cursos superiores estão concentradas na mesorregião da Grande Florianópolis, em detrimento de outras regiões do território catarinense. Verifica-se que apenas 3,39% dos municípios do Estado possuem IES pública gratuita que oferta mais de três cursos superiores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13T20:31:42Z 2013-12-13T20:31:42Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114807 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652236317786112 |