Alimentos e preparações culinárias regionais e da sociobiodiversidade na alimentação escolar das escolas públicas brasileiras: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriani, Débora Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243615
Resumo: TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Nutrição.
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spelling Alimentos e preparações culinárias regionais e da sociobiodiversidade na alimentação escolar das escolas públicas brasileiras: uma revisão integrativaAlimentação Regional; Biodiversidade; Revisão; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação; Alimentação escolar.TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Nutrição.Objetivo: Discutir como a temática dos alimentos e preparações culinárias regionais e da sociobiodiversidade está inserida no contexto da alimentação escolar do ensino público brasileiro, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com buscas nas bases de dados COCHRANE Library, EMBASE, SciELO, LILACS, PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico, utilizando-se termos relacionados a alimentos e preparações culinárias regionais e da sociobiodiversidade associados a termos sobre alimentação no ambiente escolar. A coleta de artigos foi realizada nos meses de junho e julho de 2022 e limitou-se a estudos publicados no período entre 2009 e 2022. Os artigos foram agregados em categorias segundo os achados. Resultados: Foram encontrados 2881 resultados nas bases de dados e incluídos 21 artigos. Observou-se predominância de abrangência local nos estudos e abordagem qualitativa (42,8%; n=9). Os estudos foram agrupados em três categorias de análise segundo o enfoque ou objetivo de estudo, com maior recorrência da categoria ‘’presença nos cardápios do PNAE’’ (38,1%; n=8), seguido pelas categorias ‘’interação com os diferentes atores do PNAE’’ (33,3%; n=7) e ‘’testes de aceitabilidade com estudantes do PNAE’’ (28,6%; n=6). Conclusão: Observou-se a insuficiência de estudos sobre esta temática e, dentre os artigos encontrados, pontua-se a heterogeneidade e fragilidade no arcabouço teórico e nos procedimentos metodológicos. Recomenda-se a realização de mais estudos na área com o objetivo de obter um panorama mais amplo da situação atual da temática no PNAE e explorar as potencialidades dos alimentos e preparações culinárias regionais e da sociobiodiversidade na alimentação escolar brasileira.Objective: Discuss how the theme of regional food and culinary preparations and socio-biodiversity is inserted in the context of school feeding in Brazilian public education, through the National School Feeding Program (PNAE). Method: This is an integrative literature review with searches in the COCHRANE Library, EMBASE, SciELO, LILACS, PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science and Google Scholar databases, using terms related to regional foods and culinary preparations and sociobiodiversity associated with terms about food in the school environment. The collection of articles was carried out in the months of June and July 2022 and was limited to studies published in the period between 2009 and 2022. The articles were aggregated into categories according to the findings. Results: 2881 results were found in the databases and 21 articles were included. There was a predominance of local scope in the studies and qualitative approach (42.8%; n=9). The studies were grouped into three categories of analysis according to the focus or objective of the study, with the highest recurrence of the category ''presence on the menus of the PNAE'' (38.1%; n=8), followed by the categories ''interaction with the different PNAE actors'' (33.3%; n=7) and ''acceptability tests with PNAE students'' (28.6%; n=6). Conclusion: There was a lack of studies on this subject and, among the articles found, heterogeneity and fragility in the theoretical framework and methodological procedures were highlighted. It is recommended that further studies be carried out in the area in order to obtain a broader view of the current situation of the theme in the PNAE and to explore the potential of regional food and culinary preparations and socio-biodiversity in Brazilian school feeding.Florianópolis, SC.Gabriel, Cristine GarciaUniversidade Federal de Santa Catarina.Cipriani, Débora Cristina2022-12-26T20:10:44Z2022-12-26T20:10:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243615Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-26T20:10:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243615Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-26T20:10:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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