Marketing em instituições de ensino superior: caso UFSM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Antonio Carlos Freitas Vale de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81867
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
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spelling Marketing em instituições de ensino superior: caso UFSMAdministraçãoUniversidades e faculdades -AdministracaoMarketingDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.Organizações no mundo deparam-se com um ambiente em constante transformação, onde os desafios de um mercado praticamente sem fronteiras demonstram um novo momento com mudanças na legislação, economia, tecnologia e, principalmente, nas exigências dos consumidores. O ambiente é cada vez mais competitivo e para sobreviver, as organizações precisam oferecer o que há de melhor e a menor custo numa busca de qualidade, num mundo onde os consumidores tem tantas opções e por esta razão são instáveis. Isso significa que o marketing moderno é uma batalha pela fidelidade do cliente. A gestão de organização do setor educacional também deve incorporar esta filosofia, buscando a partir do conceito de marketing, tender e/ou superar as expectativas dos clientes para manter-se competitiva. O desenvolvimento deste estudo visa conhecer até que ponto as Instituições de Ensino Superior - IES: Caso UFSM, tem presente na sua trajetória a utilização do marketing, como indicador da relação entre a literatura existente e a prática implementada. Desta forma, no primeiro capítulo, consta a introdução onde se coloca o ambiente que está inserido a instituição em estudo, justificando necessidade do mesmo e o problema da pesquisa; igualmente, se apresenta os objetivos que estabelecem o rumo do trabalho. No segundo capítulo, trata-se da organização e o marketing, onde se trabalha com os conceitos de marketing, as organizações educacionais e o ensino superior. No terceiro capítulo, coloca-se a metodologia que estabelece a pesquisa, com as suas perguntas, o universo, a coleta e o tratamento de dados e situações que limitaram a pesquisa. No quarto capítulo, se dá a apresentação e análise dos dados, dispostos em quatro grandes questões de pesquisa, oportunizando conhecer o conteúdo fornecido pelos pesquisados. No quinto capítulo, encontram-se as conclusões e recomendações onde o estudo permitiu afirmar que a Instituição adota de maneira informal ações de marketing, necessitando criar uma posição formal par viabilizar "o conceito de marketing".Florianópolis, SCColossi, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaLemos, Antonio Carlos Freitas Vale de2012-10-19T08:39:07Z2012-10-19T08:39:07Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisi, 86 f.| il., tabs.application/pdf188622http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81867porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T06:34:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81867Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:34:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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