Estudo de comportamento dinamico de semi-eixo homocinetico com o uso de analise modal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kniest, Rodrigo Rihl
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157890
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
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spelling Estudo de comportamento dinamico de semi-eixo homocinetico com o uso de analise modalIndústria automobilísticaAutomóveisVibraçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnologicoDevido ao constante avanço tecnológico da indústria automobilística, o desempenho vibratório de componentes veiculares atualmente ocupa destacada posição no aspecto de segurança e conforto. Neste contexto, o semi-eixo homocinético apresenta-se como um dos ítens que merece uma atenção especial já a nível de projeto, caso se deseje evitar surpresas desagradáveis no lançamento de um veículo novo, num mercado competitivo e cada vez mais exigente. Pesquisas isoladas nesta área são encontradas em publicações técnicas, porém, via de regra, carecem de uma abordagem sistêmica com o objetivo de investigar o comportamento dinâmico deste componente e esclarecer as suas causas. Neste trabalho, o comportamento dinâmico de um semi-eixo homocinético, adotado como exemplo típico da aplicação em veículos de tração dianteira, é investigado com o uso da técnica de análise modal. O enfoque dado aborda a principal fonte de problemas vibratórios: a primeira ressonância estrutural transversal. Inicialmente, é apresentada a verificação da validade de usar software de análise modal experimental comercial neste componente complexo, com a comparação direta a quatro metodologias distintas de análise modal aplicadas manualmente. A abordagem experimental deste trabalho identifica o nível e o tipo de excitação existentes no veículo e os parâmetros que influem no fenômeno em análise. Com estas informações, torna-se possível definir um experimento representativo para simular, em laboratório, o fenômeno em análise. A abordagem analítica desenvolvida aplica uma técnica de otimização de modelos teóricos com o uso de dados experimentais, de forma a permitir que um modelo de elementos finitos possa representar o fenômeno em análise, desenvolvendo uma rotina computacional dedicada ao caso abordado. Por fim, o conhecimento adquirido é aplicado no projeto e implementação de uma bancada de teste que simula as condições de contorno e demais parâmetros influentes impostos pelo veículo ao semi-eixo homocinético.Gerges, Samir Nagi YousriUniversidade Federal de Santa CatarinaKniest, Rodrigo Rihl2016-01-08T19:10:49Z2016-01-08T19:10:49Z1994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 323f.| ilapplication/pdf96310https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157890porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:53:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157890Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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