Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, João Carlos Pereira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203122
Resumo: Esta dissertação apresenta as experiências vividas ao longo da construção da pesquisa de mestrado, fazendo uma cartografia sobre como alunos de uma sala de quinto ano do Ensino Fundamental experimentam saberes matemáticos a partir de pinturas de Kandinsky. O trabalho é escrito em capítulos-movimentos, para sugerir os modos como a pesquisa nos tomou ao longo do processo de estudo. Alguns conceitos-ferramenta foram mobilizados, são eles: visualidade, historicidade, transdisciplinaridade, dispositivo, experiência, cartografia. Para problematizar um ensino de matemática por meio da arte considerou-se o tema corpo humano e as pinturas de corpo de Kandinsky. Procurou-se compreender o momento de produção artística do pintor, bem como sua Teoria da Forma, e a relação por ele constituída com os movimentos corporais da bailarina expressionista Gret Palucca. Foram criadas quatro oficinas com a função de dispositivo para provocar visualidades, saberes e experiências em torno da imagem artística do corpo e da naturalização matemática na representação dos mesmos. As oficinas foram desenvolvidas numa sala de quinto ano do Ensino Fundamental do Colégio Aplicação de Universidade Federal de Santa Catarina. A cartografia, como método de intervenção, estabeleceu-se como um acompanhar os processos mais do que representar resultados. Da experiência consideramos que alguns saberes matemáticos em relação ao corpo entraram em evidência, tais como: a geometrização do espaço, o espaço aristotélico, a matematização dos movimentos, a proporção, o volume, as medidas de beleza.
id UFSC_d40a50d92884c14e0a6e5eb739469b4f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203122
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com criançasCorpoKandinskyEducação MatemáticaArteVisualidadeEsta dissertação apresenta as experiências vividas ao longo da construção da pesquisa de mestrado, fazendo uma cartografia sobre como alunos de uma sala de quinto ano do Ensino Fundamental experimentam saberes matemáticos a partir de pinturas de Kandinsky. O trabalho é escrito em capítulos-movimentos, para sugerir os modos como a pesquisa nos tomou ao longo do processo de estudo. Alguns conceitos-ferramenta foram mobilizados, são eles: visualidade, historicidade, transdisciplinaridade, dispositivo, experiência, cartografia. Para problematizar um ensino de matemática por meio da arte considerou-se o tema corpo humano e as pinturas de corpo de Kandinsky. Procurou-se compreender o momento de produção artística do pintor, bem como sua Teoria da Forma, e a relação por ele constituída com os movimentos corporais da bailarina expressionista Gret Palucca. Foram criadas quatro oficinas com a função de dispositivo para provocar visualidades, saberes e experiências em torno da imagem artística do corpo e da naturalização matemática na representação dos mesmos. As oficinas foram desenvolvidas numa sala de quinto ano do Ensino Fundamental do Colégio Aplicação de Universidade Federal de Santa Catarina. A cartografia, como método de intervenção, estabeleceu-se como um acompanhar os processos mais do que representar resultados. Da experiência consideramos que alguns saberes matemáticos em relação ao corpo entraram em evidência, tais como: a geometrização do espaço, o espaço aristotélico, a matematização dos movimentos, a proporção, o volume, as medidas de beleza.2019-12-18T12:37:44Z2019-12-18T12:37:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203122Moraes, João Carlos Pereira deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T12:37:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T12:37:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
title Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
spellingShingle Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
Moraes, João Carlos Pereira de
Corpo
Kandinsky
Educação Matemática
Arte
Visualidade
title_short Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
title_full Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
title_fullStr Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
title_full_unstemmed Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
title_sort Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
author Moraes, João Carlos Pereira de
author_facet Moraes, João Carlos Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, João Carlos Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Kandinsky
Educação Matemática
Arte
Visualidade
topic Corpo
Kandinsky
Educação Matemática
Arte
Visualidade
description Esta dissertação apresenta as experiências vividas ao longo da construção da pesquisa de mestrado, fazendo uma cartografia sobre como alunos de uma sala de quinto ano do Ensino Fundamental experimentam saberes matemáticos a partir de pinturas de Kandinsky. O trabalho é escrito em capítulos-movimentos, para sugerir os modos como a pesquisa nos tomou ao longo do processo de estudo. Alguns conceitos-ferramenta foram mobilizados, são eles: visualidade, historicidade, transdisciplinaridade, dispositivo, experiência, cartografia. Para problematizar um ensino de matemática por meio da arte considerou-se o tema corpo humano e as pinturas de corpo de Kandinsky. Procurou-se compreender o momento de produção artística do pintor, bem como sua Teoria da Forma, e a relação por ele constituída com os movimentos corporais da bailarina expressionista Gret Palucca. Foram criadas quatro oficinas com a função de dispositivo para provocar visualidades, saberes e experiências em torno da imagem artística do corpo e da naturalização matemática na representação dos mesmos. As oficinas foram desenvolvidas numa sala de quinto ano do Ensino Fundamental do Colégio Aplicação de Universidade Federal de Santa Catarina. A cartografia, como método de intervenção, estabeleceu-se como um acompanhar os processos mais do que representar resultados. Da experiência consideramos que alguns saberes matemáticos em relação ao corpo entraram em evidência, tais como: a geometrização do espaço, o espaço aristotélico, a matematização dos movimentos, a proporção, o volume, as medidas de beleza.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-12-18T12:37:44Z
2019-12-18T12:37:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203122
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652099487006720