Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, João Carlos Pereira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130964
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014
id UFSC_c2beeda2ea1d7cf682c3e73f895d01d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130964
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com criançasEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoArte e educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014Esta dissertação apresenta as experiências vividas ao longo da construção da pesquisa de mestrado, fazendo uma cartografia sobre como alunos de uma sala de quinto ano do Ensino Fundamental experimentam saberes matemáticos a partir de pinturas de Kandinsky. O trabalho é escrito em capítulos-movimentos, para sugerir os modos como a pesquisa nos tomou ao longo do processo de estudo. Alguns conceitos-ferramenta foram mobilizados, são eles: visualidade, historicidade, transdisciplinaridade, dispositivo, experiência, cartografia. Para problematizar um ensino de matemática por meio da arte considerou-se o tema corpo humano e as pinturas de corpo de Kandinsky. Procurou-se compreender o momento de produção artística do pintor, bem como sua Teoria da Forma, e a relação por ele constituída com os movimentos corporais da bailarina expressionista Gret Palucca. Foram criadas quatro oficinas com a função de dispositivo para provocar visualidades, saberes e experiências em torno da imagem artística do corpo e da naturalização matemática na representação dos mesmos. As oficinas foram desenvolvidas numa sala de quinto ano do Ensino Fundamental do Colégio Aplicação de Universidade Federal de Santa Catarina. A cartografia, como método de intervenção, estabeleceu-se como um acompanhar os processos mais do que representar resultados. Da experiência consideramos que alguns saberes matemáticos em relação ao corpo entraram em evidência, tais como: a geometrização do espaço, o espaço aristotélico, a matematização dos movimentos, a proporção, o volume, as medidas de beleza.<br>Abstract: This dissertation presents the experiences lived throughout the building of the Master of Science research, carrying out a cartography about how students of a fifth grade class experience mathematical knowledge from Kandinsky's works. This text is made up of movement-chapters, suggesting the ways the research took along the study process. Some tool-concepts were mobilized, such as: visuality, historicity, transdisciplinarity, device, experience, cartography. In order to problematize a Mathematic teaching by means of art, the human body and the Kandinsky's paintings were considered. It sought to comprehend the time of artistic production of the painter, as well as his Form Theory, and the relation constructed by him with the body movements of the expressionist dancer Gret Palucca. We created four workshops functioning as devices to provoke visualities, knowledge and experiences around the artistic image of the body and the mathematical naturalization in their representation. The workshops were developed with class of fifth grade students in the Colégio de Aplicação (Application School) of the Universidade Federal de Santa Catarina. The cartography, as a means of intervention, was established as a accompanying of the process instead of representing results. From the experience, we consider that some mathematical knowledge related to body was highlighted, such as: the geometrization of the space, the Aristotelian space, the mathematization of movement, the proportion, the volume, the measures of beauty.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaMoraes, João Carlos Pereira de2015-03-18T21:02:11Z2015-03-18T21:02:11Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis217 p.| ils., grafs.application/pdf332274https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130964porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-18T21:02:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130964Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-18T21:02:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
title Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
spellingShingle Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
Moraes, João Carlos Pereira de
Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Arte e educação
title_short Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
title_full Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
title_fullStr Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
title_full_unstemmed Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
title_sort Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
author Moraes, João Carlos Pereira de
author_facet Moraes, João Carlos Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, João Carlos Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Arte e educação
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
Arte e educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-03-18T21:02:11Z
2015-03-18T21:02:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 332274
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130964
identifier_str_mv 332274
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 217 p.| ils., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651964536324096