As narrativas das crianças sobre tempos e espaços escolares: a experiência de chegada na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Samantha Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178300
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
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spelling As narrativas das crianças sobre tempos e espaços escolares: a experiência de chegada na escolaEducaçãoAnalise do discurso narrativoCriançasNarrativas pessoaisEscolasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.Esta dissertação, apresentada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, dedica-se a olhar "As Narrativas Infantis sobre os tempos e espaços escolares: a experiência de chegada na escola", o local da pesquisa aconteceu em uma Escola Estadual do Município de Florianópolis/SC, região continental. Apresenta como objetivo principal, compreender, a partir das narrativas das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, como são significados os tempos e os espaços escolares na experiência de "chegada à escola". A partir de uma abordagem etnográfica, que primou pela pesquisa de campo durante um longo período de tempo, através da observação participante e dos registros contínuos e sistemáticos dos dados, essa pesquisa se desenvolveu com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2015, na Escola Estadual Edith Gama Ramos, na cidade de Florianópolis/SC. Essa dissertação apreende que as narrativas como metodologia de pesquisa potencializam as singularidades dos sujeitos envolvidos na pesquisa, entendendo-se por narrativas não apenas a oralidade, mais todo e qualquer modo pelo qual se expressam nas mais diferentes formas, compreendendo a linguagem que transpassa também a corporeidade, ou seja, a narrativa não vem dissociada do sujeito, ela se constrói a partir do contexto em que é gerada. Nessa pesquisa a infância é reconhecida enquanto tempo de direito nas escolas, compreendendo-a a partir do seu caráter social e histórico, portanto, concebe a criança enquanto um sujeito de direitos, por isso sua narrativa é considerada parte integrante da pesquisa. Outros tempos de direito fizeram-se presentes na pesquisa de campo, como os jogos e brincadeiras que acompanhavam o cotidiano das crianças, esses por vezes utilizados com fins para o desenvolvimento e aprendizagens. As crianças que chegam às escolas, aos seis anos de idade, precisam ser consideradas como crianças, as infâncias estão aí atravessando as escolas qual devemos seguir, basta que possamos ouvi-las com atenção.<br>Abstract : This dissertation, presented to the Graduate Program of the Federal University of Santa Catarina, is dedicated to looking at "Children's Narratives about school times and spaces: the experience of arriving at school", the research site happened in a State School of Municipality of Florianópolis / SC, continental region. It presents as main objective, to understand, from the narratives of the children of the first year of Elementary School, how the times and the spaces are meant in the experience of "arrival at school". Based on an ethnographic approach, which emphasized field research over a long period of time, through participant observation and continuous and systematic data records, this research was carried out with children from the 1st year of Elementary School, during the year of 2015, at the Edith Gama Ramos State School, in the city of Florianópolis / SC. This dissertation apprehends that narratives as a research methodology enhance the singularities of the subjects involved in the research, being understood not only oral narratives, but also any and all means by which they express themselves in the most different forms, including the language that transcends also the Corporeity, that is, the narrative does not come dissociated from the subject, it is constructed from the context in which it is generated. In this research childhood is recognized as a right time in schools, understanding it from its social and historical character, therefore, conceives the child as a subject of rights, so his narrative is considered an integral part of the research. Other times of right were made present in the field research, as the games and games that accompanied the children's daily life, these sometimes used for development and learning purposes. Children who come to school at the age of six need to be considered as children, infants are going through the schools where we should follow, all we need to do is listen to them carefully.Lima, Patricia de MoraesSousa, Ana Maria Borges deUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Samantha Santos2017-08-15T04:03:29Z2017-08-15T04:03:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis137 p.| il., gráfs.application/pdf347919https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178300porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-15T04:03:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178300Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-15T04:03:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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