Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolli, Dario
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82173
Resumo: Tese (doutorado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_d4183531b70da21faba32939563da0ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82173
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduaçãoEngenharia de produçãoEficiencia organizacionalDesempenhoAvaliação educacional (Ensino superior)Cursos de graduaçãoAvaliaçãoTese (doutorado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoBusca-se, nesse estudo, construir categorias e critérios que possibilitem orientar e avaliar a eficácia dos cursos de graduação, dentro da visão e da percepção contextualizada do autor, fundamentada em sua experiência e na pesquisa bibliográfica. Caracteriza-se como estudo exploratório, descritivo, qualitativo e avaliativo, combinando aspectos de dimensões objetiva e subjetiva na descrição dos fundamentos teóricos e práticos relacionados ao objeto de análise, a instituição de ensino superior, mais especificamente o desempenho do curo de graduação. Focaliza-se, nessa discussão, desde os tópicos geradores de controvérsias acerca da formação de especialistas versus generalistas, até o fenômeno globalização. Na visão de Wiener, um dos pioneiros da cibernética, a especialização e a generalização extremadas acabam levando à insensatez, pois, o especialista acabaria nada sobre tudo. Já com o suporte tecnológico, fornecendo a mediação rápida de informações, estão sendo reduzidos os obstáculos gerados por tempo e espaço, dessa maneira auxiliando a centrar a capacidade de interpretar, por antecipação, as oportunidades e os novos desafios dentro das organizações sociais hoje. Trata-se da informação organizada, transformada em conhecimento articulado, isso complementado por mecanismos capazes de tornar a informação disponível, podendo ser utilizada mais rapidamente por toda uma organização social em busca de alto padrão de qualidade para um desempenho competitivo melhor. Em função de suas múltiplas finalidades e do desenvolvimento de suas atividades, a universidade deve responder por funções conflitantes para muitos de seus membros, às necessidades de desenvolvimento em geral, considerando o seu mérito de ser capaz a um de seus clientes cujos perfis e necessidades diferenciam-se do meio social comum. É no curso de graduação onde se processa a troca, o desenvolvimento e a experimentação de conhecimentos significativos, consistentes e criativos requisitados pelo novo mercado de trabalho. Por ser nesse nível que se reformulam as relações entre docentes e alunos, entre a escola e a comunidade; por ser nele que se revolucionam os processos e as metodologias de aprendizagem que permitem, continuamente um novo diálogo com os indivíduos e a organização. É com essa percepção que são construídas as categorias e os critérios de análise e estudo, desvinculados da preocupação comparativa e competitiva, desvinculados de toda e qualquer dominação filosófico - ideológica nela existente, para construir um mecanismo que possa servir como orientação para os dirigentes de cursos de graduação promoverem os ajustes necessários, redefinirem estratégias que visem o pensamento das pessoas (alunos), a buscar a verdade sem constrangimento ao nível da responsabilidade intelectual, que possibilite ao indivíduo (e também à instituição) sair de seu próprio enraizamento, para a construção de uma consciência e conduta responsável, e, assim redimensionarem seus esforços, se for o caso, no intuito de buscar a melhor e mais eficaz maneira de desenvolvimento e orientação, encaminhando os formandos para a jornada de novos futuros como profissionais egressos desses cursos de graduaçãoFlorianópolis, SCSalm, Jose FranciscoUniversidade Federal de Santa CatarinaNolli, Dario2012-10-19T12:23:33Z2012-10-19T12:23:33Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf182005http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82173porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:13:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82173Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação
title Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação
spellingShingle Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação
Nolli, Dario
Engenharia de produção
Eficiencia organizacional
Desempenho
Avaliação educacional (Ensino superior)
Cursos de graduação
Avaliação
title_short Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação
title_full Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação
title_fullStr Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação
title_full_unstemmed Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação
title_sort Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação
author Nolli, Dario
author_facet Nolli, Dario
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salm, Jose Francisco
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nolli, Dario
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Eficiencia organizacional
Desempenho
Avaliação educacional (Ensino superior)
Cursos de graduação
Avaliação
topic Engenharia de produção
Eficiencia organizacional
Desempenho
Avaliação educacional (Ensino superior)
Cursos de graduação
Avaliação
description Tese (doutorado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T12:23:33Z
2012-10-19T12:23:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 182005
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82173
identifier_str_mv 182005
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652236347146240