Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82173 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_d4183531b70da21faba32939563da0ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82173 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduaçãoEngenharia de produçãoEficiencia organizacionalDesempenhoAvaliação educacional (Ensino superior)Cursos de graduaçãoAvaliaçãoTese (doutorado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoBusca-se, nesse estudo, construir categorias e critérios que possibilitem orientar e avaliar a eficácia dos cursos de graduação, dentro da visão e da percepção contextualizada do autor, fundamentada em sua experiência e na pesquisa bibliográfica. Caracteriza-se como estudo exploratório, descritivo, qualitativo e avaliativo, combinando aspectos de dimensões objetiva e subjetiva na descrição dos fundamentos teóricos e práticos relacionados ao objeto de análise, a instituição de ensino superior, mais especificamente o desempenho do curo de graduação. Focaliza-se, nessa discussão, desde os tópicos geradores de controvérsias acerca da formação de especialistas versus generalistas, até o fenômeno globalização. Na visão de Wiener, um dos pioneiros da cibernética, a especialização e a generalização extremadas acabam levando à insensatez, pois, o especialista acabaria nada sobre tudo. Já com o suporte tecnológico, fornecendo a mediação rápida de informações, estão sendo reduzidos os obstáculos gerados por tempo e espaço, dessa maneira auxiliando a centrar a capacidade de interpretar, por antecipação, as oportunidades e os novos desafios dentro das organizações sociais hoje. Trata-se da informação organizada, transformada em conhecimento articulado, isso complementado por mecanismos capazes de tornar a informação disponível, podendo ser utilizada mais rapidamente por toda uma organização social em busca de alto padrão de qualidade para um desempenho competitivo melhor. Em função de suas múltiplas finalidades e do desenvolvimento de suas atividades, a universidade deve responder por funções conflitantes para muitos de seus membros, às necessidades de desenvolvimento em geral, considerando o seu mérito de ser capaz a um de seus clientes cujos perfis e necessidades diferenciam-se do meio social comum. É no curso de graduação onde se processa a troca, o desenvolvimento e a experimentação de conhecimentos significativos, consistentes e criativos requisitados pelo novo mercado de trabalho. Por ser nesse nível que se reformulam as relações entre docentes e alunos, entre a escola e a comunidade; por ser nele que se revolucionam os processos e as metodologias de aprendizagem que permitem, continuamente um novo diálogo com os indivíduos e a organização. É com essa percepção que são construídas as categorias e os critérios de análise e estudo, desvinculados da preocupação comparativa e competitiva, desvinculados de toda e qualquer dominação filosófico - ideológica nela existente, para construir um mecanismo que possa servir como orientação para os dirigentes de cursos de graduação promoverem os ajustes necessários, redefinirem estratégias que visem o pensamento das pessoas (alunos), a buscar a verdade sem constrangimento ao nível da responsabilidade intelectual, que possibilite ao indivíduo (e também à instituição) sair de seu próprio enraizamento, para a construção de uma consciência e conduta responsável, e, assim redimensionarem seus esforços, se for o caso, no intuito de buscar a melhor e mais eficaz maneira de desenvolvimento e orientação, encaminhando os formandos para a jornada de novos futuros como profissionais egressos desses cursos de graduaçãoFlorianópolis, SCSalm, Jose FranciscoUniversidade Federal de Santa CatarinaNolli, Dario2012-10-19T12:23:33Z2012-10-19T12:23:33Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf182005http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82173porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:13:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82173Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação |
title |
Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação |
spellingShingle |
Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação Nolli, Dario Engenharia de produção Eficiencia organizacional Desempenho Avaliação educacional (Ensino superior) Cursos de graduação Avaliação |
title_short |
Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação |
title_full |
Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação |
title_fullStr |
Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação |
title_full_unstemmed |
Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação |
title_sort |
Eficácia organizacional: categorias e critérios para orientação e avaliação dos cursos de graduação |
author |
Nolli, Dario |
author_facet |
Nolli, Dario |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salm, Jose Francisco Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nolli, Dario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Eficiencia organizacional Desempenho Avaliação educacional (Ensino superior) Cursos de graduação Avaliação |
topic |
Engenharia de produção Eficiencia organizacional Desempenho Avaliação educacional (Ensino superior) Cursos de graduação Avaliação |
description |
Tese (doutorado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T12:23:33Z 2012-10-19T12:23:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
182005 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82173 |
identifier_str_mv |
182005 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652236347146240 |