Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-sc

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João Paulo Gomes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215118
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
id UFSC_d4247e21c162278e13bdad6627292bbd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215118
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-scBiologiaEcossistemasEducação de jovens e adultosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), do município de Brusque- SC, desde o ano de 1997 fornece educação aos que buscam a iniciação ou/e a conclusão do Ensino Básico, que foram interrompidos por algum motivo em determinado ponto de suas vidas. O referido município passou por fortes movimentos migratórios ao longo de sua história, sendo que na última década o expressivo aumento demográfico também refletiu em fortes mudanças no perfil dos estudantes do CEJA, tornando assim, uma instituição com notável diversidade de naturalidades entre os discentes. Dessa forma, observa-se pessoas oriundas de diversas Regiões do país, que tiveram vivências nos mais diversos ecossistemas do território nacional. Este trabalho contempla os Biomas que podem ser definidos como conjuntos de ecossistemas que se interligam e possuem uma vegetação característica e um macroclima predominante. Deste modo, a presente pesquisa apresenta uma Sequência Didática com base em Zabala, em uma turma da disciplina de Biologia, com o objetivo de promover uma ressignificação dos conhecimentos dos estudantes por meio de atividades com eixo central nas características dos biomas brasileiros e de sua biodiversidade. Percebeu-se que os conhecimentos empíricos dos estudantes e suas reflexões sobre os conteúdos estudados contribuiu significativamente para a reconstrução do conhecimento científico, seja em sua exterioridade epistemológica ou incremento cognitivo.Abstract: The Center for Youth and Adult Education (Centro de Educação de Jovens e Adultos- CEJA) of the Brusque municipality since 1997 provide education whom to seek initiation and / or want to complete basic education when for any reason it was interrupt. This municipality underwent major migration movement through their history. The last decade the significant increase demographic also reflect changes of profile CEJA students, resulting an institution with a remarkable diversity of naturalities among the students. Thus, there are several people came from different regions of the country and so they have experience in different ecosystems of national territory. This work contemplates the biomes that can be defined as a sets of ecosystems that interconnect and have feature vegetation and predominant macroclimate. Therefore this research presents a didactic sequence based on Zabala, in a class of biology subject with aim to promote a resignification of students' knowledge through activities with central axis in the feature of Brazilian biomes and their biodiversity. It was noticed that empirical knowledge of the students and their reflections about studied contents contributed significantly to the reconstruction of the scientific knowledge, either in its epistemological exteriority or in cognitive increase.Petrucio, Maurício MelloUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, João Paulo Gomes de2020-10-21T21:13:18Z2020-10-21T21:13:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 p.| il., tabs.application/pdf368305https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215118porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:13:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215118Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-sc
title Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-sc
spellingShingle Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-sc
Carvalho, João Paulo Gomes de
Biologia
Ecossistemas
Educação de jovens e adultos
title_short Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-sc
title_full Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-sc
title_fullStr Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-sc
title_full_unstemmed Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-sc
title_sort Biomas brasileiros como eixo central no ensino de biologia: relatos e vivências compartilhados no CEJA do município de Brusque-sc
author Carvalho, João Paulo Gomes de
author_facet Carvalho, João Paulo Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrucio, Maurício Mello
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, João Paulo Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Ecossistemas
Educação de jovens e adultos
topic Biologia
Ecossistemas
Educação de jovens e adultos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:13:18Z
2020-10-21T21:13:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 368305
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215118
identifier_str_mv 368305
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652276479295488