Framework de Governança da Aprendizagem Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzatti, Giselly
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216417
Resumo: Tese (dutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
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spelling Framework de Governança da Aprendizagem OrganizacionalGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalTese (dutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.O objetivo desta tese é propor um Framework de Governança da Aprendizagem Organizacional (GovA). O Framework é composto por cinco dimensões da Governança de Aprendizagem Organizacional e cada dimensão contém uma ferramenta, tipo Canvas, composta por questões estratégicas. O Framework é suportado pelas teorias de Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Governança do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional. Para atingir o objetivo proposto para a tese, foi realizada uma pesquisa qualitativa, aplicada, propositiva com etapas exploratória e descritiva por meios bibliográficos e de campo. Os procedimentos utilizaram-se da análise integrativa incluindo a revisão narrativa e busca sistemática em bases eletrônicas de dados internacionais e interdisciplinares. Nesta etapa da pesquisa, observou-se que no Brasil não existem trabalhos que versem sobre Governança da Aprendizagem Organizacional e, no nível internacional, o termo é utilizado, mas com poucos estudos voltados à perspectiva organizacional. A partir dos estudos teóricos e modelos de Governança da Aprendizagem Organizacional propostos pela literatura, foi possível identificar os ciclos de Aprendizagem Organizacional, descrever os mecanismos, componentes e ambientes da Governança da Aprendizagem Organizacional, compreender as inter-relações entre eles e elaborar o modelo conceitual de GovA. Em sequência, foi possível analisar e modelar os processos da Aprendizagem Organizacional, da Governança do Conhecimento e da própria governança da Aprendizagem, incluindo os ambientes de Aprendizagem Organizacional e o Ciclo do Conhecimento. A etapa de campo desta pesquisa, foi realizada para validar o Framework GovA em quatro momentos, num primeiro e segundo com a verificação de consistência das Dimensões e das Questões Estratégicas com especialistas profissionais, responsáveis pela Gestão do Conhecimento na Organização Pública e especialistas pesquisadores do laboratório Engin sobre os temas Educação Corporativa, Governança e Gestão do Conhecimento, Redes de Aprendizagem e Aprendizagem Organizacional, em num terceiro momento com o Diretor Executivo da Organização Pública e, em um quarto momento, com especialistas profissionais, responsáveis pela Governança da Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento da Organização Pública e especialistas teóricos em Gestão do Conhecimento, Engenharia do conhecimento, Governança do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Para ser possível a melhor compreensão do framework pelos entrevistados, após identificado, analisado e inter-relacionado os elementos constitutivos da Governança da Aprendizagem, foi elaborado uma ferramenta, tipo Canvas, apresentando questões estratégicas a serem respondidas pelas organizações nas cinco dimensões do Framework. A partir da literatura e da validação do Framework GovA, foi possível definir Governança da Aprendizagem Organizacional (GovA) como um sistema organizacional de desenvolvimento da capacidade dinâmica e de auto-organização, que dirige os processos cognitivos e comportamentais coletivos, por meio de um conjunto inter-relacionado de mecanismos, componentes e ambientes de aprendizagem para o enfrentamento e pronta resposta às mudanças. Além desta definição, essa tese contribui sobremaneira por descrever os mecanismos, componentes e ambientes que se deve implementar e governar para se desenvolver a Aprendizagem Organizacional. Esta tese conclui que para o processamento da GovA é necessária a inter-relação de quatro mecanismos (Gestão do Conhecimento, Ciclo do Conhecimento, Ciclo da Aprendizagem e Governança do Conhecimento), quatro componentes (Capacidade Dinâmica e de Auto-Organização, Visão Compartilhada e Objetivos Comuns, Informações Confiáveis e Modelo Mental Compartilhado) e um ambiente de aprendizagem com base nos conceitos BA e 8C?s. Para avançar nos resultados alcançados, sugere-se como pesquisas futuras a elaboração de uma ferramenta para definir estratégias e planos de ações com vistas à desenvolver a GovA, a definição de indicadores para o monitoramento e controle do Framework proposto e, a; identificação e descrição de métodos, técnicas e ferramentas a serem utilizadas por cada mecanismos, componentes e ambientes do Framework GovA, estudos sobre a governança de Ambientes de Aprendizagem Organizacional e redes de aprendizagem organizacional também se apresentarem como lacunas.<br>Abstract: The objective of this thesis is to propose an Organizational Learning Governance Framework (GovA). The Framework is composed of five dimensions of Organizational Learning Governance and each dimension contains a tool, type Canvas, composed of strategic issues. The Framework is supported by the theories of Organizational Learning, Knowledge Management and Governance of Knowledge and Organizational Learning. In order to achieve the objective proposed for the thesis, a qualitative, applied, propositional research was carried out with exploratory and descriptive steps by bibliographic and field means. The procedures used integrative analysis including narrative review and systematic search in electronic databases of international and interdisciplinary data. At this stage of the research, it was observed that in Brazil there are no studies dealing with Governance of Organizational Learning and, at the international level, the term is used, but with few studies focused on the organizational perspective. From the theoretical studies and models of Organizational Learning Governance proposed by the literature, it was possible to identify the Organizational Learning cycles, describe the mechanisms, components and environments of the Organizational Learning Governance, understand the interrelations between them and elaborate the conceptual model of GovA. In sequence, it was possible to analyze and model the processes of Organizational Learning, Knowledge Governance and Learning Governance itself, including Organizational Learning environments, the Knowledge Cycle. The field stage of this research, was carried out to validate the GovA Framework in four moments, in a first and second with the consistency check of Dimensions and Strategic Issues with professional specialists, responsible for Knowledge Management in the Public Organization and laboratory research specialists Engin on the themes Corporate Education, Governance and Knowledge Management, Learning Networks and Organizational Learning, in a third moment with the Executive Director of the Public Organization and, in a fourth moment, with professional specialists, responsible for the Governance of Organizational Learning and Management of Knowledge of the Public Organization and theoretical experts in Knowledge Management, Knowledge Engineering, Knowledge Governance and Organizational Learning. In order to be able to better understand the framework by the interviewees, after identifying, analyzing and interrelating the constituent elements of Learning Governance, a Canvas-type tool was developed, presenting strategic questions to be answered by organizations in the five dimensions of the Framework. From the literature and the validation of the GovA Framework, it was possible to define Governance of Organizational Learning (GovA) as an organizational system for the development of dynamic capacity and self-organization, which directs the collective cognitive and behavioral processes, through a set interrelated mechanisms, components and learning environments for coping and prompt response to changes. In addition to this definition, this thesis contributes greatly by describing the mechanisms, components and environments that must be implemented and governed in order to develop Organizational Learning. This thesis concludes that the processing of GovA requires the interrelation of four mechanisms (Knowledge Management, Knowledge Cycle, Learning Cycle and Knowledge Governance), four components (Dynamic and Self-Organization Capacity, Shared Vision and Common Objectives, Reliable Information and Shared Mental Model) and a learning environment based on BA and 8C's concepts. To advance the results achieved, it is suggested as future research the development of a tool to define strategies and action plans with a view to developing the GovA, the definition of indicators for monitoring and control of the proposed Framework and, a; identification and description of methods, techniques and tools to be used by each mechanisms, components and environments of the GovA Framework, studies on the governance of Organizational Learning Environments and Organizational Learning Networks also present themselves as gapsFreire, Patrícia de SáSouza, João Artur deUniversidade Federal de Santa CatarinaRizzatti, Giselly2020-10-21T21:29:27Z2020-10-21T21:29:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis285 p.| il., quads. gráfs.application/pdf370311https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216417porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:29:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216417Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:29:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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