Possibilidades para a construção de uma docência crítico-transformadora dos formadores da área de ciências da natureza na licenciatura em educação do campo: um estudo na UFFS Campus Erechim-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coan, Cherlei Marcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216480
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2020.
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spelling Possibilidades para a construção de uma docência crítico-transformadora dos formadores da área de ciências da natureza na licenciatura em educação do campo: um estudo na UFFS Campus Erechim-RSEducaçãoEducação científica e tecnológicaEducação ruralProfessores universitáriosProfessores de biologiaProfessores de físicaProfessores de químicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2020.Esta pesquisa tem como centralidade a reflexão sobre as possibilidades para a construção de uma docência crítico-transformadora dos docentes formadores do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza da UFFS campus Erechim/RS (CIEduCampoCN/UFFS), cuja proposta contempla elementos estruturantes que procuram superar a clássica fragmentação do conhecimento. A alternância pedagógica entre o tempo comunidade e o tempo universidade, a formação por área do conhecimento e a docência multidisciplinar são alguns destes elementos que marcam as características inéditas da organização pedagógica destes cursos de formação de professores. O foco do trabalho está na formação dos formadores da área de Ciências da Natureza na e pela ação docente desenvolvida e as contradições vividas neste processo, por meio do seguinte problema de pesquisa: Em que medida a vivência dos elementos estruturantes da proposta pedagógica do CIEduCampo-CN/UFFS influencia na formação dos docentes formadores da área de Ciências da Natureza em uma perspectiva crítico-transformadora? O objetivo geral foi investigar as compreensões dos docentes formadores da área de Ciências da Natureza sobre os elementos estruturantes do CIEduCampo-CN/UFFS e como eles podem influenciar, ou não, na construção de uma docência crítico-transformadora. O estudo constitui-se a partir da tese: A vivência dos elementos estruturantes na proposta pedagógica do curso pode contribuir para a construção de uma docência crítico-transformadora dos docentes formadores. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos a análise de documentos que orientam o currículo do curso investigado e entrevistas semiestruturadas com sete docentes formadores da área de Ciências da Natureza. Os dados produzidos foram analisados com auxílio dos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Chegamos às seguintes categorias emergentes na análise das entrevistas: articulação entre teoria e prática fundamentada na alternância pedagógica, a centralidade do trabalho coletivo de docência na formação por área do conhecimento e a concepção de formação ampliada e sua articulação com o trabalho coletivo de docência. Os estudos de Molina, Caldart, Hage e Britto foram referências teóricas na formação de professores do campo. Esta pesquisa procura apontar contribuições da vivência no curso para o exercício de práticas interdisciplinares no âmbito da atuação na educação superior. A partir da análise, apontamos que o grupo de docentes que se aproxima da concepção de uma docência crítico-transformadora está integrado a uma proposta de trabalho coletivizada no curso, dinamizada por meio do planejamento e implementação de projetos integradores num movimento permanente de ação-reflexão-ação sobre a prática pedagógica. Nesta dinâmica, o desvelamento das contradições presentes nas realidades dos sujeitos passa a ser o propósito central do processo pedagógico, a partir delas se desenvolvem os conhecimentos acadêmico-científicos. No movimento de compreender a realidade, o coletivo docente amplia o entendimento acerca da exigência de um projeto de campo contra-hegemônico. Essa compreensão mais ampla dos propósitos do processo formativo na formação de professores do campo tem contribuído para a (re)construção das práticas pedagógicas, problematizando a docência deste grupo de formadores. Este estudo defende a centralidade do trabalho coletivo nos processos formativos com vistas à compreensão da natureza política e social da docência.Abstract: This research is centered on the reflection of the possibilities for the construction of a criticaltransformative teaching of the professors who form the Interdisciplinary Course in Educação do Campo [Education for and by the countryside]: Natural Sciences at UFFS campus Erechim/BR (CIEduCampo-CN/UFFS), whose proposal contemplates a series of structuring elements that seek to overcome the classic fragmentation of knowledge. The pedagogical alternation between community time and university time, training by area of knowledge, and multidisciplinary teaching are some of these elements that mark the unprecedented characteristics of the pedagogical organization of these teacher training courses. The focus of this work is on the qualification of higher education professors in the area of Natural Sciences, in and by the teaching action developed in the course and the contradictions experienced in this process, through the following research problem: To what extent experiencing the structuring elements of the pedagogical proposal of CIEduCampo-CN / UFFS influence the qualification of professors in the area of Natural Sciences in a critical-transforming perspective? The general objective was to investigate the understandings of professors who teach in Natural Sciences about the structuring elements of CIEduCampo-CN/UFFS and how they can influence, or not, in the construction of a transformative-critical teaching. The study is constituted on the thesis: Experience the structuring elements in the pedagogical proposal of the course can contribute to the construction of a critical transformative teaching on the higher education professors. Through a qualitative approach, we performed the analysis of documents that guide the curriculum of the investigated course and we conducted a semi-structured interview with seven professors graduated on Natural Sciences. The data produced were analyzed using the methodological procedures of the Textual Discursive Analysis. We arrived at the following categories emerging in the analysis of the interviews: articulation between theory and practice based on pedagogical alternation, the centrality of collective teaching work in training by area of knowledge and the concept of expanded training and its articulation with collective teaching work. The studies by Molina, Caldart, Hage and Britto were theoretical references in the formation of teachers in Educação do Campo. This research seeks to highlight the contributions of the experience in the course for the exercise of interdisciplinary practices in the higher education. Based on the analysis, we point out that the group of professors who get closer of the concept of critical-transformative teaching is integrated with a collective work proposal in the course, streamlined through the planning and implementation of integrating projects. In this dynamic, the unveiling of the contradictions present in the subjects' realities becomes the central purpose of the pedagogical process, from which academic-scientific knowledge is developed. In the movement to understand reality, the professors broadens the understanding of the demand for a counter-hegemonic project of Campo. This broader understanding of the purposes of the formative process in the training of teachers in the Educação do Campo has contributed to the (re) construction of pedagogical practices, problematizing the teaching of this group of high education professors. This study defends the centrality of collective work in qualification processes with a view to understanding the political and social nature of teaching.2020Maestrelli, Sylvia Regina PedrosaUniversidade Federal de Santa CatarinaCoan, Cherlei Marcia2020-10-21T21:30:22Z2020-10-21T21:30:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis323 p.| il.application/pdf370347https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216480porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:30:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216480Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:30:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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