Formação de professores: realidade, contradições e possibilidade do curso de licenciatura em educação do campo/UFFS - Campus Laranjeiras do Sul - 2012 - 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anhaia, Edson Marcos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190909
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Formação de professores: realidade, contradições e possibilidade do curso de licenciatura em educação do campo/UFFS - Campus Laranjeiras do Sul - 2012 - 2017EducaçãoProfessoresEducação ruralTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.O objetivo dessa pesquisa é analisar a concepção e proposta de formação de professores do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo na área de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus de Laranjeiras do Sul, considerando a realidade, suas contradições e possibilidades diante da luta dos movimentos sociais do campo pela educação e das políticas públicas no âmbito do Estado que o institucionalizaram. Com tal propósito, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: analisar as condições materiais da vida no campo brasileiro após os anos 1980, nos aspectos da estrutura fundiária, do avanço do capital e da organização e luta da classe trabalhadora; compreender as pautas dos movimentos sociais do campo sobre educação e a luta por políticas públicas; problematizar os conflitos, avanços e desafios da Licenciatura em Educação do Campo a partir da política de editais, sobretudo no que diz respeito à formação de professores e, por fim, analisar a proposta da Licenciatura em Educação do Campo da UFFS Laranjeiras do Sul e sua articulação com a luta dos movimentos sociais do campo, a partir da concepção de educação e de formação de professores previstas em seu Projeto Político Pedagógico. A questão central da investigação constitui-se em compreender quais as contradições existentes entre a luta dos movimentos sociais do campo, no que diz respeito à educação e à formação de professores e a implementação do curso estudado, no âmbito das políticas públicas do Estado. Realizamos estudo bibliográfico sobre a situação do campo brasileiro, estudo da análise de discurso considerando as pautas dos movimentos e os documentos oficiais que indicam a política educacional de formação de professores pelo PROCAMPO e a sua implementação por meio da Licenciatura em Educação do Campo, situando o caso particular do curso na UFFS LS. Para esse fim específico, realizamos também um estudo do seu Projeto Político Pedagógico, das atas do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante, bem como documentos de registro do processo de desenvolvimento do curso. Compreendemos que a Licenciatura em Educação do Campo por ser fruto da luta dos movimentos sociais do campo pode contribuir para formar professores numa perspectiva emancipadora. Embora haja um processo de internalização da lógica do capital desde sua institucionalização, contraditoriamente, pode também apresentar elementos que contribuam para formar professores numa perspectiva que tem como horizonte a emancipação humana, aproximando, por exemplo, uma formação pedagógica de uma formação política, desde que mantenha-se vinculada às lutas que se colocam contrárias às relações sociais de produção capitalistas.Abstract : The objective of this research is to analyze the conception and the teachers training proposal of the Interdisciplinary Bachelor Course in Rural Education of the Human and Social Sciences area of the Fronteira Sul Federal University - Laranjeiras do Sul campus - our object, considering its contradictions of the struggle of the rural social movements for the education and of the public policies in the State scope that institutionalized it. To achieve this, we systematized our specific objectives as follows: to analyze the material life conditions in the Brazilian countryside after the 1980s, in aspects of land structure, capital advancement and working class organization and struggle; understand the guidelines of the social movements of the rural education and the struggle for public policies; to problematize the conflicts, advances and challenges of the Bachelor in Rural Education from the edicts politics, especially with regard to the training of teachers and, finally, to analyze the proposal of the Degree in Rural Education of the UFFS - Laranjeiras do Sul and its articulation with the struggle of the social movements of the countryside, from the conception of education and teacher training provided in its Political Pedagogical Project. The key question of the investigation is to understand the contradictions between the struggle of the social movements of the countryside, with respect to the teachers education and training and the implementation of the course studied, within the scope of public policies of the State. We aim to carry out a bibliographical study on the Brazilian context of a discourse analysis, considering the guidelines of the movements and the official documents that indicate the educational policy of teachers training by PROCAMPO and its implementation through the Degree in Rural Education, placing the particular case of the course at UFFS - LS, and for this specific purpose, we also carried out a study of its Political Pedagogical Project, the minutes of the collegiate and NDE, as well as documents registration of the course development process. We understand that the Degree in Rural Education as a result of the struggle of the rural social movements can contribute to the teacher s formation in an emancipatory perspective. Although there is an internalization process of the capital logic from its institutionalization, contradictorily, it can also present elements that contribute the teachers training in a perspective that has as a horizon the human emancipation, approaching for example a pedagogical formation with solid base of a political formation, as long as it remains linked to the struggles that opposes social relations of capitalist production.D'Agostini, AdrianaVendramini, Célia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaAnhaia, Edson Marcos de2018-10-30T04:05:46Z2018-10-30T04:05:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis224 p.| il.application/pdf354592https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190909porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T04:05:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190909Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-30T04:05:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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