RECONHECIMENTO, REDISTRIBUIÇÃO E POLÍTICAS DA DIFERENÇA CULTURAL: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136037 |
Resumo: | O presente estudo pretende subsidiar a reflexão em torno das mudanças propostas recentemente para a adoção de novas diretrizes curriculares na formação de professores e na educação continuada. Políticas da diferença cultural, contempladas na educação das relações étnico-raciais, precisam estar embasadas nos princípios da justiça com equidade e nos argumentos das políticas por reconhecimento social e redistribuição, ou da discriminação reversa. As decisões governamentais de concertação para a adoção no ensino superior da inclusão de conteúdos que privilegiam as políticas da diferença cultural inauguram um novo cenário, trazendo à tona possibilidades de práticas pedagógicas e estudos que repercutem por uma temática epistemológica ainda a ser construída, pois os sujeitos serão os “outros”. Nova configuração no currículo, a apreensão na qualificação e formação dos docentes por uma temática que privilegie a adoção de uma política cultural da diferença, incluindo sujeitos historicamente excluídos do cenário do ensino, da pesquisa e da extensão nas Universidades é o caminho. |
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RECONHECIMENTO, REDISTRIBUIÇÃO E POLÍTICAS DA DIFERENÇA CULTURAL: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO SUPERIORO presente estudo pretende subsidiar a reflexão em torno das mudanças propostas recentemente para a adoção de novas diretrizes curriculares na formação de professores e na educação continuada. Políticas da diferença cultural, contempladas na educação das relações étnico-raciais, precisam estar embasadas nos princípios da justiça com equidade e nos argumentos das políticas por reconhecimento social e redistribuição, ou da discriminação reversa. As decisões governamentais de concertação para a adoção no ensino superior da inclusão de conteúdos que privilegiam as políticas da diferença cultural inauguram um novo cenário, trazendo à tona possibilidades de práticas pedagógicas e estudos que repercutem por uma temática epistemológica ainda a ser construída, pois os sujeitos serão os “outros”. Nova configuração no currículo, a apreensão na qualificação e formação dos docentes por uma temática que privilegie a adoção de uma política cultural da diferença, incluindo sujeitos historicamente excluídos do cenário do ensino, da pesquisa e da extensão nas Universidades é o caminho.INPEAU/UFSC2015-11-03T11:58:02Z2015-11-03T11:58:02Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136037MELO, ANA LUCIA AGUIARporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T11:58:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136037Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T11:58:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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