RECONHECIMENTO, REDISTRIBUIÇÃO E POLÍTICAS DA DIFERENÇA CULTURAL: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, ANA LUCIA AGUIAR
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136037
Resumo: O presente estudo pretende subsidiar a reflexão em torno das mudanças propostas recentemente para a adoção de novas diretrizes curriculares na formação de professores e na educação continuada. Políticas da diferença cultural, contempladas na educação das relações étnico-raciais, precisam estar embasadas nos princípios da justiça com equidade e nos argumentos das políticas por reconhecimento social e redistribuição, ou da discriminação reversa. As decisões governamentais de concertação para a adoção no ensino superior da inclusão de conteúdos que privilegiam as políticas da diferença cultural inauguram um novo cenário, trazendo à tona possibilidades de práticas pedagógicas e estudos que repercutem por uma temática epistemológica ainda a ser construída, pois os sujeitos serão os “outros”. Nova configuração no currículo, a apreensão na qualificação e formação dos docentes por uma temática que privilegie a adoção de uma política cultural da diferença, incluindo sujeitos historicamente excluídos do cenário do ensino, da pesquisa e da extensão nas Universidades é o caminho.
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