A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Claudio Eduardo de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167276
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_d472e587627d2e5d02f8e189739236fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167276
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagemFísica QuânticaFísica Moderna e ContemporâneaTDICEnsino de FísicaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Hoje cada vez mais esta difícil fazer com que os jovens fiquem motivados ao ir para a escola e se dediquem a disciplinas normalmente consideradas mais complexas como: Matemática e Física. Um dos motivos de tal fato é que o ambiente que eles encontram é totalmente diferente ao que estão acostumados e vivenciam do seu dia a dia. Ao invés de aulas dinâmicas, interessantes e modernas, eles encontram um ambiente ainda atrelado ao modo de ensino tradicional, ou seja, quadro e giz. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades que tornassem as aulas de Física mais atraentes e significativas como o auxilio de novas metodologias, recursos tecnológicos, em especial as TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) para estimular nos jovens o interesse pela disciplina de Física. Além da implantação de novas metodologias, foi trabalhado um tema que é pouco ou nem é abordado no Ensino Médio, a Física Quântica. Ele se trata de um tema que vem trazendo grandes contribuições para a sociedade, onde seus conceitos são utilizados de forma corriqueira pelos jovens e também se pode dizer que está presente em vários aspectos do mundo moderno. Durante o processo de intervenção foi proposto à turma de segundo ano do Ensino Médio assistir alguns vídeos, pré-estabelecidos, contidos no site “YouTube” e posteriormente a utilização do jogo SPRACE, ambos relacionados à Física Moderna. Com a finalização da etapa anterior foi realizado um debate com os jovens acerca do conteúdo proposto. Durante o debate se verificou que para muitos o conteúdo em si, não ficou claro devido as suas teorias exigirem um grau mais elevado dos conceitos básicos da Física Clássica, porém no que diz respeito a sua aplicação e importância na sociedade moderna em que estamos inseridos, a maioria ressaltou o quanto é indispensável e necessário à expansão de estudos na área. Pode-se concluir que o tema proposto despertou nos jovens o interesse e a busca pelo conhecimento na área, porém devido a uma grande defasagem em relação aos conhecimentos básicos da Física Clássica, conhecimentos estes que muitas vezes são essenciais para um bom entendimento de teorias complexas, muitos alunos em primeiro momento se mostraram desinteressados, pois não assimilaram o conteúdo. A utilização das TDICs foi essencial, pois por meio dela as teorias ganharam forma e se tornaram mais significativas para os alunos. Contudo, cabe ressaltar que nada disso surtirá efeito se o profissional responsável não estiver disposto a se planejar e se especializar no assunto.Florianópolis, SCSimões, Bruno dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Claudio Eduardo de2016-09-11T20:56:18Z2016-09-11T20:56:18Z2016-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167276porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-11T20:56:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167276Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-11T20:56:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem
title A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem
spellingShingle A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem
Souza, Claudio Eduardo de
Física Quântica
Física Moderna e Contemporânea
TDIC
Ensino de Física
title_short A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem
title_full A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem
title_fullStr A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem
title_sort A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem
author Souza, Claudio Eduardo de
author_facet Souza, Claudio Eduardo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Bruno dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Claudio Eduardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Física Quântica
Física Moderna e Contemporânea
TDIC
Ensino de Física
topic Física Quântica
Física Moderna e Contemporânea
TDIC
Ensino de Física
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-11T20:56:18Z
2016-09-11T20:56:18Z
2016-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167276
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651905710161920