Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bianca de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215256
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
id UFSC_d4eb83626d933ff89da2144dd596368d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215256
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médioBiologiaBotânicaPlantas medicinaisFarmacologiaDivulgação científicaEtnobotânicaFarmacognosiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.A proposta deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática para a disciplina de biologia, tendo como foco o conteúdo de botânica, com o objetivo de promover uma ressignificação da prática pedagógica do ensino proporcionado aos estudantes do Ensino Médio. Tendo em vista as múltiplas perspectivas do desenvolvimento cognitivo e com o intuito de proporcionar a integração da educação formal com a formação integral do educando, foram incorporados temas e práticas como: etnobotânica, saída de campo, ilustração científica, alfabetização cientifica, práticas em laboratório e divulgação científica por meio de redes sociais digitais. Um questionário semiaberto foi utilizado para avaliar a assimilação dos conhecimentos e o interesse dos estudantes sobre a temática. A análise das respostas confirmou, de modo geral, a pouca compreensão dos estudantes sobre o conteúdo de botânica, o que nos permitiu refletir sobre dificuldades relacionadas ao processo de ensinoaprendizagem e a pertinência dos assuntos abordados na sequência didática. Além disso, o questionário abordou temas relativos ao uso de plantas medicinais, constatando que grande parte faz uso delas por meio da orientação de familiares. Sendo assim, procurou-se também direcionar as práticas pedagógicas no sentido do estudo de uma abordagem etnobotânica, integrando as epistemologias dos conhecimentos científicos e culturais. Para auxílio do desenvolvimento das práticas pedagógicas foram elaboradas cartilhas com atividades de saída de campo, de desenho científico e de introdução à farmacognosia.Abstract: The purpose of this paper was to develop a didactic sequence for the biology discipline, focusing on the botany content, aiming to promote a resignification of the pedagogical practice of teaching provided to high school students. In view of the multiple perspectives of cognitive development and in order to provide the integration of formal education with the integral education of the student, themes and practices such as ethnobotany, fieldwork, scientific illustration, scientific literacy, laboratory practices and scientific dissemination through digital social networks. A semi-open questionnaire was used to assess the assimilation of knowledge and students' interest in the subject. The analysis of the responses generally confirmed the students' poor understanding of the botany content, which allowed us to reflect on difficulties related to the teaching-learning process and the relevance of the subjects addressed in the didactic sequence. In addition, the questionnaire addressed topics related to the use of medicinal plants, noting that most use them through the guidance of family members. Thus, we also sought to direct pedagogical practices towards the study of an ethnobotanical approach, integrating the epistemologies of scientific and cultural knowledge. To help the development of pedagogical practices, booklets were elaborated with field activities, scientific drawing and introduction to pharmacognosy.Tonussi, Carlos RogerioUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Bianca de2020-10-21T21:14:38Z2020-10-21T21:14:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis125 p.| il., gráfs.application/pdf369057https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215256porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215256Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médio
title Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médio
spellingShingle Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médio
Oliveira, Bianca de
Biologia
Botânica
Plantas medicinais
Farmacologia
Divulgação científica
Etnobotânica
Farmacognosia
title_short Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médio
title_full Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médio
title_fullStr Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médio
title_full_unstemmed Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médio
title_sort Proposta de sequência didática para ressignificar a prática pedagógica do ensino de botânica no ensino médio
author Oliveira, Bianca de
author_facet Oliveira, Bianca de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tonussi, Carlos Rogerio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bianca de
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Botânica
Plantas medicinais
Farmacologia
Divulgação científica
Etnobotânica
Farmacognosia
topic Biologia
Botânica
Plantas medicinais
Farmacologia
Divulgação científica
Etnobotânica
Farmacognosia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:14:38Z
2020-10-21T21:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369057
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215256
identifier_str_mv 369057
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652287160090624