Vida e trabalho do professor pesquisador em administração no sul do Brasil: uma análise com base na sociologia da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Daniel Moraes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122626
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013.
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spelling Vida e trabalho do professor pesquisador em administração no sul do Brasil: uma análise com base na sociologia da ciênciaAdministraçãoCiencia -Aspectos sociaisCiencia da administraçãoPesquisadoresBrasil, SulTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013.A prática da ciência é, ao mesmo tempo, um processo dereflexão, de tensão, onde o exercício da profissão parece tomar parte davida do sujeito, entrelaçando-se de forma quase indissolúvel. Isto é frutode escolhas de um sujeito, que ao optar pela carreira acadêmica, precisaquestionar-se quanto às suas escolhas e suas consequências, muitoembora não o faça, muitas vezes, de forma consciente. A ciência daadministração traz na sua composição um desafio em relação a estasescolhas, pois, como ciência social aplicada, é demandada a responderaos desafios propostos pelo seu campo científico e pela própriasociedade. O referencial teórico de base está na sociologia da ciência,considerando especialmente o trabalho de Pierre Bourdieu quanto aoconceito de campo e capital científico. A partir da trajetória de 17sujeitos, professores pesquisadores de Programas de Pós-Graduaçãocredenciados e reconhecidos, no sul do Brasil, foi possível entender adinâmica do campo científico da administração, discutindo os principaiselementos que a caracterizam. Utilizando-se da história oral temática eda como técnica de pesquisa, buscou-se responder ao problema depesquisa, que questionava: como a configuração da comunidadecientífica e as escolhas dos professores-pesquisadores dentro dessecampo refletem o conhecimento científico em Administração? Com estetrabalho foi possível, analisar a configuração do campo científico daciência da administração no Brasil, a partir da visão dos entrevistados;identificar as possibilidades de escolha da trajetória profissional para oprofessor pesquisador em administração no Brasil; descrever a agendade trabalho do professor pesquisador em administração e analisar comoos elementos do capital científico influenciam a carreira do professorpesquisador em administração. Desta forma, espera-se contribuir para oavanço nos estudos acerca do campo da ciência da administração noBrasil, discutindo a dinâmica do próprio campo e, sobretudo, dandosuporte à reflexão sobre a trajetória profissional e os elementos pessoaisda vida do professor pesquisador em administração. <br>Abstract : The practice of science is at the same time, a reflexive processand a tension process, where the profession seems to be part of thesubject?s life, weaving is almost unbreakable. This is the result ofchoices of a subject. Opting for an academic career, the subjects need toask themselves about their choices and their consequences, although itdoes not often consciously. The management science brings a challengein their composition with respect to these choices because, as appliedsocial science, is defendant to respond to the challenges of the scientificfield and the society itself. The theoretical base is in the sociology ofscience, especially considering the work of Pierre Bourdieu and hisconcepts of scientific field and scientific capital. Based on the trajectoryof 17 subjects, all of them teachers and researchers accredited andrecognized on postgraduate programs, in southern Brazil, it was possibleto understand the dynamics of the scientific field of management,discussing the main elements that characterize it. Using the thematictype of oral history as a method of research, we sought to answer theresearch problem, which questioned: How the configuration of thescientific community and the choices of the teacher researchers reflectscientific knowledge into management science? With this thesis, weanalyze the configuration of the scientific field of management sciencein Brazil, from the point of view of respondents, identifying the choiceof professional career to teacher researcher in management in Brazil;describe the work schedule of the teacher researcher in management andanalyze how the elements of scientific capital influence the career ofteacher researchers in management. Thus, it is expected to contribute tothe advancement in the studies on the field of management science inBrazil, discussing the dynamics of the field itself and, above all,supporting reflection on the career path and the elements of the personallife of the teacher researcher on the field of management science.Oliveira, Mauricio Roque Serva deUniversidade Federal de Santa CatarinaPinheiro, Daniel Moraes2014-08-06T17:10:02Z2014-08-06T17:10:02Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis267 p.| il.application/pdf321638https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122626porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:10:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122626Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:10:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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