Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75444 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
id |
UFSC_d51b3e479020fdbc49ddb80c73d753c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75444 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Da geografia que se ensina a genese da geografia modernaGeografiaEstudo e ensinoTesesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da EducaçãoA geografia escolar encerra um discurso aparentemente neutro em que se destaca a dificuldade de articular satisfatoriamente a relação entre sociedade e natureza. Tratando tanto do meio natural quanto da sociedade, a geografia diferencia-se das demais ciências e apesar das possibilidades de dar conta da realidade por trabalhar as duas esferas que a compõem, dela se distancia por sua incapacidade de considerar o espaço como uma construção social. A forma fragmentária e dualista da geografia escolar explica-se em parte pelas relações entre esta disciplina e a expansão da escolaridade que são muito mais profundas do que se possa imaginar à primeira vista, pois tanto a geografia moderna como o sistema público de ensino são fruto do século XIX. Outra fonte para o entendimento da dualidade no interior da geografia é o estudo particular da história da Alemanha no século XIX, pois é neste país que florece a geografia moderna e que se dá a introdução desta ciência como disciplina escolar obrigatória na composição curricular dos três níveis de ensino. Razões históricas específicas de ordem material e ideológica, explicam o seu nascimento, apesar de abordar a problemática da dualidade homem-natureza no seio da geografia tradicional, o presente estudo demonstra sua presença muito além dos limites da própria geografia. No entanto Alexander von Humboldt e Karl Ritter, os primeiros formuladores da geografia moderna, em suas propostas teóricas, articulando geografia geral e geografia regional, propiciaram a sistematização do conhecimento geográfico e sua existência como ciência autônoma, conforme padrões modernos.Assmann, Selvino JoseUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Raquel Maria Fontes do Amaral2012-10-16T01:22:22Z2012-10-16T01:22:22Z19881988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf91150http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75444porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T16:07:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75444Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T16:07:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna |
title |
Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna |
spellingShingle |
Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral Geografia Estudo e ensino Teses |
title_short |
Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna |
title_full |
Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna |
title_fullStr |
Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna |
title_full_unstemmed |
Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna |
title_sort |
Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna |
author |
Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral |
author_facet |
Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assmann, Selvino Jose Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Estudo e ensino Teses |
topic |
Geografia Estudo e ensino Teses |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988 1988 2012-10-16T01:22:22Z 2012-10-16T01:22:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
91150 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75444 |
identifier_str_mv |
91150 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652344415485952 |