Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75444
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_d51b3e479020fdbc49ddb80c73d753c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75444
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da geografia que se ensina a genese da geografia modernaGeografiaEstudo e ensinoTesesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da EducaçãoA geografia escolar encerra um discurso aparentemente neutro em que se destaca a dificuldade de articular satisfatoriamente a relação entre sociedade e natureza. Tratando tanto do meio natural quanto da sociedade, a geografia diferencia-se das demais ciências e apesar das possibilidades de dar conta da realidade por trabalhar as duas esferas que a compõem, dela se distancia por sua incapacidade de considerar o espaço como uma construção social. A forma fragmentária e dualista da geografia escolar explica-se em parte pelas relações entre esta disciplina e a expansão da escolaridade que são muito mais profundas do que se possa imaginar à primeira vista, pois tanto a geografia moderna como o sistema público de ensino são fruto do século XIX. Outra fonte para o entendimento da dualidade no interior da geografia é o estudo particular da história da Alemanha no século XIX, pois é neste país que florece a geografia moderna e que se dá a introdução desta ciência como disciplina escolar obrigatória na composição curricular dos três níveis de ensino. Razões históricas específicas de ordem material e ideológica, explicam o seu nascimento, apesar de abordar a problemática da dualidade homem-natureza no seio da geografia tradicional, o presente estudo demonstra sua presença muito além dos limites da própria geografia. No entanto Alexander von Humboldt e Karl Ritter, os primeiros formuladores da geografia moderna, em suas propostas teóricas, articulando geografia geral e geografia regional, propiciaram a sistematização do conhecimento geográfico e sua existência como ciência autônoma, conforme padrões modernos.Assmann, Selvino JoseUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Raquel Maria Fontes do Amaral2012-10-16T01:22:22Z2012-10-16T01:22:22Z19881988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf91150http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75444porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T16:07:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75444Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T16:07:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna
title Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna
spellingShingle Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna
Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral
Geografia
Estudo e ensino
Teses
title_short Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna
title_full Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna
title_fullStr Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna
title_full_unstemmed Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna
title_sort Da geografia que se ensina a genese da geografia moderna
author Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral
author_facet Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assmann, Selvino Jose
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Raquel Maria Fontes do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Estudo e ensino
Teses
topic Geografia
Estudo e ensino
Teses
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988
1988
2012-10-16T01:22:22Z
2012-10-16T01:22:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 91150
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75444
identifier_str_mv 91150
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652344415485952