Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Márcia Eunice
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86522
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_d56a70a39eba85f712bce25677126bd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86522
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da BahiaEngenharia de produçãoProfessores -FormaçãoEnsino a distanciaEducação permanenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Os baixos índices de rendimento escolar, a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, aliadas à emergência de um mercado, marcado pela competitividade e exigindo níveis mais elevados de formação profissional, propõem mudanças nas organizações e nos modelos educacionais. As melhorias propostas para a Educação Básica, sugerem desafios à formação dos professores. Na sociedade contemporânea, o papel do professor formado na escola tradicional tem sido questionado. Observa-se que, somadas à discutida má formação para a carreira docente e conseqüente desvalorização da mesma, está a falta de qualificação profissional, que contribui à acentuada deficiência na qualidade educacional. A busca de alternativas, que proporcionem condições de estudo aos professores e políticas que favoreçam a constituição de um corpo docente mais qualificado, traz a educação a distância como uma possibilidade de formação continuada, devido às sua características. A educação a distância vem se destacando como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento. Este trabalho trata inicialmente de aspectos relacionados a formação continuada de professores, inferindo na educação continuada no ambiente empresarial, analisando a utilização da educação a distância nas ações de ensino e na melhoria da qualidade da educação. É apresentado como estudo de caso o Curso de Complementação para Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia, implementado no Estado da Bahia, por um convênio entre a Secretaria de Educação do referido estado e a Universidade Federal de Santa Catarina.Florianópolis, SCRosa, Silvana BernardesUniversidade Federal de Santa CatarinaLobo, Márcia Eunice2012-10-21T07:48:57Z2012-10-21T07:48:57Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf224502http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86522porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:23:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86522Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:23:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia
title Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia
spellingShingle Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia
Lobo, Márcia Eunice
Engenharia de produção
Professores -
Formação
Ensino a distancia
Educação permanente
title_short Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia
title_full Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia
title_fullStr Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia
title_full_unstemmed Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia
title_sort Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia
author Lobo, Márcia Eunice
author_facet Lobo, Márcia Eunice
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Silvana Bernardes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Márcia Eunice
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Professores -
Formação
Ensino a distancia
Educação permanente
topic Engenharia de produção
Professores -
Formação
Ensino a distancia
Educação permanente
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T07:48:57Z
2012-10-21T07:48:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224502
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86522
identifier_str_mv 224502
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652324919312384