Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86522 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_d56a70a39eba85f712bce25677126bd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86522 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da BahiaEngenharia de produçãoProfessores -FormaçãoEnsino a distanciaEducação permanenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Os baixos índices de rendimento escolar, a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, aliadas à emergência de um mercado, marcado pela competitividade e exigindo níveis mais elevados de formação profissional, propõem mudanças nas organizações e nos modelos educacionais. As melhorias propostas para a Educação Básica, sugerem desafios à formação dos professores. Na sociedade contemporânea, o papel do professor formado na escola tradicional tem sido questionado. Observa-se que, somadas à discutida má formação para a carreira docente e conseqüente desvalorização da mesma, está a falta de qualificação profissional, que contribui à acentuada deficiência na qualidade educacional. A busca de alternativas, que proporcionem condições de estudo aos professores e políticas que favoreçam a constituição de um corpo docente mais qualificado, traz a educação a distância como uma possibilidade de formação continuada, devido às sua características. A educação a distância vem se destacando como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento. Este trabalho trata inicialmente de aspectos relacionados a formação continuada de professores, inferindo na educação continuada no ambiente empresarial, analisando a utilização da educação a distância nas ações de ensino e na melhoria da qualidade da educação. É apresentado como estudo de caso o Curso de Complementação para Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia, implementado no Estado da Bahia, por um convênio entre a Secretaria de Educação do referido estado e a Universidade Federal de Santa Catarina.Florianópolis, SCRosa, Silvana BernardesUniversidade Federal de Santa CatarinaLobo, Márcia Eunice2012-10-21T07:48:57Z2012-10-21T07:48:57Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf224502http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86522porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:23:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86522Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:23:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia |
title |
Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia |
spellingShingle |
Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia Lobo, Márcia Eunice Engenharia de produção Professores - Formação Ensino a distancia Educação permanente |
title_short |
Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia |
title_full |
Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia |
title_fullStr |
Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia |
title_full_unstemmed |
Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia |
title_sort |
Um panorama da capacitação de professores em processos de formação contininuada: o caso do curso de complementação em licenciatura da Bahia |
author |
Lobo, Márcia Eunice |
author_facet |
Lobo, Márcia Eunice |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Silvana Bernardes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Márcia Eunice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Professores - Formação Ensino a distancia Educação permanente |
topic |
Engenharia de produção Professores - Formação Ensino a distancia Educação permanente |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-21T07:48:57Z 2012-10-21T07:48:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
224502 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86522 |
identifier_str_mv |
224502 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652324919312384 |