A construção do ser professor e a capacitação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquesim, Dejanira Fontebasso, 1974-
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596853
Resumo: Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
id UNICAMP-30_b0ee7cc69bbde35a9364d86e32602bca
oai_identifier_str oai::302792
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A construção do ser professor e a capacitação docenteProfessores - FormaçãoEducação permanentePrática de ensinoOrientador: Guilherme do Val Toledo PradoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem por objetivo principal analisar a relação existente entre construçâo do saber docente e formação docente tomando como pano de fundo o programa de capacitação docente realizado na rede Municipal de Jundiaí, buscando compreender como os programas de capacitação em serviço determinam mudanças no fazer docente em sala de aula. Para isso, realizei um trabalho de campo., no curso de capacitação da Rede Municipal de Jundiaí, na qual trabalho como docente, partindo das questões enunciadas na conclusão de um trabalho monográfico que realizei na mesma rede para a conclusão de meu curso de pedagogia. Associado ao trabalho de campo, trabalhei com depoimentos, registros de comentários, solicitações escritas de avaliação do programa, entrevistas, análise de materiais e documentos (ver inventário no anexo). Os dados coletados interpretados à luz da bibliografia, revelaram que existe um descompasso entre a proposta de criação dos cursos de capacitação e o que estes sâo realmente no seu desenvolvimento. O saber docente aplicado em sala de aula é resultado de toda uma vida no sentido social e formativo; a capacitaçào transforma apenas as técnicas, mas não alcança os saberes docentes. Não se trata apenas de instituir cursos de eapacitação. Formar professores transcende este conceito, há que se garantir que o professor perceba a importância e anseie por esta mudança na sua prática. Esta pesquisa contribui lançando questões aos formuladores de cursos de capacitaç5o para que busquem novos caminhos ao implantar tais cursos e para os professores, alertando para que estes precisam exigir o direito de escrever sua história com suas próprias mãosAbstract: The present paper has for main goal to analyze the relation between the construction of the educational knowledge and educational formation taking as basis the program of educational training accomplished in Jundiai Municipal educational system, trying to comprehend how the training programs in service determine changes in the do prelecter in class room. Thus, I accomplished a fieldwork, in the training course of the Municipii educational system of Jundiai, in which I work as a teacher, starting with the statements in the conclusion of a monograph that I accomplished at the same educationai system for my pedagogy course completion. In association with the fieldwork, I worked with depositions,. comment records, written soiicitations of the program evaluation, interviews, materials and documents analysis (see register attached). The collected data interpreted through the bibliography, revealed that there is an unsteadiness between the proposai of the training courses creation and what they really are in their development. The educational knowledge applied in the classroom, is the result of an entire life in the social and formative senses; the training transforms only the techniques, but it does not reach the educaiional knowledge. It does not mean setting up training courses only. Forming teachers transcends this concept, it is necessary to guarantee that the teacher realizes the importance and craves for this change in his/her practice. This research contribuies by launching questions to the formulators of the training courses so that they look for new ways when establishing these courses, and for the teachers aierting them that they should demand the right to write their history with their own handsMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarquesim, Dejanira Fontebasso, 1974-20032003-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf150p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596853MARQUESIM, Dejanira Fontebasso. A construção do ser professor e a capacitação docente. 2003. 150p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596853. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/302792porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T08:10:51Zoai::302792Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T08:10:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do ser professor e a capacitação docente
title A construção do ser professor e a capacitação docente
spellingShingle A construção do ser professor e a capacitação docente
Marquesim, Dejanira Fontebasso, 1974-
Professores - Formação
Educação permanente
Prática de ensino
title_short A construção do ser professor e a capacitação docente
title_full A construção do ser professor e a capacitação docente
title_fullStr A construção do ser professor e a capacitação docente
title_full_unstemmed A construção do ser professor e a capacitação docente
title_sort A construção do ser professor e a capacitação docente
author Marquesim, Dejanira Fontebasso, 1974-
author_facet Marquesim, Dejanira Fontebasso, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquesim, Dejanira Fontebasso, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação permanente
Prática de ensino
topic Professores - Formação
Educação permanente
Prática de ensino
description Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-12-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596853
MARQUESIM, Dejanira Fontebasso. A construção do ser professor e a capacitação docente. 2003. 150p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596853. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MARQUESIM, Dejanira Fontebasso. A construção do ser professor e a capacitação docente. 2003. 150p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596853. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/302792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
150p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138386090393600