Regulação, acreditações e a prática científica em escolas de gestão: uma análise a partir da sociologia da ciência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129080 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014 |
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Regulação, acreditações e a prática científica em escolas de gestão: uma análise a partir da sociologia da ciênciaAdministraçãoEstudo e ensinoAdministraçãoPesquisaBrasilDesempenhoProdução científicaSociologia do conhecimentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014O contexto da produção científica contemporânea na área de administração no Brasil tem sido marcado pelas regulações e por um modelo de governança da área. Tendo em vista a influência das métricas de avaliação e da performance científica no campo, essa pesquisa tem por objetivo ampliar a compreensão dos efeitos das regulações e da acreditação na prática científica, a partir de uma abordagem sociológica da ciência. A partir de um desenho de pesquisa baseado na história oral temática, tendo como tema as regulações e levando em conta as críticas operadas pelos próprios atores, foram feitas 7 entrevistas com professores-pesquisadores de Programas de Pós-graduação em administração levando em conta as seguintes dimensões: dinâmica institucional, dinâmica organizacional nas escolas e a prática científica. Analisou-se o histórico do campo, a importância do sistema de pontos, o conceito de qualidade, a internacionalização, as instituições, a carreira e a prática científica e, por fim, o cotidiano. Verificou-se que a prática científica foi se alterando ao longo do tempo sob influência da regulação e das acreditações. A prática científica foi se modificando quanto às habilidades necessárias ao pesquisador, ao perfil do pesquisador, ao tempo e espaço da produção, ao cotidiano, ao reconhecimento e à credibilidade, com a construção da própria carreira e da disputa pelo conceito de qualidade no campo. A influência da regulação e das acreditações na prática científica passa pela administração da ciência nas escolas de gestão e essa prática científica é desenvolvida e aprendida pelo processo de formação e socialização. Ao mesmo tempo que se critica o modelo no discurso, pouco se questiona na prática. Assim, essa pesquisa contribui para uma reflexão da ciência a partir de sua prática.<br>Abstract: The governance model, regulation and accreditation have shaped the context of contemporary scientific production in the field of management in Brazil. Given the influence of evaluation metrics and scientific performance in this area, this research aims to broaden the understanding of the effects of regulation on scientific practice, from asociological science approach. The research was conducted via oralhistory of 7 interviews with professors and researchers of Postgraduate Programs in management. We approached regulation and accreditation taking into account the critics operated by the actors themselves, and used the following dimensions: institutional dynamics, organizational dynamics in schools and the practices. We analyzed the history of the scientific field, the importance of the "counting-point system" of papers, the concept of quality, the internationalization of programs, the institutions, the career, the scientific practice and, finally, the quotidian. We found that scientific practice has changed over time, by incorporating practices and quality concepts under the influence of regulation and accreditation. Scientific practice has demanded changing in: skills necessary to researcher, the time and space of production, daily life, recognition and credibility with the construction of their own careers. The influence of regulation and accreditation in scientific practice goes through the administration of science in business schools and this scientific practice is developed and learned by formation and socialization process. While the current model is criticized in the speech and discourse, just a little is questioned in practice. Thus, this research contributes to a scholars and society's reflection of science from its practice in this area.Oliveira, Mauricio Roque Serva deUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Danilo José Alano2015-02-05T20:40:26Z2015-02-05T20:40:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis189 p. | ils., tabs.application/pdf328518https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129080porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:40:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129080Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:40:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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