Mídias do conhecimento na autoconstrução de sujeitos complexos: um estudo de caso no Museu de Arte Moderna da Bahia
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93630 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
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Mídias do conhecimento na autoconstrução de sujeitos complexos: um estudo de caso no Museu de Arte Moderna da BahiaGestão do conhecimentoMuseus de arteBahiaAprendizagemArtesCriação (literária, artística, etc)CogniçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010Percebendo o ser humano como uma eco-geno-feno-auto-re-organização (MORIN, 2001; 2003), a pesquisa voltou-se para o desenvolvimento de ambientes de colaboração e compartilhamento de experiências estético-artísticas no Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM BA e em uma comunidade próxima ao museu. Compreendendo-se os meios de expressão visuais e meios de comunicação como mídias do conhecimento, o problema da pesquisa configurou-se na seguinte pergunta: Como desenvolver programas institucionais de mediação cultural em artes visuais com comunidades, para possibilitar a autoconstrução de sujeitos complexos? O estudo teve como objetivo geral desenvolver uma estrutura de referência para a mediação cultural em espaços museais, sob a perspectiva do pensamento complexo. Foi realizada uma pesquisa-ação integral e sistêmica, que permeou as fronteiras das áreas do conhecimento que compõem o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, sendo seu enfoque principal as Mídias do Conhecimento. A metodologia foi utilizada como estratégia (MORIN, 2001), tendo sido configurado um Projeto Piloto, intitulado Linha do Abraço desenvolvido com moradores de uma comunidade próxima ao MAM BA. Os ambientes constituídos e o fazer artístico dos sujeitos da pesquisa foram investigados a partir do paradigma da complexidade (MORIN, 2001), da biologia do amor (MATURANA, 2002), da teoria da atuação (VARELA; THOMPSON; ROSCH, 2003) e dos entrelaçamentos entre cognição e arte (EFLAND, 2002; FIALHO, 2001). A observação participante, a escuta sensível (BARBIER, 2003) e o registro de atividades realizadas configuraram as técnicas de pesquisa utilizadas. Diagnosticaram-se possibilidades de mudanças nos sistemas de construção de significados, na percepção dos espaços da comunidade e do museu, assim como nos sentimentos e sensações dos participantes e da própria pesquisadora.By perceiving the human being as an eco-gen-feno-self-re-organization (Morin, 2001; 2003), the research focused on the establishment of a collaborative and aesthetic-artistic experience sharing environments at the Museum of Modern Art of Bahia # MAM/BA and a community of people who live near this museum. Understanding the visual expression and means of communication as knowledge media the research problem was designed from the question, #How can institutional programmes for cultural mediation in visual arts be developed with communities in order to enable the self-construction of complex individuals?# The research aimed at developing a frame of reference for cultural mediation in museum spaces, from the perspective of complex thinking. This case study permeated the boundaries of the knowledge areas that constitute the Knowledge Engineering and Management post graduation programme and it focused mainly on knowledge media. In this work, the approaching methodology was used as a strategy (Morin, 2001) to set a project to be developed with residents of a community close to the museum. The project itself was named The Embrace Line. Both the environment and the artistic performance of the research participants were approached from the points of view of the complexity paradigm (Morin, 2001), of the biology of love (Maturana, 2002), of the theory of action (Varela, Thompson, Rosch, 2003) and of the interlacement of art and cognition (Efland, 2002; Fialho, 2001) in the construction of meaning. The techniques chosen to be used in this research were participant observation, sensitive listening (Barbier, 2003) and the recording of performed activities. The possibility of changes in the meaning construction systems, in the perception of the community´s spaces as well as in the museum, and also in the participants and the researcher´s own feelings and sensations was diagnosed.Fialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Roseli Amado da Silva2012-10-25T01:07:12Z2012-10-25T01:07:12Z2012-10-25T01:07:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis238 p.| il., grafs., tabs.application/pdf274985http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93630porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T23:53:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93630Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T23:53:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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