Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87098 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_cb1f96a36199c29dd7ce60559eeb5f92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87098 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológicaEngenharia de produçãoCriação (literária, artística, etc)ConhecimentoGestão do conhecimentoCogniçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Pesquisa descritiva sobre a criação e o compartilhamento de conhecimentos em comunidades de prática, visando a uma proposta metodológica. Para a sistematização da proposta, foi realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada em um estudo de caso na Secretaria Municipal de Recursos Humanos # SMRH - da Prefeitura Municipal de Curitiba. Elabora um diagnóstico dessa Instituição; observa, descreve e analisa os processos de criação e troca de conhecimentos; os elementos da teoria de Wenger sobre aprendizagem em comunidades de prática e identifica os estilos cognitivos dos membros do grupo observado no momento em que vivenciam um determinado problema ou situação. Verifica pelo diagnóstico que o processo de criação e troca de conhecimentos é priorizado como estratégia, fazendo parte da cultura da Organização. Mediante dezesseis entrevistas com as pessoas-chave, constata que o desenvolvimento e aplicação de conhecimento são percebidos por 62,5% dos entrevistados; a priorização do conhecimento está presente no discurso de 81,25% dos sujeitos da pesquisa; a criação de novos produtos e o compartilhamento de conhecimentos são lembrados por 50% dos entrevistados; a importância de uma rede de pessoas na troca de conhecimentos é mencionada por 87,5% das pessoas e a existência de comunidades de prática é indicada por apenas 31,25% dos entrevistados. Pela observação do grupo objeto de investigação, verifica que o processo de troca de conhecimentos acontece nos encontros informais, em reuniões formais, nos fóruns de estudos e nas visitas. A criação de conhecimentos é realizada segundo os conceitos de Nonaka e Takeuchi (1997), envolvendo os quatro grupos do Projeto RH # Aprender. O engajamento das pessoas aos diferentes grupos se dá pela reciprocidade, pela competência e pelo desejo de continuidade do trabalho. O alinhamento realiza-se pelos fatores convergência, coordenação e decisão. A criação de imagens do mundo, ou seja, a imaginação do grupo é feita pela orientação (tempo e espaço), pela reflexão (representações, padrões e procedimentos) e pela exploração de competências e ferramentas para socialização do conhecimento. Confirma-se que as atividades desempenhadas, as atitudes e a forma de receber e transmitir as informações são condizentes com o estilo cognitivo de cada um dos membros do grupo estudado. Os estilos cognitivos influenciam também na dinâmica, na energia, na solicitude, na afetividade, na comunicação, na imaginação e no engajamento. Como produto desta pesquisa, apresenta-se a proposta metodológica para criação e troca de conhecimento em comunidades de prática, indicando os procedimentos para o diagnóstico da instituição, para o planejamento e a criação do ambiente e para as ações de implementação.Florianópolis, SCSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Helena de Fátima Nunes2012-10-21T14:40:32Z2012-10-21T14:40:32Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis211 f.| il.application/pdf205901http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87098porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T13:36:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87098Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T13:36:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica |
title |
Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica |
spellingShingle |
Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica Silva, Helena de Fátima Nunes Engenharia de produção Criação (literária, artística, etc) Conhecimento Gestão do conhecimento Cognição |
title_short |
Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica |
title_full |
Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica |
title_fullStr |
Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica |
title_full_unstemmed |
Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica |
title_sort |
Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica |
author |
Silva, Helena de Fátima Nunes |
author_facet |
Silva, Helena de Fátima Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Neri dos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Helena de Fátima Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Criação (literária, artística, etc) Conhecimento Gestão do conhecimento Cognição |
topic |
Engenharia de produção Criação (literária, artística, etc) Conhecimento Gestão do conhecimento Cognição |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T14:40:32Z 2012-10-21T14:40:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
205901 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87098 |
identifier_str_mv |
205901 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
211 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652396731039744 |