A arte de ouvir RAP (e de fazer a si mesmo): investigando o processo de apropriação musical
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91706 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaHinkel, JaisonMaheirie, Katia2012-10-24T01:42:36Z2012-10-24T01:42:36Z20082008254626http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91706Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Esta pesquisa teve por objetivo investigar se há e como se processa a relação estética entre sujeitos ouvintes e a música Rap, no processo de apropriação musical. Partimos de uma perspectiva sócio-histórica, onde as reflexões metodológicas propostas por Vygotski estiveram tecidas as idéias de Bakhtin, como também as contribuições de Sartre, em um movimento dialógico com alguns leitores que se fazem interlocutores destes autores. A partir deste horizonte, realizamos entrevistas individuais e abertas com cinco jovens moradores de periferia da região de Blumenau/SC. As análises indicaram a apropriação musical dos sujeitos investigados como um complexo processo que envolve aspectos referentes às propriedades físico-perceptuais do objeto estético Rap e a biografia de cada sujeito-ouvinte. O corpo do sujeito, a forma (musicalidade) e o conteúdo (protesto) do Rap, e a mediação da alteridade e do imaginário, se fizeram categorias centrais para a compreensão do processo de apropriação musical. O enlace entre as dimensões ética e estética também ocupou lugar de destaque nas análises, posto que indicou a afetividade como postura central no sujeito musical, onde a transmutação afetiva (catarse) possibilitou aos entrevistados realizar movimentos de (re)invenção biográfica. Assim, a apropriação musical se mostrou como um complexo processo de conversão do coletivo em singular, fenômeno que exige um lugar co-criador do sujeito-ouvinte que se apropria dos significados expressos nas músicas e produz, a partir destes, novas zonas de sentido.porFlorianópolis, SCPsicologiaRAPCatarseA arte de ouvir RAP (e de fazer a si mesmo): investigando o processo de apropriação musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL254626.pdfapplication/pdf684148https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91706/1/254626.pdf077e722ea9747b7a786d4ea3ac218141MD51TEXT254626.pdf.txt254626.pdf.txtExtracted Texttext/plain343101https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91706/2/254626.pdf.txt907ce728b07b1d7381d33fa532f5cf09MD52THUMBNAIL254626.pdf.jpg254626.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91706/3/254626.pdf.jpg17c5fe55264257d845050f0e046e7eaaMD53123456789/917062013-04-30 15:46:45.321oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91706Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T18:46:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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