Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Laura Kemp de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133089
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.
id UFSC_d599e345cfacdd25c7d0aae27c8ff417
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133089
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidadePsicologiaCriancas deficientes visuaisAspectos psicológicosFotografiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.Esta tese narra diferentes vivências em variados lugares. Trata-se de uma investigação sobre o processo de constituição de olhares de cinco crianças/jovens com deficiência visual, com idades entre 07 a 14 anos. Como ferramenta para produção de informação, foram criadas narrativas fotográficas e audiovisuais em distintos espaços da cidade por elas escolhidos. Na trama desta ideia, desenvolveu-se ao longo do percurso vários olhares; dos sujeitos com quem se pesquisou, da pesquisadora e de muitos outros que direta ou indiretamente participaram da investigação. Os capítulos relatam encontros com a cegueira, em diálogo com as veredas do processo de criação da pesquisa: experiências com o grupo de crianças/jovens em Florianópolis em uma oficina sobre fotografia e cidades; com cada criança/jovem para a produção e leitura das suas narrativas; e incursões com Evgen Bavc'ar em países estrangeiros. Com os resultados, constatou-se que a produção das narrativas contribuiu para ampliar e constituir olhares das crianças/jovens, são retratos em movimento de si mesmas. Elas foram criadoras de suas próprias experiências, deixaram seus rastros e permitiram que modos de ver e viver o mundo sejam reinventados. Em muitos casos foi o olhar do outro que viu limites, demonstrando como a deficiência é socialmente produzida. Evidenciou-se que tanto o ver como o não ver são socialmente constituídos: todas as pessoas criam olhares, com a mediação do outro.Zanella, Andrea VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMattos, Laura Kemp de2015-05-26T04:08:41Z2015-05-26T04:08:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis221 p.| il.application/pdf333630https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133089porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133089Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade
title Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade
spellingShingle Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade
Mattos, Laura Kemp de
Psicologia
Criancas deficientes visuais
Aspectos psicológicos
Fotografia
title_short Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade
title_full Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade
title_fullStr Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade
title_full_unstemmed Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade
title_sort Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade
author Mattos, Laura Kemp de
author_facet Mattos, Laura Kemp de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanella, Andrea Vieira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Laura Kemp de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Criancas deficientes visuais
Aspectos psicológicos
Fotografia
topic Psicologia
Criancas deficientes visuais
Aspectos psicológicos
Fotografia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-26T04:08:41Z
2015-05-26T04:08:41Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 333630
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133089
identifier_str_mv 333630
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652318139219968