Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133089 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_d599e345cfacdd25c7d0aae27c8ff417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133089 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidadePsicologiaCriancas deficientes visuaisAspectos psicológicosFotografiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.Esta tese narra diferentes vivências em variados lugares. Trata-se de uma investigação sobre o processo de constituição de olhares de cinco crianças/jovens com deficiência visual, com idades entre 07 a 14 anos. Como ferramenta para produção de informação, foram criadas narrativas fotográficas e audiovisuais em distintos espaços da cidade por elas escolhidos. Na trama desta ideia, desenvolveu-se ao longo do percurso vários olhares; dos sujeitos com quem se pesquisou, da pesquisadora e de muitos outros que direta ou indiretamente participaram da investigação. Os capítulos relatam encontros com a cegueira, em diálogo com as veredas do processo de criação da pesquisa: experiências com o grupo de crianças/jovens em Florianópolis em uma oficina sobre fotografia e cidades; com cada criança/jovem para a produção e leitura das suas narrativas; e incursões com Evgen Bavc'ar em países estrangeiros. Com os resultados, constatou-se que a produção das narrativas contribuiu para ampliar e constituir olhares das crianças/jovens, são retratos em movimento de si mesmas. Elas foram criadoras de suas próprias experiências, deixaram seus rastros e permitiram que modos de ver e viver o mundo sejam reinventados. Em muitos casos foi o olhar do outro que viu limites, demonstrando como a deficiência é socialmente produzida. Evidenciou-se que tanto o ver como o não ver são socialmente constituídos: todas as pessoas criam olhares, com a mediação do outro.Zanella, Andrea VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMattos, Laura Kemp de2015-05-26T04:08:41Z2015-05-26T04:08:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis221 p.| il.application/pdf333630https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133089porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133089Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade |
title |
Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade |
spellingShingle |
Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade Mattos, Laura Kemp de Psicologia Criancas deficientes visuais Aspectos psicológicos Fotografia |
title_short |
Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade |
title_full |
Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade |
title_fullStr |
Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade |
title_full_unstemmed |
Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade |
title_sort |
Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade |
author |
Mattos, Laura Kemp de |
author_facet |
Mattos, Laura Kemp de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanella, Andrea Vieira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Laura Kemp de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Criancas deficientes visuais Aspectos psicológicos Fotografia |
topic |
Psicologia Criancas deficientes visuais Aspectos psicológicos Fotografia |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-26T04:08:41Z 2015-05-26T04:08:41Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
333630 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133089 |
identifier_str_mv |
333630 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
221 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652318139219968 |