Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83745 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacialEngenharia de produçãoGeometriaMetodos de ensinoMatematicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo deste trabalho é propor estratégias para o ensino da geometria, que ressaltem a importância da otimização de recursos didáticos para o ensino da matemática. Baseando-se nas teorias construtivistas, pretende-se propor, descrever, aplicar, analisar, interpretar e validar estratégias de ensino para a geometria, utilizando materiais didáticos manipuláveis. Os geoplanos, sólidos geométricos convexos e não-convexos foram elaborados pelo laboratório de matemática do CEFET-PR e proporcionam a visualização dos elementos geométricos. Eles têm a finalidade de permitir ao aluno, pelo manuseio dos mesmos, construir seu próprio conhecimento, favorecer a aplicação prática dos conceitos geométricos na resolução de problemas, estimulando assim uma aprendizagem significativa. Para tanto, investigou-se a geometria em dois contextos: o primeiro refere-se às aulas ministradas na sala de aula teórica, denominada ''Sala de Aula Teórica'' e o segundo refere-se às aulas ministradas nos laboratórios de ciências, denominadas de ''Mundo Experimental''. Para validar a proposta foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos e qualitativos. Na pesquisa quantitativa foi feita uma análise através da comparação das notas de duas provas. Também foi usada a pesquisa quantitativa na análise das respostas dos alunos a um questionário de avaliação dos materiais didáticos manipuláveis, que foram usados durante as aulas teóricas e práticas. Para a pesquisa qualitativa, foi filmada uma das aulas práticas com a finalidade de se observar como os alunos reagem a essa nova estratégia de ensino. Palavras-chave: estratégias para o ensino da geometria; materiais didáticos manipuláveis; aprendizagem significativa.Florianópolis, SCRosa, Silvana BernardesUniversidade Federal de Santa CatarinaLevandoski, Antonio Amilcar2012-10-20T02:59:28Z2012-10-20T02:59:28Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 125 f.| il., tabs., grafs.application/pdf189870http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83745porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T03:55:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83745Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T03:55:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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