Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levandoski, Antonio Amilcar
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83745
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_d5cb1f3816b4b26cea4dda7fd2528c1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83745
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacialEngenharia de produçãoGeometriaMetodos de ensinoMatematicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo deste trabalho é propor estratégias para o ensino da geometria, que ressaltem a importância da otimização de recursos didáticos para o ensino da matemática. Baseando-se nas teorias construtivistas, pretende-se propor, descrever, aplicar, analisar, interpretar e validar estratégias de ensino para a geometria, utilizando materiais didáticos manipuláveis. Os geoplanos, sólidos geométricos convexos e não-convexos foram elaborados pelo laboratório de matemática do CEFET-PR e proporcionam a visualização dos elementos geométricos. Eles têm a finalidade de permitir ao aluno, pelo manuseio dos mesmos, construir seu próprio conhecimento, favorecer a aplicação prática dos conceitos geométricos na resolução de problemas, estimulando assim uma aprendizagem significativa. Para tanto, investigou-se a geometria em dois contextos: o primeiro refere-se às aulas ministradas na sala de aula teórica, denominada ''Sala de Aula Teórica'' e o segundo refere-se às aulas ministradas nos laboratórios de ciências, denominadas de ''Mundo Experimental''. Para validar a proposta foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos e qualitativos. Na pesquisa quantitativa foi feita uma análise através da comparação das notas de duas provas. Também foi usada a pesquisa quantitativa na análise das respostas dos alunos a um questionário de avaliação dos materiais didáticos manipuláveis, que foram usados durante as aulas teóricas e práticas. Para a pesquisa qualitativa, foi filmada uma das aulas práticas com a finalidade de se observar como os alunos reagem a essa nova estratégia de ensino. Palavras-chave: estratégias para o ensino da geometria; materiais didáticos manipuláveis; aprendizagem significativa.Florianópolis, SCRosa, Silvana BernardesUniversidade Federal de Santa CatarinaLevandoski, Antonio Amilcar2012-10-20T02:59:28Z2012-10-20T02:59:28Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 125 f.| il., tabs., grafs.application/pdf189870http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83745porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T03:55:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83745Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T03:55:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
title Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
spellingShingle Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
Levandoski, Antonio Amilcar
Engenharia de produção
Geometria
Metodos de ensino
Matematica
Estudo e ensino
title_short Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
title_full Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
title_fullStr Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
title_sort Ensino e aprendizagem de geometria através das formas e visualização espacial
author Levandoski, Antonio Amilcar
author_facet Levandoski, Antonio Amilcar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Silvana Bernardes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Levandoski, Antonio Amilcar
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Geometria
Metodos de ensino
Matematica
Estudo e ensino
topic Engenharia de produção
Geometria
Metodos de ensino
Matematica
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T02:59:28Z
2012-10-20T02:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 189870
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83745
identifier_str_mv 189870
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 125 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652242762334208