Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolda, Claudia Regina Flores
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77119
Resumo: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_052bda9c82dbaf2302e402d394679394
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77119
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBolda, Claudia Regina FloresDamm, Regina Flemming2012-10-17T01:00:44Z2012-10-17T01:00:44Z19971997109903http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77119Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoA presente dissertação aborda o papel heurístico das figuras na resolução de problemas, a fim de levantar aspectos ligados à visualização. Realiza-se um estudo sobre a organização perceptiva das figuras tendo-se, como referencial teórico, os princípios da organização da percepção estabelecidos pela Psicologia da Gestalt. A partir desta premissa e junto à teoria das apreensões de R. Duval, opera-se um tratamento puramente figural de reconfiguração pela análise de problemas que envolvem cálculo de áreas. Contudo, tal análise fica envolta por diferentes fatores que interferem na visibilidade e na aplicação desta operação figural. Esta discussão é fruto da aplicação de uma seqüência didática desenvolvida junto a três turmas de alunos de 5a série do 1o grau, nos anos letivos de 1996 e 1997, numa média de 12 aulas por turma. Servindo-se daqueles fatores, propuseram-se diferentes problemas que envolvessem o uso de figuras para chegar à solução pela operação de reconfiguração. A realização desta seqüência didática nos deu condições para mostrar, a propósito de uma aprendizagem da operação de reconfiguração, a necessidade de levar em conta a importância e a complexidade das habilidades visuais na aprendizagem da Matemática.152p.| il., grafs., tabs. + anexosporEducaçãoMatematica (Primeiro grau)Estudo e ensinoGeometria -Problemas, exercicios, etc.Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL109903.pdfapplication/pdf4207491https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77119/1/109903.pdffa21080934a361cd32a36449cd328abcMD51123456789/771192016-01-08 19:40:37.326oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77119Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T21:40:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração
title Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração
spellingShingle Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração
Bolda, Claudia Regina Flores
Educação
Matematica (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Geometria -
Problemas, exercicios, etc.
title_short Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração
title_full Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração
title_fullStr Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração
title_full_unstemmed Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração
title_sort Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração
author Bolda, Claudia Regina Flores
author_facet Bolda, Claudia Regina Flores
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolda, Claudia Regina Flores
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Damm, Regina Flemming
contributor_str_mv Damm, Regina Flemming
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Geometria -
Problemas, exercicios, etc.
topic Educação
Matematica (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Geometria -
Problemas, exercicios, etc.
description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1997
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-17T01:00:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-17T01:00:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77119
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 109903
identifier_str_mv 109903
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152p.| il., grafs., tabs. + anexos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77119/1/109903.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa21080934a361cd32a36449cd328abc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805155436560385