Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87732 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_d5dd705e114c6674a117868a30db60b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87732 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa CatarinaEngenharia de produçãoBalanced scorecardProjeto pedagógicoAvaliaçãoUniversidades e faculdades particularesAvaliaçãoAvaliação institucionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de indicadores do Balanced Scorecard para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e dos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área considerados neste estudo. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram à observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. A verificação das dimensões e indicadores do Balanced Scorecard (financeira, aprendizado e crescimento, processos internos e clientes), serve de parâmetro para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A proposta de indicadores do Balanced Scorecard nas dimensões de cientes, processos internos, aprendizado e financeira, para avaliar e monitorar projetos pedagógicos dos cursos de graduação, por meio de etapas decorrentes do contexto interno e externo, assegura padrões de qualidade superior em todos os níveis de ensino, além do aprimoramento da qualidade e relevância, científico-político dos serviços prestados pelos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. O projeto Balanced Scorecard não pode, sob hipótese alguma, ser baseado apenas em valores quantitativos, ignorando o que está ocorrendo dentro e fora das organizações. O Balanced Scorecard torna-se fundamental na medida em que ele favorece o monitoramento e a avaliação dos objetivos e das estratégias, além de assegurar o alinhamento da organização foco de estudo.Florianópolis, SCSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaHékis, Hélio Roberto2012-10-22T01:13:13Z2012-10-22T01:13:13Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis223 f.| il.application/pdf206005http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87732porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T14:01:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87732Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T14:01:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
title |
Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
spellingShingle |
Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina Hékis, Hélio Roberto Engenharia de produção Balanced scorecard Projeto pedagógico Avaliação Universidades e faculdades particulares Avaliação Avaliação institucional |
title_short |
Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
title_full |
Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
title_fullStr |
Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
title_sort |
Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina |
author |
Hékis, Hélio Roberto |
author_facet |
Hékis, Hélio Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Neri dos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hékis, Hélio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Balanced scorecard Projeto pedagógico Avaliação Universidades e faculdades particulares Avaliação Avaliação institucional |
topic |
Engenharia de produção Balanced scorecard Projeto pedagógico Avaliação Universidades e faculdades particulares Avaliação Avaliação institucional |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-22T01:13:13Z 2012-10-22T01:13:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
206005 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87732 |
identifier_str_mv |
206005 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
223 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652069854248960 |