Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hékis, Hélio Roberto
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87732
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_d5dd705e114c6674a117868a30db60b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87732
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa CatarinaEngenharia de produçãoBalanced scorecardProjeto pedagógicoAvaliaçãoUniversidades e faculdades particularesAvaliaçãoAvaliação institucionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de indicadores do Balanced Scorecard para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e dos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área considerados neste estudo. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram à observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. A verificação das dimensões e indicadores do Balanced Scorecard (financeira, aprendizado e crescimento, processos internos e clientes), serve de parâmetro para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A proposta de indicadores do Balanced Scorecard nas dimensões de cientes, processos internos, aprendizado e financeira, para avaliar e monitorar projetos pedagógicos dos cursos de graduação, por meio de etapas decorrentes do contexto interno e externo, assegura padrões de qualidade superior em todos os níveis de ensino, além do aprimoramento da qualidade e relevância, científico-político dos serviços prestados pelos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. O projeto Balanced Scorecard não pode, sob hipótese alguma, ser baseado apenas em valores quantitativos, ignorando o que está ocorrendo dentro e fora das organizações. O Balanced Scorecard torna-se fundamental na medida em que ele favorece o monitoramento e a avaliação dos objetivos e das estratégias, além de assegurar o alinhamento da organização foco de estudo.Florianópolis, SCSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaHékis, Hélio Roberto2012-10-22T01:13:13Z2012-10-22T01:13:13Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis223 f.| il.application/pdf206005http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87732porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T14:01:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87732Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T14:01:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
spellingShingle Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Hékis, Hélio Roberto
Engenharia de produção
Balanced scorecard
Projeto pedagógico
Avaliação
Universidades e faculdades particulares
Avaliação
Avaliação institucional
title_short Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_full Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_fullStr Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_full_unstemmed Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_sort Balanced scorecard: proposta de indicadores para monitorar e avaliar projetos pedagógicos dos cursos de graduação - o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
author Hékis, Hélio Roberto
author_facet Hékis, Hélio Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Neri dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hékis, Hélio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Balanced scorecard
Projeto pedagógico
Avaliação
Universidades e faculdades particulares
Avaliação
Avaliação institucional
topic Engenharia de produção
Balanced scorecard
Projeto pedagógico
Avaliação
Universidades e faculdades particulares
Avaliação
Avaliação institucional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T01:13:13Z
2012-10-22T01:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 206005
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87732
identifier_str_mv 206005
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 223 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652069854248960