Método de avaliação da interconectividade nas análises multicritério em investimentos de transportes
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230916 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2021. |
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Método de avaliação da interconectividade nas análises multicritério em investimentos de transportesEngenharia de transportesTransportesProcesso decisório por critério múltiploDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2021.Este estudo trata do desenvolvimento de um método que permite avaliar o nível da interconectividade em projetos de infraestrutura de transportes, para serem empregados em análises multicritério aplicadas a integração regional física, tal método foi intitulado de MIAMI-T - Método de Avaliação da Interconectividade nas Análises Multicritério em Investimentos de Transportes. O trabalho traz os principais aspectos teóricos qualitativos relacionados à temática, assim como os métodos existentes de avaliação da interconectividade em análises multicritérios aplicados aos investimentos em transporte. Foram levantados os métodos existentes propostos para avaliação da interconectividade, através de um levantamento bibliográfico sistemático, sendo este um capítulo específico do trabalho realizado. Concluiu-se que em sua maioria, as avaliações atualmente são feitas através de análises qualitativas, sendo poucos os elementos quantitativos utilizados para avaliação da interconectividade, por isso a relevância de se estudar tal tema. A demonstração da aplicabilidade do método proposto foi feita para o projeto \"Aprimoramento do Corredor Ferroviário Centro Leste de MG/GO ao ES\". Tal projeto foi escolhido por contemplar diversos aspectos relevantes, tais como localização, compatibilidades estruturais, alternativas concorrentes, variações regionais, e que tivesse mais de uma alternativa próxima e diretamente concorrente. Alguns elementos da metodologia foram criados de forma hipotética para a aplicabilidade, demonstrando assim a utilização do método proposto. Como conclusão tem-se que o método é totalmente aplicável e seus resultados possuem teor prático relevante.Abstract: This study proposes/presents a method to evaluate the level of interconnectivity in transport infrastructure projects, to be used in multi-criteria analysis applied to physical regional integration projects, and the method name is MIAMI-T - Interconnectivity Assessment Method in Multicriteria Analysis in Transport Investments. The work brings the main qualitative theoretical aspects related to infrastructure of physical regional integration in transport, as well as the existing methods of evaluating interconnectivity. A research was carried out to find the existing methods proposed for the assessment of interconnectivity, through a systematic bibliographical survey, this being a specific chapter of the work carried out. It was concluded that most of the assessments are currently made through qualitative analyses. The demonstration of the applicability of the proposed method was made for the project ?Improvement of the East Center Railroad Corridor from MG/GO to ES?. This project was chosen because it contemplated several relevant aspects, such as location, structural compatibilities, competing alternatives, regional variations, and had more than one competing alternative. Some elements of the methodology were hypothetically created for applicability, to demonstrate the use of the proposed method. In conclusion, the method is fully applicable, and its results have relevant practical content.Valente, Amir MattarUniversidade Federal de Santa CatarinaBuss, Tiago2022-02-14T13:29:31Z2022-02-14T13:29:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis197 p.| il., gráfs.application/pdf374269https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230916porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:29:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230916Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:29:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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