Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pardo, João Otávio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252237
Resumo: A procura de métodos de transporte sustentáveis surge como um tema importante, impulsionado por evidências que mostram o impacto resultante da utilização em grande escala de veículos movidos a combustíveis fósseis nas alterações climáticas. Esta inquietação transcende o setor automotivo, estendendo-se ao mercado aeronáutico, que evidencia um interesse crescente no desenvolvimento de aeronaves com baixas emissões de gases poluentes. O foco central recai sobre aeronaves movidas a bateria, especialmente os eVTOLs (sigla em inglês para Electric Vertical Take-Off and Land), uma tecnologia inovadora com potencial para revolucionar a mobilidade urbana de maneira sustentável em grandes centros urbanos. A existência de diversos projetos em andamento de aeronaves eVTOLs indicam uma tendência promissora para o mercado futuro de aeronaves. Deste modo, o estudo das tecnologias que este novo conceito envolve é algo altamente desejável, a fim de fornecer fontes alternativas para a locomoção em grandes metrópoles que diminuam a poluição. O presente estudo possui como principal objetivo analisar e compreender os conceitos e características dos eVTOLs, bem como identificar as características essenciais para sua integração eficiente em metrópoles. Além disso, o trabalho visa propor um modelo de avaliação e seleção da melhor aeronave eVTOL, dentre os variados projetos existentes, para o táxi aéreo na grande São Paulo com base no processo de decisão multicritério e em métodos de análise multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP) e Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS). Os resultados indicam que a região da Grande São Paulo se apresenta como uma área propícia para a implementação de eVTOLs como táxis aéreos, enquanto as análises multicritério demonstram uma aplicação coerente dessas técnicas na tomada de decisões, resultando na seleção precisa da aeronave mais adequada às necessidades identificadas. Este estudo contribui, assim, para o avanço de alternativas de locomoção que minimizem a poluição em ambientes urbanos.
id UNSP_ae160f4196bc13e8645d6d2399828fd2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252237
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São PauloProposal of a multi-criteria model for eVTOL aircraft selection considering the problem of mobility development in Greater São Paulo.Processo decisório por critério múltiploSustentabilidadeTransporte urbanoVeículos elétricosA procura de métodos de transporte sustentáveis surge como um tema importante, impulsionado por evidências que mostram o impacto resultante da utilização em grande escala de veículos movidos a combustíveis fósseis nas alterações climáticas. Esta inquietação transcende o setor automotivo, estendendo-se ao mercado aeronáutico, que evidencia um interesse crescente no desenvolvimento de aeronaves com baixas emissões de gases poluentes. O foco central recai sobre aeronaves movidas a bateria, especialmente os eVTOLs (sigla em inglês para Electric Vertical Take-Off and Land), uma tecnologia inovadora com potencial para revolucionar a mobilidade urbana de maneira sustentável em grandes centros urbanos. A existência de diversos projetos em andamento de aeronaves eVTOLs indicam uma tendência promissora para o mercado futuro de aeronaves. Deste modo, o estudo das tecnologias que este novo conceito envolve é algo altamente desejável, a fim de fornecer fontes alternativas para a locomoção em grandes metrópoles que diminuam a poluição. O presente estudo possui como principal objetivo analisar e compreender os conceitos e características dos eVTOLs, bem como identificar as características essenciais para sua integração eficiente em metrópoles. Além disso, o trabalho visa propor um modelo de avaliação e seleção da melhor aeronave eVTOL, dentre os variados projetos existentes, para o táxi aéreo na grande São Paulo com base no processo de decisão multicritério e em métodos de análise multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP) e Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS). Os resultados indicam que a região da Grande São Paulo se apresenta como uma área propícia para a implementação de eVTOLs como táxis aéreos, enquanto as análises multicritério demonstram uma aplicação coerente dessas técnicas na tomada de decisões, resultando na seleção precisa da aeronave mais adequada às necessidades identificadas. Este estudo contribui, assim, para o avanço de alternativas de locomoção que minimizem a poluição em ambientes urbanos.The search for sustainable transport methods emerges as an important topic, driven by evidence showing the impact of large-scale use of fossil fuel vehicles on climate change. This concern extends beyond the automotive sector, reaching into the aeronautical market, which demonstrates a growing interest in the development of aircraft with low emissions of pollutants. The central focus is on battery-powered aircraft, particularly eVTOLs (Electric Vertical Take-Off and Land), an innovative technology with the potential to revolutionize urban mobility sustainably in large urban centers. The existence of numerous ongoing projects involving eVTOLs indicates a promising trend for the future aircraft market. Thus, the study of the technologies encompassed by this new concept is highly desirable to provide alternative sources for transportation in large metropolises, aiming to reduce pollution. The present study aims to analyze and examine the concepts and characteristics of eVTOLs, as well as to identify the essential characteristics for their efficient integration in metropolises. Furthermore, the work aims to propose a model for evaluating and selecting the best eVTOL aircraft, among the various existing projects, for air taxi in greater São Paulo based on the multi-criteria decision process and multi-criteria analysis methods Analytic Hierarchy Process (AHP) and Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS). The results indicate that the Greater São Paulo region is conducive to the implementation of eVTOLs as air taxis, while multicriteria analyses demonstrate a coherent application of these techniques in decision-making, resulting in the precise selection of the aircraft best suited to identified needs. Thus, this study contributes to the advancement of alternative transportation options that minimize pollution in urban environments.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calache, Lucas Daniel Del Rosso [UNESP]Brito, Crystopher Cardoso de [UNESP]Pardo, João Otávio2023-12-21T13:35:08Z2023-12-21T13:35:08Z2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPARDO, J. O. Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeronáutica) — Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São João da Boa Vista, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T14:09:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252237Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T14:09:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo
Proposal of a multi-criteria model for eVTOL aircraft selection considering the problem of mobility development in Greater São Paulo.
title Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo
spellingShingle Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo
Pardo, João Otávio
Processo decisório por critério múltiplo
Sustentabilidade
Transporte urbano
Veículos elétricos
title_short Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo
title_full Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo
title_fullStr Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo
title_full_unstemmed Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo
title_sort Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo
author Pardo, João Otávio
author_facet Pardo, João Otávio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calache, Lucas Daniel Del Rosso [UNESP]
Brito, Crystopher Cardoso de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Pardo, João Otávio
dc.subject.por.fl_str_mv Processo decisório por critério múltiplo
Sustentabilidade
Transporte urbano
Veículos elétricos
topic Processo decisório por critério múltiplo
Sustentabilidade
Transporte urbano
Veículos elétricos
description A procura de métodos de transporte sustentáveis surge como um tema importante, impulsionado por evidências que mostram o impacto resultante da utilização em grande escala de veículos movidos a combustíveis fósseis nas alterações climáticas. Esta inquietação transcende o setor automotivo, estendendo-se ao mercado aeronáutico, que evidencia um interesse crescente no desenvolvimento de aeronaves com baixas emissões de gases poluentes. O foco central recai sobre aeronaves movidas a bateria, especialmente os eVTOLs (sigla em inglês para Electric Vertical Take-Off and Land), uma tecnologia inovadora com potencial para revolucionar a mobilidade urbana de maneira sustentável em grandes centros urbanos. A existência de diversos projetos em andamento de aeronaves eVTOLs indicam uma tendência promissora para o mercado futuro de aeronaves. Deste modo, o estudo das tecnologias que este novo conceito envolve é algo altamente desejável, a fim de fornecer fontes alternativas para a locomoção em grandes metrópoles que diminuam a poluição. O presente estudo possui como principal objetivo analisar e compreender os conceitos e características dos eVTOLs, bem como identificar as características essenciais para sua integração eficiente em metrópoles. Além disso, o trabalho visa propor um modelo de avaliação e seleção da melhor aeronave eVTOL, dentre os variados projetos existentes, para o táxi aéreo na grande São Paulo com base no processo de decisão multicritério e em métodos de análise multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP) e Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS). Os resultados indicam que a região da Grande São Paulo se apresenta como uma área propícia para a implementação de eVTOLs como táxis aéreos, enquanto as análises multicritério demonstram uma aplicação coerente dessas técnicas na tomada de decisões, resultando na seleção precisa da aeronave mais adequada às necessidades identificadas. Este estudo contribui, assim, para o avanço de alternativas de locomoção que minimizem a poluição em ambientes urbanos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21T13:35:08Z
2023-12-21T13:35:08Z
2023-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PARDO, J. O. Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeronáutica) — Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São João da Boa Vista, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252237
identifier_str_mv PARDO, J. O. Proposta de um modelo multicritério para seleção de aeronaves eVTOL considerando o problema do desenvolvimento da mobilidade na Grande São Paulo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeronáutica) — Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São João da Boa Vista, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128112548904960