Análise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Paulo Henrique Tonetti
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171540
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC.
id UFSC_d6172ae88d74033cbfa1354f5af0231b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171540
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina - UFSCCosta, Paulo Henrique TonettiEsteves, Paulo César Leite2016-12-14T16:10:17Z2016-12-14T16:10:17Z2016-12-14https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171540TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC.A necessidade dos clientes já não é mais a mesma. Para que uma empresa possa se manter competitiva no mercado, é necessário mais que oferecer os mesmos produtos e/ou serviços que sua clientela está acostumada a consumir. O contexto atual exige cada vez mais uma mudança de postura com vistas a diminuir a tomada de decisão, custos e auxiliar na tomada decisões da maneira mais correta e coesa possível. Para proporcionar essa mudança de atitude e otimização de todo processo interno de uma organização, existem metodologias e ferramentas com intuito de facilitar e conduzir o processo de forma que sejam percebidas oportunidades de melhorias e a partir destas ocorram efetivamente às mudanças. Ao longo deste trabalho serão apresentados os conceitos chaves para se implantar a busca pela qualidade em todos os níveis da empresa, são apresentadas as sete ferramentas da qualidade, além de um estudo de caso utilizando a metodologia do PDCA na dentro da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental exploratória por meio de livros, artigos, sítios eletrônicos, periódicos e revistas, com vistas a identificar as metodologias, conceitos e ferramentas da qualidade que têm sido desenvolvidas. Seguiu o trabalho com um estudo de caso, realizado através do mapeamento e análise do processo conforme método PDCA. O objetivo principal do trabalho é identificar e analisar o processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN, finalizando com a proposta de possíveis melhorias.The need of Customers is not the same. In order for a company to remain competitive in the market, it is more necessary than offering the same products and / or services that yours customers are accustomed to consume. The current context increasingly requires us to change our attitude, seek to reduce costs, make decisions the most correct and cohesive way possible. To provide this change of attitude and optimization of an organization's entire internal process, there are methodologies and tools to facilitate and drive the process in a way that perceives opportunities for improvement and from these effectively changes occur. Throughout this paper, the key concepts will be presented to obtain quality at all levels of the company, the seven quality tools are presented, as well as a case study using the PDCA methodology in a case study at Catarinense Water and Sanitation Company. The methodology used was a research of bibliographic and documentary exploratory character through books, articles, electronic sites, periodicals and magazines, in order to identify the methodologies, concepts and quality tools that have been developed. Followed the work with a case study, carried out through the mapping and analysis of the process according to PDCA method. The main objective of the work is identify and analyze the vehicle maintenance process of the CASAN, ending with the proposal for possible improvements.52Ferramentas da qualidade, PDCA, Melhoria de processoAnálise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASANinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC PH FINAL 2.0.pdfTCC PH FINAL 2.0.pdfapplication/pdf2686922https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171540/1/TCC%20PH%20FINAL%202.0.pdfdbdee0b60659f5da6c082ecc5b9d6457MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171540/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1715402016-12-14 14:10:17.263oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-14T16:10:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN
title Análise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN
spellingShingle Análise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN
Costa, Paulo Henrique Tonetti
Ferramentas da qualidade, PDCA, Melhoria de processo
title_short Análise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN
title_full Análise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN
title_fullStr Análise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN
title_full_unstemmed Análise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN
title_sort Análise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN
author Costa, Paulo Henrique Tonetti
author_facet Costa, Paulo Henrique Tonetti
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Paulo Henrique Tonetti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Esteves, Paulo César Leite
contributor_str_mv Esteves, Paulo César Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas da qualidade, PDCA, Melhoria de processo
topic Ferramentas da qualidade, PDCA, Melhoria de processo
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-14T16:10:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-14T16:10:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171540
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171540/1/TCC%20PH%20FINAL%202.0.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171540/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dbdee0b60659f5da6c082ecc5b9d6457
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805261901627392