EVASÃO E PERMANÊNCIA EM CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS ALEGRE DO IFES
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201863 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre a evasão nos cursos de graduação presencial do campus Alegre do IFES (Tecnologia em Cafeicultura, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Engenharia de Aquicultura e Licenciatura em Biologia), com base em dados fornecidos pela Coordenação de Registro Acadêmico do Instituto. Nos estudos quantitativos realizados, foram obtidas as taxas anuais de ingresso, evasão e formatura do campus. Baseado no “Modelo do Processo de Abandono” de Spady (1970), com a utilização de quatro das seis categorias definidas pelo autor e apresentando um estudo teórico, censitário, através de estudo de caso e de uma abordagem descritiva, buscou-se atingir o objetivo proposto, ou seja, investigar a evasão em um campus agrícola através da análise de quatro variáveis: sexo, idade ao ingressar no curso, renda per capta e cor/raça. Através do resultado obtido foi traçado um perfil do aluno que mais opta por se evadir no campus para, de posse destes dados, propor ações de identificação precoce e intervenções na busca da mitigação do fenômeno. |
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EVASÃO E PERMANÊNCIA EM CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS ALEGRE DO IFESEste trabalho apresenta um estudo sobre a evasão nos cursos de graduação presencial do campus Alegre do IFES (Tecnologia em Cafeicultura, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Engenharia de Aquicultura e Licenciatura em Biologia), com base em dados fornecidos pela Coordenação de Registro Acadêmico do Instituto. Nos estudos quantitativos realizados, foram obtidas as taxas anuais de ingresso, evasão e formatura do campus. Baseado no “Modelo do Processo de Abandono” de Spady (1970), com a utilização de quatro das seis categorias definidas pelo autor e apresentando um estudo teórico, censitário, através de estudo de caso e de uma abordagem descritiva, buscou-se atingir o objetivo proposto, ou seja, investigar a evasão em um campus agrícola através da análise de quatro variáveis: sexo, idade ao ingressar no curso, renda per capta e cor/raça. Através do resultado obtido foi traçado um perfil do aluno que mais opta por se evadir no campus para, de posse destes dados, propor ações de identificação precoce e intervenções na busca da mitigação do fenômeno.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:12:26Z2019-11-26T14:12:26Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201863GONÇALVES, OLDAIR LUIZTUDE, JOÃO MARTINSJÚNIOR, JAIR SAMPAIO SOARESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:12:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:12:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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