Cubo de dificuldade como modelo referencial para o estágio supervisionado de estudantes no curso de administração de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scholz, Oswaldir Ehlke
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82893
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
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spelling Cubo de dificuldade como modelo referencial para o estágio supervisionado de estudantes no curso de administração de empresasAdministraçãoEstagios supervisionadosLegislaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.Este estudo foi elaborado com o objetivo de colher subsídios de coordenadores de estágio, ou de cursos de Administração de Empresas, sobre a problemática do estágio supervisionado de estudantes. Com o recurso de questionário e de entrevista semi-estruturada, levantaram-se dados específicos sobre políticas e práticas de estágio vigentes numa amostra intencional de onze instituições de ensino superior localizadas na mesorregião Metropolitana de Curitiba. O Cubo de Dificuldade, que pretende conciliar a pedagogia do ensino-aprendizagem e a pedagogia do trabalho, foi adotado como modelo referencial para provocar a análise, reflexão e crítica do grupo de entrevistados. Para contextualizar a pesquisa, de caráter exploratório, foi feita uma caracterização do estágio e de seus possíveis benefícios para as partes envolvidas: estudante, escola e empresa. Examinaram-se os principais elementos da legislação de estágio, bem como as diretrizes curriculares que norteiam o curso de Administração de Empresas. O estágio de estudantes, entendido como treinamento de papel profissional, foi descrito ao longo de três dimensões de natureza sistêmica: operacional, conceitual e situacional. De acordo com os resultados da pesquisa, detectou-se que as instituições de ensino consultadas dedicam pouca atenção aos estágios não-obrigatórios e, em relação aos de caráter obrigatório, prevalece uma concepção formalística do processo com baixo grau de interação com os campos de aplicação. O conjunto de enunciados que fundamenta o Cubo de Dificuldade foi avaliado, em termos gerais, de forma positiva pelos entrevistados.Florianópolis, SCColossi, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaScholz, Oswaldir Ehlke2012-10-19T19:15:21Z2012-10-19T19:15:21Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 f.| il., tabs.application/pdf195914http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82893porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-20T12:13:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82893Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-20T12:13:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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