IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORNIA, ANTÔNIO CEZAR
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SAFANELLI, ARCÂNGELO DOS SANTOS, KLAES, LUIZ SALGADO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190667
Resumo: Este trabalho refere-se a pesquisa realizada com o objetivo de salientar a importância da capacitação de gestores públicos através da formação na modalidade a distância. Para alcançar o objetivo proposto e responder ao problema de pesquisa, foram utilizadas a pesquisa exploratória e estudo de caso, bem como revisando a literatura permitindo o aprofundamento do estudo. Depreendeu-se a partir da pesquisa que as habilidades exigidas dos gestores são técnicas, intelectuais, cognitivas, relacionais, didáticas e pedagógicas, metodológicas, de liderança e organizacionais. No entanto, identificou-se que existem sugestões de melhoria, tais como treinamentos (cursos) específicos para gestores, sendo melhores capacitados para esse tipo de educação (a distância), bem como o treinamento na área de gestão de pessoas, para melhor compreender a filosofia da Educação a Distância (EaD), fazendo com que as instituições terem regras mais específicas para a organização nesta modalidade de aprendizado. Diante disso, independentemente dos conhecimentos comportamentais e de contexto, exige-se do Gestor Público, o domínio das principais técnicas gerenciais no campo organizacional e de seus recursos humanos, financeiros e de produção e dos conhecimentos em gestão pública, evidentemente referenciados em um compromisso ético com a construção de uma sociedade justa.
id UFSC_d776f80cea8f86d1c4dfdd8990a4207b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190667
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PELO ENSINO A DISTÂNCIAEste trabalho refere-se a pesquisa realizada com o objetivo de salientar a importância da capacitação de gestores públicos através da formação na modalidade a distância. Para alcançar o objetivo proposto e responder ao problema de pesquisa, foram utilizadas a pesquisa exploratória e estudo de caso, bem como revisando a literatura permitindo o aprofundamento do estudo. Depreendeu-se a partir da pesquisa que as habilidades exigidas dos gestores são técnicas, intelectuais, cognitivas, relacionais, didáticas e pedagógicas, metodológicas, de liderança e organizacionais. No entanto, identificou-se que existem sugestões de melhoria, tais como treinamentos (cursos) específicos para gestores, sendo melhores capacitados para esse tipo de educação (a distância), bem como o treinamento na área de gestão de pessoas, para melhor compreender a filosofia da Educação a Distância (EaD), fazendo com que as instituições terem regras mais específicas para a organização nesta modalidade de aprendizado. Diante disso, independentemente dos conhecimentos comportamentais e de contexto, exige-se do Gestor Público, o domínio das principais técnicas gerenciais no campo organizacional e de seus recursos humanos, financeiros e de produção e dos conhecimentos em gestão pública, evidentemente referenciados em um compromisso ético com a construção de uma sociedade justa.INPEAU/UFSC2018-10-18T21:17:18Z2018-10-18T21:17:18Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190667BORNIA, ANTÔNIO CEZARSAFANELLI, ARCÂNGELO DOS SANTOSKLAES, LUIZ SALGADOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-18T21:17:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190667Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-18T21:17:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA
title IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA
spellingShingle IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA
BORNIA, ANTÔNIO CEZAR
title_short IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA
title_full IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA
title_fullStr IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA
title_sort IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA
author BORNIA, ANTÔNIO CEZAR
author_facet BORNIA, ANTÔNIO CEZAR
SAFANELLI, ARCÂNGELO DOS SANTOS
KLAES, LUIZ SALGADO
author_role author
author2 SAFANELLI, ARCÂNGELO DOS SANTOS
KLAES, LUIZ SALGADO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORNIA, ANTÔNIO CEZAR
SAFANELLI, ARCÂNGELO DOS SANTOS
KLAES, LUIZ SALGADO
description Este trabalho refere-se a pesquisa realizada com o objetivo de salientar a importância da capacitação de gestores públicos através da formação na modalidade a distância. Para alcançar o objetivo proposto e responder ao problema de pesquisa, foram utilizadas a pesquisa exploratória e estudo de caso, bem como revisando a literatura permitindo o aprofundamento do estudo. Depreendeu-se a partir da pesquisa que as habilidades exigidas dos gestores são técnicas, intelectuais, cognitivas, relacionais, didáticas e pedagógicas, metodológicas, de liderança e organizacionais. No entanto, identificou-se que existem sugestões de melhoria, tais como treinamentos (cursos) específicos para gestores, sendo melhores capacitados para esse tipo de educação (a distância), bem como o treinamento na área de gestão de pessoas, para melhor compreender a filosofia da Educação a Distância (EaD), fazendo com que as instituições terem regras mais específicas para a organização nesta modalidade de aprendizado. Diante disso, independentemente dos conhecimentos comportamentais e de contexto, exige-se do Gestor Público, o domínio das principais técnicas gerenciais no campo organizacional e de seus recursos humanos, financeiros e de produção e dos conhecimentos em gestão pública, evidentemente referenciados em um compromisso ético com a construção de uma sociedade justa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18T21:17:18Z
2018-10-18T21:17:18Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190667
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652044518555648