A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14029
Resumo: Este artigo analisa a tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO, em sua primeira edição na modalidade de especialização, no Estado do Pará. Para isso, discutem-se os temas relação educação e tecnologia, educação a distância, perfil do novo professor, e o papel da tutoria em cursos a distância. Numa perspectiva avaliativa, são analisados dados sobre a tutoria no PROGESTÃO, os quais revelaram a manutenção da cultura presencial, não havendo considerável experimentação dos processos e dos recursos da modalidade a distância. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_981ce13f1c88765633eda2138aff9353
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14029
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃOThe tutorial in the Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃOEnsino a distânciaEducação permanenteAdministradores escolaresGestão escolarProgramas de aperfeiçoamento escolarEste artigo analisa a tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO, em sua primeira edição na modalidade de especialização, no Estado do Pará. Para isso, discutem-se os temas relação educação e tecnologia, educação a distância, perfil do novo professor, e o papel da tutoria em cursos a distância. Numa perspectiva avaliativa, são analisados dados sobre a tutoria no PROGESTÃO, os quais revelaram a manutenção da cultura presencial, não havendo considerável experimentação dos processos e dos recursos da modalidade a distância. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis essay analyses the tutorial in the Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO, in its first edition of graduate course, realized in the state of Pará. For this, issues about education and technology, distance education and the profile of the new professor, and the tutorial function in training school manager courses. In a program evaluation perspective, data of the tutorial in PROGESTÃO are analyzed, which revealed the continuation of conventional education, without enough experimentation of distance education processes and resources.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)2013-08-23T20:42:56Z2013-08-23T20:42:56Z2007-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona. A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14238>. Acesso em: 23 ago. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14029RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.ufrgs.br/renote/index. Acesso em: 23 ago. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Danielle Xabregas Pamplonaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T17:47:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/14029Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T17:47:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO
The tutorial in the Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO
title A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO
spellingShingle A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO
Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Ensino a distância
Educação permanente
Administradores escolares
Gestão escolar
Programas de aperfeiçoamento escolar
title_short A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO
title_full A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO
title_fullStr A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO
title_full_unstemmed A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO
title_sort A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO
author Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
author_facet Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Educação permanente
Administradores escolares
Gestão escolar
Programas de aperfeiçoamento escolar
topic Ensino a distância
Educação permanente
Administradores escolares
Gestão escolar
Programas de aperfeiçoamento escolar
description Este artigo analisa a tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO, em sua primeira edição na modalidade de especialização, no Estado do Pará. Para isso, discutem-se os temas relação educação e tecnologia, educação a distância, perfil do novo professor, e o papel da tutoria em cursos a distância. Numa perspectiva avaliativa, são analisados dados sobre a tutoria no PROGESTÃO, os quais revelaram a manutenção da cultura presencial, não havendo considerável experimentação dos processos e dos recursos da modalidade a distância. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12
2013-08-23T20:42:56Z
2013-08-23T20:42:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona. A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14238>. Acesso em: 23 ago. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14029
identifier_str_mv NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona. A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14238>. Acesso em: 23 ago. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508165217124352