A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14029 |
Resumo: | Este artigo analisa a tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO, em sua primeira edição na modalidade de especialização, no Estado do Pará. Para isso, discutem-se os temas relação educação e tecnologia, educação a distância, perfil do novo professor, e o papel da tutoria em cursos a distância. Numa perspectiva avaliativa, são analisados dados sobre a tutoria no PROGESTÃO, os quais revelaram a manutenção da cultura presencial, não havendo considerável experimentação dos processos e dos recursos da modalidade a distância. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_981ce13f1c88765633eda2138aff9353 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/14029 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃOThe tutorial in the Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃOEnsino a distânciaEducação permanenteAdministradores escolaresGestão escolarProgramas de aperfeiçoamento escolarEste artigo analisa a tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO, em sua primeira edição na modalidade de especialização, no Estado do Pará. Para isso, discutem-se os temas relação educação e tecnologia, educação a distância, perfil do novo professor, e o papel da tutoria em cursos a distância. Numa perspectiva avaliativa, são analisados dados sobre a tutoria no PROGESTÃO, os quais revelaram a manutenção da cultura presencial, não havendo considerável experimentação dos processos e dos recursos da modalidade a distância. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis essay analyses the tutorial in the Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO, in its first edition of graduate course, realized in the state of Pará. For this, issues about education and technology, distance education and the profile of the new professor, and the tutorial function in training school manager courses. In a program evaluation perspective, data of the tutorial in PROGESTÃO are analyzed, which revealed the continuation of conventional education, without enough experimentation of distance education processes and resources.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)2013-08-23T20:42:56Z2013-08-23T20:42:56Z2007-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona. A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14238>. Acesso em: 23 ago. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14029RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.ufrgs.br/renote/index. Acesso em: 23 ago. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Danielle Xabregas Pamplonaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T17:47:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/14029Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T17:47:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO The tutorial in the Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO |
title |
A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO |
spellingShingle |
A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona Ensino a distância Educação permanente Administradores escolares Gestão escolar Programas de aperfeiçoamento escolar |
title_short |
A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO |
title_full |
A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO |
title_fullStr |
A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO |
title_full_unstemmed |
A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO |
title_sort |
A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO |
author |
Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona |
author_facet |
Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Educação permanente Administradores escolares Gestão escolar Programas de aperfeiçoamento escolar |
topic |
Ensino a distância Educação permanente Administradores escolares Gestão escolar Programas de aperfeiçoamento escolar |
description |
Este artigo analisa a tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO, em sua primeira edição na modalidade de especialização, no Estado do Pará. Para isso, discutem-se os temas relação educação e tecnologia, educação a distância, perfil do novo professor, e o papel da tutoria em cursos a distância. Numa perspectiva avaliativa, são analisados dados sobre a tutoria no PROGESTÃO, os quais revelaram a manutenção da cultura presencial, não havendo considerável experimentação dos processos e dos recursos da modalidade a distância. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12 2013-08-23T20:42:56Z 2013-08-23T20:42:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona. A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14238>. Acesso em: 23 ago. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14029 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona. A tutoria no Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – PROGESTÃO. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14238>. Acesso em: 23 ago. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508165217124352 |