A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131813 |
Resumo: | Este estudo propõe a análise das representações sociais dos estudantes sobre o ENADE e sua influência na realização ou o boicote das provas do mesmo. Quanto ao tratamento dos dados foi uma pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos e à abrangência tratou-se de um estudo exploratório e como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista grupal. Delimitaram-se as seguintes categorias de análise: Sentimento, Conduta, e Percepção. Os dados revelam que a representação dos estudantes em relação ao ENADE está pautada nos sentimentos construídos ao longo do curso. Quando os alunos observam o ENADE sob o ponto de vista da obrigatoriedade, da imposição e das sanções cria-se uma predisposição para não realizar as provas com comprometimento. Todavia, quando os estudantes acreditam que esta avaliação pode trazer algum benefício (prêmio, notas, bolsa de estudo) ou quando encaram como uma forma de autoavaliação, isto lhes motiva a responder às questões com maior esforço. Fatores desmotivacionais somados a existência de um grupo organizado poderão suscitar o boicote à realização da prova do ENADE. |
id |
UFSC_d77917b7e0e8eec25306f39ac9fcb2d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131813 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASILGestão Universitária. Avaliação da Educação Superior. Representações sociais. ENADE.Este estudo propõe a análise das representações sociais dos estudantes sobre o ENADE e sua influência na realização ou o boicote das provas do mesmo. Quanto ao tratamento dos dados foi uma pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos e à abrangência tratou-se de um estudo exploratório e como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista grupal. Delimitaram-se as seguintes categorias de análise: Sentimento, Conduta, e Percepção. Os dados revelam que a representação dos estudantes em relação ao ENADE está pautada nos sentimentos construídos ao longo do curso. Quando os alunos observam o ENADE sob o ponto de vista da obrigatoriedade, da imposição e das sanções cria-se uma predisposição para não realizar as provas com comprometimento. Todavia, quando os estudantes acreditam que esta avaliação pode trazer algum benefício (prêmio, notas, bolsa de estudo) ou quando encaram como uma forma de autoavaliação, isto lhes motiva a responder às questões com maior esforço. Fatores desmotivacionais somados a existência de um grupo organizado poderão suscitar o boicote à realização da prova do ENADE.INPEAU2015-04-08T12:50:05Z2015-04-08T12:50:05Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131813Fernandes, Sérgio BuenoAngeli, Margarita Nilda Barrettoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T12:50:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131813Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-08T12:50:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title |
A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL Fernandes, Sérgio Bueno Gestão Universitária. Avaliação da Educação Superior. Representações sociais. ENADE. |
title_short |
A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full |
A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
author |
Fernandes, Sérgio Bueno |
author_facet |
Fernandes, Sérgio Bueno Angeli, Margarita Nilda Barretto |
author_role |
author |
author2 |
Angeli, Margarita Nilda Barretto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Sérgio Bueno Angeli, Margarita Nilda Barretto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Universitária. Avaliação da Educação Superior. Representações sociais. ENADE. |
topic |
Gestão Universitária. Avaliação da Educação Superior. Representações sociais. ENADE. |
description |
Este estudo propõe a análise das representações sociais dos estudantes sobre o ENADE e sua influência na realização ou o boicote das provas do mesmo. Quanto ao tratamento dos dados foi uma pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos e à abrangência tratou-se de um estudo exploratório e como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista grupal. Delimitaram-se as seguintes categorias de análise: Sentimento, Conduta, e Percepção. Os dados revelam que a representação dos estudantes em relação ao ENADE está pautada nos sentimentos construídos ao longo do curso. Quando os alunos observam o ENADE sob o ponto de vista da obrigatoriedade, da imposição e das sanções cria-se uma predisposição para não realizar as provas com comprometimento. Todavia, quando os estudantes acreditam que esta avaliação pode trazer algum benefício (prêmio, notas, bolsa de estudo) ou quando encaram como uma forma de autoavaliação, isto lhes motiva a responder às questões com maior esforço. Fatores desmotivacionais somados a existência de um grupo organizado poderão suscitar o boicote à realização da prova do ENADE. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-08T12:50:05Z 2015-04-08T12:50:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131813 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652052995244033 |