A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sérgio Bueno
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Angeli, Margarita Nilda Barretto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131813
Resumo: Este estudo propõe a análise das representações sociais dos estudantes sobre o ENADE e sua influência na realização ou o boicote das provas do mesmo. Quanto ao tratamento dos dados foi uma pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos e à abrangência tratou-se de um estudo exploratório e como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista grupal. Delimitaram-se as seguintes categorias de análise: Sentimento, Conduta, e Percepção. Os dados revelam que a representação dos estudantes em relação ao ENADE está pautada nos sentimentos construídos ao longo do curso. Quando os alunos observam o ENADE sob o ponto de vista da obrigatoriedade, da imposição e das sanções cria-se uma predisposição para não realizar as provas com comprometimento. Todavia, quando os estudantes acreditam que esta avaliação pode trazer algum benefício (prêmio, notas, bolsa de estudo) ou quando encaram como uma forma de autoavaliação, isto lhes motiva a responder às questões com maior esforço. Fatores desmotivacionais somados a existência de um grupo organizado poderão suscitar o boicote à realização da prova do ENADE.
id UFSC_d77917b7e0e8eec25306f39ac9fcb2d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131813
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASILGestão Universitária. Avaliação da Educação Superior. Representações sociais. ENADE.Este estudo propõe a análise das representações sociais dos estudantes sobre o ENADE e sua influência na realização ou o boicote das provas do mesmo. Quanto ao tratamento dos dados foi uma pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos e à abrangência tratou-se de um estudo exploratório e como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista grupal. Delimitaram-se as seguintes categorias de análise: Sentimento, Conduta, e Percepção. Os dados revelam que a representação dos estudantes em relação ao ENADE está pautada nos sentimentos construídos ao longo do curso. Quando os alunos observam o ENADE sob o ponto de vista da obrigatoriedade, da imposição e das sanções cria-se uma predisposição para não realizar as provas com comprometimento. Todavia, quando os estudantes acreditam que esta avaliação pode trazer algum benefício (prêmio, notas, bolsa de estudo) ou quando encaram como uma forma de autoavaliação, isto lhes motiva a responder às questões com maior esforço. Fatores desmotivacionais somados a existência de um grupo organizado poderão suscitar o boicote à realização da prova do ENADE.INPEAU2015-04-08T12:50:05Z2015-04-08T12:50:05Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131813Fernandes, Sérgio BuenoAngeli, Margarita Nilda Barrettoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T12:50:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131813Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-08T12:50:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
spellingShingle A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Fernandes, Sérgio Bueno
Gestão Universitária. Avaliação da Educação Superior. Representações sociais. ENADE.
title_short A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_full A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_fullStr A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
title_sort A INFLUÊNCIA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
author Fernandes, Sérgio Bueno
author_facet Fernandes, Sérgio Bueno
Angeli, Margarita Nilda Barretto
author_role author
author2 Angeli, Margarita Nilda Barretto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sérgio Bueno
Angeli, Margarita Nilda Barretto
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Universitária. Avaliação da Educação Superior. Representações sociais. ENADE.
topic Gestão Universitária. Avaliação da Educação Superior. Representações sociais. ENADE.
description Este estudo propõe a análise das representações sociais dos estudantes sobre o ENADE e sua influência na realização ou o boicote das provas do mesmo. Quanto ao tratamento dos dados foi uma pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos e à abrangência tratou-se de um estudo exploratório e como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista grupal. Delimitaram-se as seguintes categorias de análise: Sentimento, Conduta, e Percepção. Os dados revelam que a representação dos estudantes em relação ao ENADE está pautada nos sentimentos construídos ao longo do curso. Quando os alunos observam o ENADE sob o ponto de vista da obrigatoriedade, da imposição e das sanções cria-se uma predisposição para não realizar as provas com comprometimento. Todavia, quando os estudantes acreditam que esta avaliação pode trazer algum benefício (prêmio, notas, bolsa de estudo) ou quando encaram como uma forma de autoavaliação, isto lhes motiva a responder às questões com maior esforço. Fatores desmotivacionais somados a existência de um grupo organizado poderão suscitar o boicote à realização da prova do ENADE.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-08T12:50:05Z
2015-04-08T12:50:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131813
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652052995244033