Profissionalidade para o ensino de geometria: um estudo a partir da legislação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160880
Resumo: Disponível em http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/14/18
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spelling Profissionalidade para o ensino de geometria: um estudo a partir da legislaçãoProfissionalidadeGeometriaFormação de professoresMatemática modernaDisponível em http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/14/18O artigo, que apresenta o resultado de uma investigação acerca dos elementos de profissionalidade para o ensino de geometria no curso primário identificados na legislação educacional mineira, estrutura-se em três momentos. Inicialmente apresenta-se o objeto de pesquisa e a abordagem teórica acerca da noção de profissionalidade, bem como o seu significado no texto. Num segundo momento as normativas oficiais são analisadas, tomando como objeto a identificação de elementos de profissionalidade em dois momentos distintos; sob a égide do movimento escola novista na década de 1920 e sob as influências da matemática moderna na década de 1960. Em termos de conclusão, indica-se a presença de mais elementos constituintes da profissionalidade para o ensino de geometria no curso primário nos programas de 1965, que trazem também as marcas da matemática moderna idealizada para esse nível de ensino. Além de apresentar os conteúdos de forma mais detalhada, as atividades indicadas revelam a preocupação com o raciocínio em detrimento da memória, a valorização da descoberta no processo de aprendizagem e o percurso de ensino por meio de etapas – intuição, experimentação, generalização.HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática2016-04-20T10:41:52Z2016-04-20T10:41:52Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. C. A.. PROFISSIONALIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: um estudo a partir da legislação. Revista de História da Educação Matemática, v. 1, p. 189-202, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160880Oliveira, Maria Cristina Araújo deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-20T10:41:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160880Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-20T10:41:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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