ELEMENTOS DE PROFISSIONALIDADE PARA UMA GEOMETRIA MODERNA: NORMATIVAS OFICIAIS E MANUAIS PEDAGÓGICOS COMO REFERENCIAIS PARA A PRÁTICA DOCENTE
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/58 |
Resumo: | O artigo analisa elementos de profissionalidade para o ensino de Geometria numa perspectiva moderna, veiculada com o Movimento da Matemática Moderna. Tais elementos foram identificados em documentos oficiais e manuais pedagógicos pertencentes ao acervo de uma professora que atuou em escolas primárias e na Escola Normal na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, nas décadas de 1960 e 1970. Os elementos de profissionalidade correspondem aos saberes racionalizados sobre o ensino de Geometria que levam em conta os conteúdos, a adequação dos mesmos aos alunos em cada série – nível de escolaridade, os métodos para aprendizagem, os materiais indicados, entre outros aspectos, dispostos nos textos analisados. O exame dos programas para o ensino primário em nível estadual e local e da Coleção Curso Completo de Matemática Moderna permitiu construir uma representação da profissionalidade para o ensino de uma Geometria moderna que se mostra herdeira de propostas veiculadas desde o início do século XX, cuja ênfase era a identificação e caracterização das formas planas e sólidas. Revestida de uma roupagem nova, pontualmente utilizada – linguagem de conjuntos, ênfase na linguagem, noções topológicas, a Geometria “antiga” foi revisitada e garantida, em grande medida, por uma certa tradição que permite estabilizar o ensino dos saberes escolares. |
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ELEMENTOS DE PROFISSIONALIDADE PARA UMA GEOMETRIA MODERNA: NORMATIVAS OFICIAIS E MANUAIS PEDAGÓGICOS COMO REFERENCIAIS PARA A PRÁTICA DOCENTEProfissionalidadeGeometriaMatemática modernaLegislaçãoManuais pedagógicosO artigo analisa elementos de profissionalidade para o ensino de Geometria numa perspectiva moderna, veiculada com o Movimento da Matemática Moderna. Tais elementos foram identificados em documentos oficiais e manuais pedagógicos pertencentes ao acervo de uma professora que atuou em escolas primárias e na Escola Normal na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, nas décadas de 1960 e 1970. Os elementos de profissionalidade correspondem aos saberes racionalizados sobre o ensino de Geometria que levam em conta os conteúdos, a adequação dos mesmos aos alunos em cada série – nível de escolaridade, os métodos para aprendizagem, os materiais indicados, entre outros aspectos, dispostos nos textos analisados. O exame dos programas para o ensino primário em nível estadual e local e da Coleção Curso Completo de Matemática Moderna permitiu construir uma representação da profissionalidade para o ensino de uma Geometria moderna que se mostra herdeira de propostas veiculadas desde o início do século XX, cuja ênfase era a identificação e caracterização das formas planas e sólidas. Revestida de uma roupagem nova, pontualmente utilizada – linguagem de conjuntos, ênfase na linguagem, noções topológicas, a Geometria “antiga” foi revisitada e garantida, em grande medida, por uma certa tradição que permite estabilizar o ensino dos saberes escolares.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/58Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/58/30Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Maria Cristina Araújo2021-04-06T18:40:14Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/58Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-04-06T18:40:14Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
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