Caracterização da pesquisa acadêmico-científica nacional sobre experimentação no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suman, Maércio Djoni
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236053
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
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spelling Caracterização da pesquisa acadêmico-científica nacional sobre experimentação no ensino de físicaEducação científica e tecnológicaFísicaExperimentaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.Esse projeto buscou entender como foram desenvolvidas as pesquisas acadêmico-científicas com a temática Experimentação no Ensino de Física no âmbito dos programas de pós-graduação através de análises de teses de doutorados e dissertações de mestrado no território nacional. Este trabalho foi guiado pelo seguinte problema de pesquisa: ?Quais os principais elementos que caracterizam a produção acadêmico-científica relativo à Experimentação no Ensino de Física no Brasil?? Para auxiliar na resolução deste problema elaboramos algumas questões de pesquisa, sendo elas: ?1) Que focos são adotados nessas pesquisas? 2) Que objetivos costumam ser adotados nestas pesquisas? 3) Que problemas e/ou questões de pesquisa são abordados? 4) Que Aportes Teórico-Conceituais (ATC) são expostos? 5) Que Aportes Teórico-Metodológicos (ATM) são referenciados? 6) Que constatações são apontadas? 7) Que resultados são apresentados nas pesquisas? 8) Que conclusões foram apontadas nestas pesquisas? Para responder essas questões, utilizamos como fonte para a coleta das informações Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado Acadêmico. Como instrumento de coleta dessas informações foram utilizados formulários desenvolvidos pelo grupo de Pesquisa INOVAEDUC. Para as amostras dessa pesquisa o Banco de Teses e Dissertações da CAPES foi utilizado como fonte, inicialmente utilizando os termos de busca ?Experimentação?, ?Experimento? e ?Atividade Experimental?, e posteriormente empregados alguns filtros disponíveis no site para que somente pesquisas relacionadas à Experimentação no Ensino de Física fossem contempladas. Após esta busca, foram encontradas 35 dissertações e 14 teses, contabilizando um total de 49 documentos. Para nos auxiliar no processo de caracterização empregamos as diretrizes primordiais da Teoria Fundamentada (Grounded Theory). A partir disso se constatou que o principal foco das pesquisas é o uso de tecnologias no Ensino de Física e o principal objetivo é investigar a utilização da Experimentação. Também se concluiu que a aprendizagem significativa é o principal aporte teórico presente nas pesquisas e a metodologia de Pesquisa-ação é a principal utilizada nos trabalhos. Sendo assim, pode-se assegurar que, embora haja um número considerável de pesquisas referente a Experimentação no Ensino de Física, ainda há áreas a serem exploradas com grande potencial de desenvolvimento.Abstract: This project seeks to understand the academic-scientific research on the theme of Experimentation in Physics Teaching in the field of postgraduate programs through the analysis of doctoral theses and master's dissertations in all Brazilian territory. This work was guided by the following research problem: \"What are the main elements that characterize the academic-scientific production concerning Experimentation in Physics Teaching in Brazil?\" To help in the resolution of this problem we elaborated some research questions, being them: \"1) What focuses are adopted in these researches? 2) What objectives are usually adopted in these researches? 3) What problems and/or research questions are approached 4) Which Theoretical-Conceptual Contributions are exposed? 5) Which Theoretical-Methodological Contributions are referenced? 6) What aspects are pointed out? 7) What results are presented in the surveys? 8) What conclusions were indicated in these surveys? To answer these questions, we used as a source to collect information Doctoral Theses and Academic Master Dissertations. Forms developed by the INOVAEDUC research group were used as an instrument to collect this information. For the samples of this research, the Database of Theses and Dissertations of CAPES was used as a source, initially using the searching terms \"Experimentation\", \"Experiment\" and \"Experimental Activity\", and later employed some filters available on the site so that only research related to Experimentation in Physics Teaching was contemplated. After this research, 35 dissertations and 14 theses were found, in a total of 49 documents. To help us in the characterization process we employed the primary guidelines of Grounded Theory. From this it was concluded that the main focus of the research is the use of technologies in Physics Teaching and the main objective is to investigate the use of Experimentation. It was also concluded that meaningful learning is the main theoretical support present in the researchers, and that the methodology of Action Research is the main one used in the works. Thus, it can be assured that, although there is a considerable amount of researches regarding Experimentation in Physics Teaching, there are still areas to be explored with great potential of development.Terrazzan, Eduardo AdolfoUniversidade Federal de Santa CatarinaSuman, Maércio Djoni2022-07-04T23:19:08Z2022-07-04T23:19:08Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 p.| il., gráfs.application/pdf376961https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236053porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T23:19:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236053Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-04T23:19:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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