Acolhimento com classificação de risco em unidades de pronto atendimento de Santa Catarina: avaliação donabediana
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220275 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
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Acolhimento com classificação de risco em unidades de pronto atendimento de Santa Catarina: avaliação donabedianaAcolhimentoServiços de saúde de emergênciaEnfermagem em emergênciaPesquisa sobre serviços de saúdeQualidade da assistência à saúdeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.A Política Nacional de Atenção às Urgências prevê a sua organização a partir de oito componentes, destacando as Unidades de Pronto Atendimento, objeto desta pesquisa. Essas unidades são estabelecimentos de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, compondo uma rede de atenção às urgências. O Acolhimento com Classificação de Risco representa uma das intervenções para reorganizar o atendimento dos serviços de urgência. O objetivo geral deste estudo é avaliar o Acolhimento com Classificação de Risco em Unidades de Pronto Atendimento, na perspectiva dos profissionais de saúde. Os objetivos específicos são: identificar as características dos profissionais de saúde participantes do estudo e avaliar o Acolhimento em relação às dimensões donabedianas. Pesquisa avaliativa, descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em Unidades de Pronto Atendimento de Santa Catarina, uma do município de Florianópolis e outra de Itajaí. Participaram 14 enfermeiros e 24 médicos. Aplicou-se um questionário validado, adaptado para Unidade de Pronto Atendimento, desenvolvido com base nos conceitos donabedianos de avaliação em saúde, composto por duas partes: I - dados sociodemográficos dos participantes; e II - dimensões da tríade de avaliação - estrutura, processo e resultado. Essas dimensões possuem 21 itens, medidos por uma escala Likert. Estes dados foram analisados pelo Software Epi Info. Foram calculados os Rankings Médios (nível de satisfação, de 1 a 5) dos itens e a Pontuação Média das dimensões. A Pontuação Média corresponde a representatividade das dimensões, classificada de Ótima à Insuficiente (variando de 7 a 35,0). Dos 38 participantes do estudo, 24 e 14 eram das Unidades de Itajaí e de Florianópolis, respectivamente. A maioria médicos (n= 24), do sexo feminino (n=23), na faixa etária de 30 a 39 anos, casado (n=16), com atuação de 1 a 2 anos nas Unidades. Na dimensão Estrutura os resultados foram distintos. O Ranking médio dos itens conforto do usuário (4,1; 2,2), acolhimento do acompanhante (3,7; 1,9) e sinalização do ambiente (3,2; 2,1) foram mais positivos em Itajaí do que em Florianópolis. Já os itens ambiência acolhedora (3,6; 3,5), privacidade nas consultas (3,9; 3,0) e treinamento periódico (2,1; 1,6), receberam pontuações similares em ambas as Unidades. Na dimensão Processo, com maior Ranking médio, segurança e conforto do usuário (4,8; 4,4), e com menor, discussão sobre o fluxograma (2,0; 1,6). Com maior pontuação na dimensão Resultado está, a priorização dos casos graves (4,2; 4,8) e com menor, humanização do atendimento (2,8; 2,2). Quanto a Estrutura, Itajaí obteve Pontuação média de 23,8, enquanto Florianópolis 17,4. Nas dimensões Processo (24,5; 24,0) e Resultado (21,9; 21,9) as Unidades demonstraram semelhança na Pontuação média. O Acolhimento de Itajaí foi considerado Precário de acordo com a tríade de avaliação, e Florianópolis obteve representatividade Insuficiente na Estrutura e Precária nas outras duas dimensões. Considerando que nenhuma das dimensões avaliada pelos profissionais alcançou pontuação satisfatória, há que se planejar estratégias de enfrentamento dos aspectos negativos da estrutura, processo e resultado do Acolhimento com Classificação de Risco, visando atender os pressupostos da Política Nacional de Atenção às Urgências.Florianópolis, SCNascimento, Eliane Regina Pereira doHermida, Patrícia Madalena VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Maria Eugenia da2021-02-22T19:35:36Z2021-02-22T19:35:36Z2021-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220275info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-02-22T19:35:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220275Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-22T19:35:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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