Responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do Acolhimento com Classificação de Risco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252387 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem. |
id |
UFSC_57a8d1e4d7414a0e32b214f6479db19d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252387 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do Acolhimento com Classificação de RiscoServiços médicos de emergênciaQualidade da assistência à saúdePesquisa sobre serviços de saúdeEnfermagemSatisfação do pacienteTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.A responsividade é uma maneira de avaliar aspectos não-médicos relacionados ao atendimento em saúde. O objetivo geral da pesquisa é avaliar a responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do acolhimento com classificação de risco na perspectiva dos usuários e avaliar se há associação entre as variáveis sociodemográficas e de atendimento com a avaliação da responsividade. Metodologia: trata-se de um estudo correlacional descritivo, de caráter quantitativo. Os dados foram coletados em uma Unidade de Pronto Atendimento no sul do Brasil, com 227 usuários, no período de abril a agosto de 2022, por meio de um instrumento pré-estruturado elaborado e validado. O instrumento contempla 25 questões relacionadas a duas dimensões, o respeito pelas pessoas, no qual avalia-se os domínios de dignidade, comunicação e agilidade, e a dimensão orientação para os clientes que envolve os domínios instalações e suporte social. Cada questão foi avaliada por meio de uma escala Likert de cinco pontos. Considerou-se fraca responsividade as pontuações de 1 ou 2 pontos, ou seja, correspondentes a muito ruim e nunca ou ruim e raramente e boa responsividade de 3 a 4 pontos, sendo boa/bom ou quase sempre e muito boa/bom ou sempre, respectivamente. Os dados foram armazenados no software Epi Info e analisados no SPSS. A análise descritiva contou com média e desvio padrão, utilizando teste t de Student para as variáveis com categorias binárias e ANOVA com post hoc Tukey para as variáveis com três ou mais categorias. Resultados: Os domínios com melhor avaliação da responsividade foram os de instalações (100‡0%), dignidade (98,0‡7,8), comunicação (93,1‡13,8), agilidade (56,0‡27,4) e suporte social (59,6‡47,7), respectivamente. O domínio de instalações possui maior responsividade, principalmente nas questões de conforto nos consultórios, com defasagem apontada na limpeza dos banheiros. O domínio dignidade destacou-se por sua boa responsividade, assim como a comunicação Porém, os domínios de agilidade e suporte social foram apontados com fraca responsividade, fato este que pode relacionar-se com as restrições a presença de acompanhantes na Unidade de Pronto Atendimento, bem como a procura indevida aos serviços de emergência e atendimento por prioridade, colaborando com a demora no atendimento e superlotação destes espaços. Encontrou-se associação com as variáveis faixa etária, etnia, sexo, escolaridade e primeiro atendimento. Os domínios que apresentaram associação são dignidade, comunicação, agilidade e suporte social. Conclusão: A Unidade de Pronto Atendimento do estudo apresentou boa que se refere ao acolhimento, porém necessitando de melhorias nos domínios agilidade e suporte social. Ademais, destaca-se a importância dos estudos de avaliação para identificação de aspectos positivos e negativos dos serviços de saúde e no estabelecimento de estratégias de melhorias nos serviços de saúde.Florianópolis, SC.Nascimento, Eliane Regina Pereira doUniversidade Federal de Santa Catarina.Knoblauch, Maria Vitória de Azeredo2023-12-04T18:09:19Z2023-12-04T18:09:19Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 páginasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252387Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-04T18:09:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252387Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-04T18:09:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do Acolhimento com Classificação de Risco |
title |
Responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do Acolhimento com Classificação de Risco |
spellingShingle |
Responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do Acolhimento com Classificação de Risco Knoblauch, Maria Vitória de Azeredo Serviços médicos de emergência Qualidade da assistência à saúde Pesquisa sobre serviços de saúde Enfermagem Satisfação do paciente |
title_short |
Responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do Acolhimento com Classificação de Risco |
title_full |
Responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do Acolhimento com Classificação de Risco |
title_fullStr |
Responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do Acolhimento com Classificação de Risco |
title_full_unstemmed |
Responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do Acolhimento com Classificação de Risco |
title_sort |
Responsividade de uma Unidade de Pronto Atendimento acerca do Acolhimento com Classificação de Risco |
author |
Knoblauch, Maria Vitória de Azeredo |
author_facet |
Knoblauch, Maria Vitória de Azeredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Eliane Regina Pereira do Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knoblauch, Maria Vitória de Azeredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços médicos de emergência Qualidade da assistência à saúde Pesquisa sobre serviços de saúde Enfermagem Satisfação do paciente |
topic |
Serviços médicos de emergência Qualidade da assistência à saúde Pesquisa sobre serviços de saúde Enfermagem Satisfação do paciente |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-04T18:09:19Z 2023-12-04T18:09:19Z 2023-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252387 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
63 páginas application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652224598900736 |