O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188281 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relevância do afeto na educação de estudantes adolescentes surdos e surdas, visando promover uma educação integral e inclusiva no espaço escolar. Para tanto, a metodologia tem uma abordagem qualitativa, tendo por método a pesquisa de campo, com aplicação de questionários. Os participantes foram estudantes surdos (surdas) e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, da cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia. O apoio teórico baseou-se em diversos autores, entre os quais, Boff, Vygotsky, Leis e Decretos. O trabalho está estruturado em três capítulos, constando no primeiro os referenciais teóricos, no segundo os procedimentos da pesquisa de campo e terceiro, análises e discussão dos dados. Portanto, constatou-se que não há uma interação entre o professorado e estudantes no contexto escolar, devido à falta de comunicação entre ambos. A interação não é percebida em sua plenitude, pois a Língua Brasileira de Sinais não é utilizada pelo professorado, comprometendo a relação entre docente e estudante. Mas, apesar da falta de comunicação entre docente e estudantes, constatou-se que o afeto tem contribuído na minimização dessa barreira, permitindo haver uma interação afetiva e promovendo nos estudantes a autoestima e a motivação na aprendizagem. |
id |
UFSC_d865b5c8c04b26cb59a050ed7f5ef705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188281 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolarAdolescênciaSurdezAfetoInclusãoAprendizagemA presente pesquisa tem por objetivo investigar a relevância do afeto na educação de estudantes adolescentes surdos e surdas, visando promover uma educação integral e inclusiva no espaço escolar. Para tanto, a metodologia tem uma abordagem qualitativa, tendo por método a pesquisa de campo, com aplicação de questionários. Os participantes foram estudantes surdos (surdas) e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, da cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia. O apoio teórico baseou-se em diversos autores, entre os quais, Boff, Vygotsky, Leis e Decretos. O trabalho está estruturado em três capítulos, constando no primeiro os referenciais teóricos, no segundo os procedimentos da pesquisa de campo e terceiro, análises e discussão dos dados. Portanto, constatou-se que não há uma interação entre o professorado e estudantes no contexto escolar, devido à falta de comunicação entre ambos. A interação não é percebida em sua plenitude, pois a Língua Brasileira de Sinais não é utilizada pelo professorado, comprometendo a relação entre docente e estudante. Mas, apesar da falta de comunicação entre docente e estudantes, constatou-se que o afeto tem contribuído na minimização dessa barreira, permitindo haver uma interação afetiva e promovendo nos estudantes a autoestima e a motivação na aprendizagem.EST2018-07-15T23:45:18Z2018-07-15T23:45:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANCO, Elisângela de Carvalho. O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teologia). Escola Superior de Teologia. 2013. Orientadora: Dra. Laura Franch Schmidt da Silvahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188281FRANCO, Elisângela de Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-15T23:45:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188281Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-15T23:45:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar |
title |
O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar |
spellingShingle |
O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar FRANCO, Elisângela de Carvalho Adolescência Surdez Afeto Inclusão Aprendizagem |
title_short |
O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar |
title_full |
O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar |
title_fullStr |
O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar |
title_sort |
O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar |
author |
FRANCO, Elisângela de Carvalho |
author_facet |
FRANCO, Elisângela de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANCO, Elisângela de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Surdez Afeto Inclusão Aprendizagem |
topic |
Adolescência Surdez Afeto Inclusão Aprendizagem |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relevância do afeto na educação de estudantes adolescentes surdos e surdas, visando promover uma educação integral e inclusiva no espaço escolar. Para tanto, a metodologia tem uma abordagem qualitativa, tendo por método a pesquisa de campo, com aplicação de questionários. Os participantes foram estudantes surdos (surdas) e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, da cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia. O apoio teórico baseou-se em diversos autores, entre os quais, Boff, Vygotsky, Leis e Decretos. O trabalho está estruturado em três capítulos, constando no primeiro os referenciais teóricos, no segundo os procedimentos da pesquisa de campo e terceiro, análises e discussão dos dados. Portanto, constatou-se que não há uma interação entre o professorado e estudantes no contexto escolar, devido à falta de comunicação entre ambos. A interação não é percebida em sua plenitude, pois a Língua Brasileira de Sinais não é utilizada pelo professorado, comprometendo a relação entre docente e estudante. Mas, apesar da falta de comunicação entre docente e estudantes, constatou-se que o afeto tem contribuído na minimização dessa barreira, permitindo haver uma interação afetiva e promovendo nos estudantes a autoestima e a motivação na aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2018-07-15T23:45:18Z 2018-07-15T23:45:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANCO, Elisângela de Carvalho. O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teologia). Escola Superior de Teologia. 2013. Orientadora: Dra. Laura Franch Schmidt da Silva https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188281 |
identifier_str_mv |
FRANCO, Elisângela de Carvalho. O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teologia). Escola Superior de Teologia. 2013. Orientadora: Dra. Laura Franch Schmidt da Silva |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EST |
publisher.none.fl_str_mv |
EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652363787927552 |