Aplicação do método de Análise de Árvore de Falhas em item crítico dos motores de tração de locomotivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Glauber Sterdi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187969
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.
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spelling Aplicação do método de Análise de Árvore de Falhas em item crítico dos motores de tração de locomotivasMotor de traçãoAnálise de Árvore de FalhaConfiabilidadePinhãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.O setor ferroviário, como as outras áreas da indústria brasileira, está em constante busca pelo aumento da eficiência dos seus ativos. Para isso, surge a necessidade de implementação de ferramentas que auxiliam na identificação e prevenção de falhas. Segundo os dados fornecido por uma operadora ferroviária, o item que apresenta maior número de falhas nas locomotivas é o motor de tração. Este elevado número de ocorrências se deve as condições de operação que este item está sujeito, e pode causar problemas na operação das empresas do setor, consumindo um alto volume de recursos e de capital. Com isso, surge a necessidade de um estudo visando prevenir estas ocorrências. Este trabalho propõe uma análise destes motores, baseado nos dados de falhas ocorridas no período de 2009 a 2016 fornecidos por uma operadora ferroviária, visando encontrar o item dos motores de tração que apresentou o maior número de falhas para a aplicação da metodologia de Análise de Árvore de Falhas, com o intuito de encontrar suas causas raízes e propor possíveis propostas de soluções para estas. Após as análises, foi detectado que o item dos motores de tração que apresentou maior número de falhas no período estudado foi o pinhão e sua principal causa raiz está relacionada a erros de mão de obra tanto na instalação como na recuperação do componente. Assim, foram propostas possíveis soluções para que este problema seja reduzido.The rail sector, like other areas of Brazilian industry, is in constant search for increased efficiency of its assets. For this, the need arises to implement tools that help in the identification and prevention of failures. According to the data provided by a railway operator, the item that has the highest number of failed in locomotives is the traction motor. This high number of occurrences is due to the operating conditions that this item is subject, and can cause problems in the operation of the companies of the sector, consuming a high volume of resources and capital. With this, the need arises for a study to prevent these occurrences. This work proposes an analysis of these engines, based on the data of failures occurred in the period from 2009 to 2016 provided by a railway operator, aiming to find the item of traction motors that presented the highest number of failures for the application of Fault Tree Analysis methodology, with the intention of find its root causes and to propose possible solutions to them. After the analysis, it was detected that the item of the motors of traction that presented highest number of failures in the period studied was the pinion and its main root cause is related to manpower errors both in installation as the component recovery. Thus, possible solutions have been proposed to reduce this problem.Joinville, SCScalice, Régis KovacsUniversidade Federal de Santa CatarinaLuiz, Glauber Sterdi2018-07-10T14:26:02Z2018-07-10T14:26:02Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187969porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T14:26:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-10T14:26:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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